índice do almanaque
 
ALENTEJO EM DEBATES

 

Isabel de Carvalho

 

Escrever ou falar sobre eventos alentejanos de objectivos concretos é, neste momento, dar de frente com o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) e, sem dúvida, deparar com a professora Ana Paula Figueira, coordenadora de duas iniciativas que, sem preconceito, adjectivo de importantes para a região: o projecto “em.cantos” a decorrer até Julho de 2010; e as “Conversas tertulianas”, que cumpriram o seu ciclo e proporcionaram, na minha perspectiva, a raiz madura para a concepção da nova realização, cuja primeira sessão foi concretizada dia 4 de Setembro, na Cuba.

A ideia estruturante do projecto “em.cantos”, conforme as palavras de Ana Paula Figueira, com quem estive à conversa, “nasceu de forma simples”. E, abreviando os antecedentes, direi apenas que decorriam ainda as “Conversas tertulianas” e já havia quem incentivasse a coordenadora a prosseguir.

No entanto, se a primeira iniciativa estava muito centralizada na cidade de Beja, o novo projecto, conforme a sua mentora, “merecia expandir-se” até ao concelho… ao distrito… à região… e, eventualmente, na minha óptica, ao País.

O desafio devia, então, “consumar-se”, mas em moldes diferentes dos do seu predecessor. Isto é, pelo menos, o que depreendo das palavras de Ana Paula Figueira, que sublinha a importância de debater “temas de interesse concelhio e regional, em locais pouco utilizados para tal efeito e até pouco divulgados, como é o caso de algum património histórico edificado (igrejas, museus, ruínas, etc.).

Ora, foi tomando por base esta premissa que nasceu o nome genérico “em.cantos” ou seja, “em diversos cantos”.

Para Ana Paula Figueira, coordenadora da iniciativa, começava aqui a busca de parceiros, pois este projecto só assumiria o seu amplo objectivo se “integrador e conjunto”; se primasse pelo envolvimento de todos; se fosse um contributo para a “preservação e valorização do património histórico e cultural”; se tornasse visíveis as “potencialidades de uma zona do País, particularmente, desfavorecida e carenciada”.

A procura e o desdobramento de contactos cedo deram frutos. O resultado foi o envolvimento de muitos, consubstanciado numa efectiva parceria entre 14 concelhos do Distrito, o Governo Civil, o próprio IPBeja, vários órgãos de comunicação regionais, associações e cidadãos despertos para as características da vasta área territorial que ocupam e para a riqueza dos seus recursos. Mas também, como refere a coordenadora: “…para a necessidade de projectos de desenvolvimento, que ajudem a inverter a desertificação e o abandono das terras… ou estimulem o investimento na agricultura, na indústria e no turismo”.

“Encantos do cante alentejano”

A primeira sessão de “em.cantos” decorreu no dia 4 de Setembro, em Cuba e foi dedicada aos “Encantos do cante alentejano”.

O espaço escolhido para a sua concretização foi a Igreja do Carmo, onde numa das paredes laterais é possível ver um “retábulo fingido”, como se explicou na altura, que integra na sua composição um enorme São Cristóvão, que transporta às costas o Menino, pequeno e rolicinho, sem dúvida, a necessitar de intervenção reconstrutiva urgente.

Na sessão, como intervenientes e participantes estiveram, entre os populares que esgotaram a lotação da igreja, Francisco Manso (produtor e realizador de cinema, autor do documentário “Canto a vozes”), Paulo Lima (antropólogo); padre António Cartageno (responsável pela recolha e recuperação do canto popular religioso do Baixo Alentejo), Janita Salomé (cantor e compositor), José Francisco Colaço Guerreiro (dirigente e responsável da Cortiçol-Cooperativa e Observatório do Cante); Pedro Mestre (animador e construtor de instrumentos tradicionais alentejanos e, recentemente, envolvido no projecto piloto “Cante Alentejano nas Escolas”); Joaquim Soares (director da MODAAssociação do Cante Alentejano); António Duro (artista plástico, conhecido pela forma humorística como retrata o cante alentejano e a forma do cantar).

Feitas as apresentações, a moderadora deu início ao debate que, nas suas palavras, visava “enfatizar o presente e o futuro” desta tradição identitária. E, com isto, digo eu, contornar pela positiva a questão da origem ou origens do cante alentejano. Este, um aspecto que do ponto de vista do mero observador permitiu, sem ser de forma conclusiva, avaliar problemas do presente e projectar, para mais adiante, novos caminhos. A proposta foi inteligente, pois debater esta forma de cantar, quase sempre redunda na exposição de diferentes teses sobre as suas origens, que, em boa verdade, apontam caminhos de estudo, susceptíveis de aprofundamento, mas que, até ao momento, olhadas individualmente não contêm a explicação, mas antes uma panóplia de explicações que carecem de comprovativos documentais.

Seja como for, não posso deixar de me perguntar se será mais importante encontrar o momento originário do cante, que aprofundar caminhos para a sua projecção no futuro?

A resposta cabal para isso, confesso, ainda não a adquiri. Creio, no entanto, ter deparado com ideias pertinentes sobre o muito que se poderá fazer para projectar dignamente o cante alentejano no futuro, nomeadamente, nas intervenções de Pedro Mestre, que partilhou as suas vivências e a sua experiência junto das crianças, que têm aderido de forma entusiástica ao projecto piloto “Cante Alentejano nas Escolas”.

Pedro Mestre falou ainda da “importância dos avós” na transmissão do gosto por esta tradição, um aspecto que diz: “Não está a acontecer”.

Na sua intervenção, José Francisco Colaço Guerreiro considerou “premente debater o cante alentejano” e sublinhou, que a “proliferação de grupos corais pode iludir a realidade tanto em termos da qualidade mas também da vitalidade do cante alentejano”.

Na sua perspectiva há que “encarar o cante como um património vivo; como algo que ainda não está só na memória”, pois como realçou: “O cante ainda faz parte do dia-a-dia das pessoas de forma natural e espontânea”. Assim, segundo este responsável do Observatório do Cante, “para que os grupos se renovem é necessário alargar a experiência que se está a fazer em Almodôvar, que passa pela introdução do ensino do cante nas escolas.

É de pequenino que se cria empatia com o cante alentejano e o Pedro Mestre que começou nos Carapinhas, um grupo infantil de Castro Verde é disso exemplo”.

Da intervenção do cantor e compositor, Janita Salomé quero relevar nestas páginas, à laia de conclusão, a citação que retirou da obra “Missão Cumprida”, padre Marvão, Beringel, 1988, onde se lê: «(…) O Alentejo precisava de abrir as suas portas à aventura, sair de si mesmo, ouvir outros cantes, outras vozes, sem deixar os seus, já se vê. Pegá-los à terra outra vez? Não será fácil. Só com um Alentejo arejado, aberto para a vida. E ele há-de surgir. Mas não tenhamos dúvidas: o Alentejo de outros tempos envelheceu, como tudo, e morreu. Ressuscitá-lo outra vez seria pura ilusão. Que as virtudes dos nossos antepassados, toda a sua gloriosa tradição seja vivida e cantada ainda, no seu lindo cantochão, estamos de acordo. Mas tenho para mim que até ele, o seu majestoso e misterioso canto, evoluirá embora dentro dos moldes que o identificam com a nossa índole e a nossa história (…)».

Deixemos então o cante e avancemos.

Ora, bem, por imperativos de publicação deste almanaque, neste preciso momento em que vos dou conta de tão importante e incontornável iniciativa termina a segunda sessão de “em.cantos”, esta já em Almodôvar, onde a actualidade se impôs.

O local escolhido foi o Convento da Senhora da Conceição que viu debater o tema “O Parque Eólico de Almodôvar: Repercussões Sociais, Económicas e Expectativas de Futuro”.

Na base da escolha, entre outros aspectos, estiveram factos inegáveis, como a existência de nove parques de energias “limpas” no distrito de Beja ou a instalação da maior central fotovoltaica do mundo na Amareleja.

Em Alvito, no seu Castelo, as atenções recaíram no património histórico edificado. Aí, os presentes, partindo dos seus saberes, defenderam estes vestígios de outros tempos, estas memórias resistentes, estes exemplos ainda reais do caldeirão de culturas que fomos no passado e que desejamos preservar para o futuro.

O tema “Fronteira e Território: Desafios e Riscos” é obviamente aquele que, ninguém duvida, se adequa a Barrancos.

A sua proximidade com o povo de Encinasola, em Espanha, com quem reconhecidamente tem fortes ligações culturais, conduz à reflexão e lança o desafio para a compreensão das particularidades da zona raiana. Este será apenas um passo de muitos mais. O fenómeno requer estudo e poderá contribuir para encontrar e aprofundar trajectórias ou projectos de desenvolvimento e, claro, de combate ao isolamento.

Aqui, poderei dizer que encerram os debates de 2009, mas em Janeiro de 2010, eles estão de volta.

Debates até 2010

Logo no dia 29… em Castro Verde, o fim de tarde será dedicado ao tema “A Conservação da Biodiversidade: Oportunidades e Constrangimentos para uma Gestão Sustentável do Território”. Este, um “em.cantos” de grande pertinência, sobretudo, quando já ninguém põe em causa a pressão humana como a maior ameaça para as espécies e os ecossistemas.

Isto é, para a biodiversidade. E, neste quadro, não tenhamos ilusões, a nossa vida depende da diversidade biológica.

É, por isso urgente que cada comunidade, cada país, encontre os mecanismos adequados à conservação e à utilização racional da diversidade biológica, um património de toda a humanidade.

Agir de forma sustentada será, então, uma mais valia para o ser humano e para o desenvolvimento das sociedades.

Na mesma linha de preocupações iremos encontrar o debate agendado para 26 de Fevereiro, em Aljustrel, sobre “Gestão e Exploração Sustentada dos Recursos Geológicos: Passado, Presente e Futuro das Minas de Aljustrel”.

Uma vez mais, o que aqui está em causa, ou se se quiser, o que daqui se extrai é a necessidade de conceber uma estratégia de desenvolvimento do sector, que seja equilibrada, racional e sustentável.

Ferreira do Alentejo, no dia 26 de Março, acolherá a sessão dedicada à “Modernidade e Empreendedorismo: os Casos da Herdade do Vale da Rosa e da Quinta de S. Vicente”, o mote para falar, entre outras matérias, de novas tecnologias e competitividade.

O “Rio Guadiana: Um Recurso Natural Estratégico” tem conversa marcada para 30 de Abril, em Mértola. O seu peso social, económico e patrimonial em ambas as margens justifica aqui as preocupações e as reflexões de quem defende que o Guadiana carece de ser verdadeiramente gerido como um recurso partilhado por espanhóis e portugueses.

Afinal as acções de uns e outros têm repercussões e impactos.

O debate “A Valorização dos Produtos Regionais: o Caso da Carne de Porco Alentejano” tem realização no dia 14 de Maio, em Ourique.

Não é novidade para ninguém que, durante décadas, os produtos agrícolas e agro-alimentares locais e tradicionais foram esquecidos e desvalorizados e que, ao invés, em pouco anos, adquiriram elevado interesse, assumindo mesmo um papel relevante no desenvolvimento de muitas zonas rurais, designadamente, nas mais fragilizadas ou desfavorecidas. O prestígio do porco preto alentejano granjeado além fronteiras é disso um bom exemplo.

Moura, no dia 28 de Maio, receberá o “em.cantos” dedicado ao “Marketing das Cidades ou a Afirmação do Local no Global”.

A este propósito depreendo, obviamente, interpretando as palavras de Ana Paula Figueira, que na base desta reflexão estará a necessidade de potenciar e projectar no global as actividades locais e regionais de forma a que cada comunidade obtenha o máximo de benefícios económicos e sociais, sem abdicar das suas especificidades, da sua identidade.

Para Odemira (11 de Julho), o Alentejo dos contrastes tem encontro marcado.

O tema “Um Alentejo de Gentes de Mar e Terra: a Sua Promoção e Valorização Turísticas” levará à colação as diferenças desta vasta região, bem como, as suas reais potencialidades.

“A Gastronomia Alentejana: a Sua Promoção e Valorização Turísticas” encantará os convidados e o público no dia 25 de Junho, em Serpa.

A discussão não andará longe do vasto património gastronómico do Alentejo e abrirá, certamente, o apetite para, por exemplo, umas migas ou um ensopadinho de borrego e, porque não, que já será tempo dele, para um gaspacho, tudo regado com bom vinho.

E, para finalizar, um docinho conventual, cujo cardápio é vasto e faz crescer água na boca e, quem sabe, de parceria com o café, um licor de poejo.

Na Vidigueira, a 9 de Julho, “A Trilogia Mediterrânica: o Pão, o Azeite e o Vinho”, três pilares da actividade e da alimentação alentejana e portuguesa de reconhecidas propriedades.

Nesta altura, já estará em preparação a última sessão de “em.cantos” agendada para 23 de Julho, em Beja, onde se desconstruirá o princípio da “interioridade do interior”. E, desconstruirá porque a urgência de encontrar caminhos levará para o debate ideias e perspectivas de “combate”.

O intuito é projectar a reconstrução do interior, destruindo a interioridade, através de estratégias de inclusão e mobilização, seja dos indivíduos seja das comunidades.

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