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Página 5 |
Boletim da Biblioteca
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Falámos com...
Henrique Oliveira,
professor do
Departamento de Língua Portuguesa e
Clássicas |
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O professor Henrique é já uma
presença habitual na Biblioteca "Histórica". Apesar
de estar aposentado, encontramo-lo à secretária a
trabalhar afincadamente.
O que o liga a este espaço e à
Escola a que ele pertence? O que representa, para
si, a Biblioteca?
Foi no espaço educativo que viria a
chamar-se Secundária José Estêvão, quando «Liceu de
Aveiro» deixou de ser a designação oficial, que
efectuei o meu estágio em 1974. Aqui, estive ligado,
durante dois anos, aos estágios pedagógicos: no
primeiro, como estagiário; no segundo, como
orientador de Português do estágio de Clássicas. No
meu terceiro ano de ensino na cidade de Aveiro, onde
tenho parte das minhas raízes, fui-me efectivar
naquela que é actualmente a Secundária Homem Cristo.
Ali permaneci até 1995, voltando, no seguinte, a
esta que foi a minha primeira «casa» e onde exerci
até 2006. Logo, estou afectivamente ligado não
apenas à Biblioteca, mas a todo o espaço onde ela
está inserida e onde passei uma grande parte da
minha vida útil, enquanto elemento integrado e ao
serviço de uma comunidade. [...]
No momento actual, a Biblioteca da
Escola Secundária José Estêvão é uma mais valia para
a nossa comunidade, tal como todas as bibliotecas
existentes na nossa cidade. Mas neste momento, à
semelhança do que acontece também noutras escolas, a
Biblioteca é um espaço com diversas possibilidades e
atractivos para todos nós. Neste momento, a
Biblioteca não é mais aquele espaço do passado,
aquele espaço em parte representado pela parte
histórica, onde geralmente os «cotas», os mais
velhos, e os professores costumam passar uma parte
do tempo. Neste momento, a Biblioteca é um espaço
onde as novas tecnologias estão presentes, onde
jovens e adultos podem encontrar outros suportes de
informação, onde podem ouvir ou ver aquilo de que
precisam, quer como fonte de trabalho, quer como
fonte de lazer. É que a escola foi enriquecida com
um novo espaço. Além da parte histórica, existe a
parte moderna, constituída por três sectores: a
parte para trabalho dos responsáveis pela
Biblioteca, o sector para acesso à Internet por
parte dos alunos e o amplo e agradável espaço da
nova biblioteca, onde os alunos podem estudar ou
consultar as obras impressas de que precisam, bem
como aceder aos suportes de informação digital. E
também ocupar alguns momentos de lazer, ouvindo a
música de que gostam ou vendo um bom filme, dos
muitos à disposição dos frequentadores da
biblioteca. |
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Que trabalhos aqui tem
desenvolvido?
Os trabalhos que tenho vindo a
desenvolver podem repartir-se por duas áreas
distintas: a primeira, consiste em colocar as minhas
competências, na área das novas tecnologias, ao
serviço da Biblioteca e também dos colegas que
solicitam o meu apoio; a segunda, ultrapassa o
âmbito da biblioteca e da escola, porque abrange um
projecto aberto a toda a comunidade, aproveitando as
enormes potencialidades das novas tecnologias.
[...] |
Com a Biblioteca nova em pleno
funcionamento, comecei por reconverter para DVD
todos os filmes originais existentes em VHS no
arquivo da sala de audiovisuais. E a Escola tem
permitido que os professores e pessoas da comunidade
reconvertam gratuitamente de VHS para DVD os filmes
originais que possuam, desde que o filme ainda não
exista em formato digital na Biblioteca. [...] Neste
momento, penso ter já recuperado para a nossa
biblioteca cerca de duzentos filmes. [...] O outro
grande e importante contributo para a nossa
comunidade é a manutenção e desenvolvimento do
projecto colectivo que é o espaço «Aveiro e
Cultura». Isto só é possível graças ao apoio não só
da Escola, mas sobretudo das nossas entidades
educativas. Enquanto se mantiver o importantíssimo
projecto que é o Prof2000, indispensável nos tempos
modernos se quisermos que as novas tecnologias sejam
devidamente aproveitadas nas nossas escolas, as
páginas colectivas continuarão a ser mantidas. [...]
As novas tecnologias, de que é um
utilizador activo e actualizado, fazem, cada vez
mais, parte da nossa vida e da vida escolar.
Considera que a sua utilização sistemática, por
alunos e professores, se sobrepõe às funcionalidades
atribuídas às bibliotecas escolares?
As novas tecnologias nunca poderão
substituir os suportes tradicionais de informação.
As novas
tecnologias >>>
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