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Boletim da Biblioteca    

Falámos com...

   Henrique Oliveira,

professor do Departamento de Língua Portuguesa e Clássicas

O professor Henrique é já uma presença habitual na Biblioteca "Histórica". Apesar de estar aposentado, encontramo-lo à secretária a trabalhar afincadamente.

 

O que o liga a este espaço e à Escola a que ele pertence? O que representa, para si, a Biblioteca?

Foi no espaço educativo que viria a chamar-se Secundária José Estêvão, quando «Liceu de Aveiro» deixou de ser a designação oficial, que efectuei o meu estágio em 1974. Aqui, estive ligado, durante dois anos, aos estágios pedagógicos: no primeiro, como estagiário; no segundo, como orientador de Português do estágio de Clássicas. No meu terceiro ano de ensino na cidade de Aveiro, onde tenho parte das minhas raízes, fui-me efectivar naquela que é actualmente a Secundária Homem Cristo. Ali permaneci até 1995, voltando, no seguinte, a esta que foi a minha primeira «casa» e onde exerci até 2006. Logo, estou afectivamente ligado não apenas à Biblioteca, mas a todo o espaço onde ela está inserida e onde passei uma grande parte da minha vida útil, enquanto elemento integrado e ao serviço de uma comunidade. [...]

No momento actual, a Biblioteca da Escola Secundária José Estêvão é uma mais valia para a nossa comunidade, tal como todas as bibliotecas existentes na nossa cidade. Mas neste momento, à semelhança do que acontece também noutras escolas, a Biblioteca é um espaço com diversas possibilidades e atractivos para todos nós. Neste momento, a Biblioteca não é mais aquele espaço do passado, aquele espaço em parte representado pela parte histórica, onde geralmente os «cotas», os mais velhos, e os professores costumam passar uma parte do tempo. Neste momento, a Biblioteca é um espaço onde as novas tecnologias estão presentes, onde jovens e adultos podem encontrar outros suportes de informação, onde podem ouvir ou ver aquilo de que precisam, quer como fonte de trabalho, quer como fonte de lazer. É que a escola foi enriquecida com um novo espaço. Além da parte histórica, existe a parte moderna, constituída por três sectores: a parte para trabalho dos responsáveis pela Biblioteca, o sector para acesso à Internet por parte dos alunos e o amplo e agradável espaço da nova biblioteca, onde os alunos podem estudar ou consultar as obras impressas de que precisam, bem como aceder aos suportes de informação digital. E também ocupar alguns momentos de lazer, ouvindo a música de que gostam ou vendo um bom filme, dos muitos à disposição dos frequentadores da biblioteca.

 

Que trabalhos aqui tem desenvolvido?

 

Os trabalhos que tenho vindo a desenvolver podem repartir-se por duas áreas distintas: a primeira, consiste em colocar as minhas competências, na área das novas tecnologias, ao serviço da Biblioteca e também dos colegas que solicitam o meu apoio; a segunda, ultrapassa o âmbito da biblioteca e da escola, porque abrange um projecto aberto a toda a comunidade, aproveitando as enormes potencialidades das novas tecnologias.  [...]

Com a Biblioteca nova em pleno funcionamento, comecei por reconverter para DVD todos os filmes originais existentes em VHS no arquivo da sala de audiovisuais. E a Escola tem permitido que os professores e pessoas da comunidade reconvertam gratuitamente de VHS para DVD os filmes originais que possuam, desde que o filme ainda não exista em formato digital na Biblioteca. [...] Neste momento, penso ter já recuperado para a nossa biblioteca cerca de duzentos filmes. [...] O outro grande e importante contributo para a nossa comunidade é a manutenção e desenvolvimento do projecto colectivo que é o espaço «Aveiro e Cultura». Isto só é possível graças ao apoio não só da Escola, mas sobretudo das nossas entidades educativas. Enquanto se mantiver o importantíssimo projecto que é o Prof2000, indispensável nos tempos modernos se quisermos que as novas tecnologias sejam devidamente aproveitadas nas nossas escolas, as páginas colectivas continuarão a ser mantidas. [...]

 

As novas tecnologias, de que é um utilizador activo e actualizado, fazem, cada vez mais, parte da nossa vida e da vida escolar. Considera que a sua utilização sistemática, por alunos e professores, se sobrepõe às funcionalidades atribuídas às bibliotecas escolares?

As novas tecnologias nunca poderão substituir os suportes tradicionais de informação. As novas tecnologias  >>>
 

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