Acesso à hierarquia superior.

"Patrimónios" – n.º 2, Março 2002, Ano XXIII, 2ª série, 160 páginas.


NOTÍCIAS DAS ACTIVIDADES DA ADERAV

A Direcção da ADERAV tem reunido com frequência, praticamente todas as sextas-feiras, na sede situada no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, 4.º piso, sala 4, das 18.00 às 20.00 horas.

A convite da Câmara Municipal de Aveiro, na pessoa do seu Vereador do Pelouro da Cultura, Jaime Simões Borges, integrámos o Conselho Consultivo do Património Edificado, que reúne mensalmente, através nos nossos Presidente e Vice-Presidente, respectivamente Dr. Delfim Bismarck e Arqt.º Sérgio Azeredo. A convite do actual executivo, na pessoa do Vereador do Pelouro da Cultura, Dr. Manuel Rodrigues, continuamos a integrar o mesmo Conselho Consultivo.

7 de Maio – No seguimento da solicitação de um parecer por parte do Ministério do Equipamento e da Luso Scut, efectuámos uma reunião com a QUERCUS, analisando as diferentes alternativas para o traçado da IC 1, em que esteve presente o nosso Vice-Presidente Dr. Luís Souto. Conc1uimos que, a melhor alternativa em termos ambientais seria a alternativa a nascente.

14 de Maio – Solicitamos à Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha uma reunião, com carácter de urgência, sobre o centro histórico de Angeja, no seguimento da apresentação de uma proposta de intervenção por parte daquela edilidade de um projecto que desvirtuaria completamente aquele centro. Esse projecto não só fazia desaparecer vários aspectos da memória colectiva angejense, como deslocava o Pelourinho (que é Monumento Nacional) de local, como também o centenário fontanário da praça., para além de exigir o abate de grande parte das árvores que envolvem a referida praça. Até à presente data não obtivemos qualquer resposta.

18 de Maio – Participamos no encontro "Aveiro – Azulejaria de Fachada", que decorreu no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, aceitando o convite para moderar um painel, no qual participou o nosso Presidente fundador, Dr. Amaro Neves. Participamos, ainda, na exposição e venda de publicações sobre a cidade de Aveiro e a sua arte, ao disponibilizarmos todas as nossas publicações para o efeito.

26 de Maio a 3 de Junho – A convite da Câmara Municipal de Aveiro, participamos na Feira do Livro da cidade, expondo e vendendo as nossas publicações no stand da Biblioteca Municipal de Aveiro.
/ 156 /
18 de Junho – Solicitámos ao IPPAR, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores com dezenas de imóveis das mais diversas épocas e estilos, a classificação como Imóveis de Interesse Público, dos seguintes imóveis:
 
  Casa da Fonte - Séc. XVIII - Albergaria-a-Velha   Troço de calçada romana - Séc. I - Branca  
 

Casa da Fonte - Séc. XVIII - Albergaria-a-Velha

 

Troço de calçada romana - Séc. I - Branca

 
         
  Quinta das Relvas - Séc. XVIII - Branca   Quinta do Outeiro - Séc. XIX - Branca  
  Quinta das Relvas - Séc. XVIII - Branca   Quinta do Outeiro - Séc. XIX - Branca  

/ 158 /
20 de Julho – Organizámos um recital de música sacra, com a participação grupo Ançã-Ble, que decorreu na Igreja Paroquial de Nossa Senhora das Neves, em Angeja. Para o efeito, publicámos um desdobrável sobre a história e a arte daquela notável igreja, apoiado pela Junta de Freguesia de Angeja e pelo balcão local do Banco Português de Negócios.

15 a 25 de Agosto – A convite da Câmara Municipal da Murtosa, participámos na Feira do Livro realizada na praia da Torreira, expondo e vendendo as nossas publicações.

20 e 21 de Setembro – Participámos nos Cursos da Arrábida, organizados pela Fundação Oriente e pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, "1890-1914 As décadas prodigiosas – Arte Nova em Portugal e na Europa", a convite da Coordenadora dos mesmos cursos, Mestre Maria João Femandes, ex-Presidente da ADERAV.

Na sequência destes cursos, estivemos presentes nos encontro sobre Arte-Nova realizados em Aveiro nos dias 22 e 23 do mesmo mês, que contaram com a presença de alguns dos melhores especialistas europeus de Arte-Nova, como: Jean-Paul Bouillion, Professor na Universidade Blaise Pascal (Clemont II); Françoise Aubry, Investigadora no Museu Horta de Bruzelas; François Loyer, Director do centro de Altos Estudos de Chaillot; Lieven De Cauter, Professor na Universidade Católica de Lovaina, para além do escritor Eduardo Lourenço, Professor na Univeridade de Nice, entre outros.

/ 159 /
22 de Setembro – A convite da Câmara Municipal de Aveiro, participámos na programação do "Dia Europeu sem Carros", através da organização, em conjunto com a Associação de Atletismo de Aveiro, de dois percursos pedonais: "Arte-Nova" e "Muralhas de Aveiro".

25 de Fevereiro – Em colaboração com a Câmara Municipal da Murtosa, realizámos no Salão Nobre dos Paços daquele concelho, uma palestra proferida pela Dr. Rosa Pinho, do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, sobre o tema "O Ambiente e a Ria de Aveiro" destinado aos alunos dos 5.º 6.º e 7.º anos das escolas EB 2/3 Padre António Morais da Fonseca e Escola Integrada da Torreira.

Colocámos as nossas publicações à venda nas seguintes livrarias: Livraria Municipal de Aveiro, Editorial Notícias (Centro Comercial Forum), Editorial Notícias (Centro Comercial das Glicínias) e Livraria Papelaria Papyrus, em Estarreja.

Tomámos posição pública, através de jornais e rádio, em relação a diversos temas, dos quais destacamos: Edifício Severim Duarte, traçado do IC 1, Teatro Aveirense, diverso património artístico do distrito cuja classificação foi pedida ao IPPAR, entre outros.


Aquisição de boletins

Página anterior   Página inicial   Página seguinte