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Os poetas e a natureza

Luís Serrano

 

12. ALEXANDRE HERCULANO (1810-1877)

 

De Herculano é bem conhecida a Harpa do Crente.

Em A Voz (Herculano,1987: 41-43), começa por elogiar a natureza

 

                                                É tão suave ess'hora,

                                                Em que nos foge o dia,

                                                E em que suscita a lua

                                                Das ondas a ardentia,

                                                            [...]

                                                Ali folga o poeta

                                                Nos desvarios seus,

                                                E nessa paz que o cerca

                                                Bendiz a mão de Deus.

 

para depois introduzir a adversativa condicionante:

 

                                                Mas despregou seu grito

                                                A alcíone gemente,

                                                E nuvem pequenina

                                                Ergueu-se no ocidente:

                                                            [...]

                                                Turba-se o vasto oceano,

                                                Com hórrido clamor;

                                                Dos vagalhões nas ribas

                                                Expira o vão furor

 

                                                E do poeta a fronte

                                                Cobriu véu de tristeza;

                                                Calou, à luz do raio,

                                                Seu hino á natureza.

 

A contradição está desencadeada e o poeta só vê uma solução, confiar em Deus:

 

                                                Se ergueste a Deus um hino

                                                Em dias de amargura;

                                                Se te amostraste grato

                                                Nos dias de ventura,

 

                                                Seu nome não maldigas

                                                Quando se turba o mar:

                                                No Deus, que é pai, confia,

                                                Do raio ao cintilar.[...]

 

No poema A Tempestade (op.cit. p.85-89) também de A Harpa do Crente, Herculano consegue transmitir a rara violência de uma tempestade

 

                                                Sibila o vento: os torreões de nuvens

                                                            Pesam nos densos ares:

                                                Ruge ao largo a procela, e encurva as ondas

                                                            Pela extensão dos mares:

                                                                        [...]

                                                Quem me dera ser tu, por balouçar-me

                                                            Das nuvens nos castelos,

 

e continuando a sonhar possuir as forças da tempestade, transformando-se no rei da morte

 

                                                Ali, eu solitário, eu rei da morte,

                                                            Erguera meu clamor,

                                                E dissera: "Sou livre, e tenho império;

                                                            Aqui, sou eu senhor!"

 

e de novo a adversativa

 

                                                Mas entre membros de lodoso barro

                                                            A mente presa está!...

                                                                        [...]

                                                Oh morte, amiga morte! é sobre as vagas,

                                                            Entre escarcéus erguidos,

                                                Que eu te invoco, pedindo-te feneçam

                                                            Meus dias aborridos:

 

mas, após invocar a morte, entrega-se, resignadamente nas mãos de Deus

                                                                        [...]

                                                Nunca! Deus pôs-me aqui para apurar-me

                                                            Nas lágrimas da terra;

e termina

                                                Passarei minha noite a luz tão meiga,

                                                            Até o amanhecer;

                                                Até que suba à pátria do repouso,

                                                            Onde não há morrer.

 

Há em Herculano a consciência do carácter perecível da natureza em face de Deus, da sua corruptibilidade e essa consciência é visível também em A Rosa (p.149-150), onde uma rosa muito bela perde as folhas e se degrada:

 

                                                            De quantas és a imagem,

                                                            Oh desgraçada flor!

                                                Quantos perdões sobre um sepulcro abjecto

                                                            Tem murmurado o amor!

 

OS POETAS DO FIM DO SÉCULO XIX

 

            O 2º quartel do séc. XIX vê surgirem algumas descobertas e teorias científicas muito importantes no domínio das ciências naturais: Lyell publica em 1830 os seus Princípios de Geologia que com a Nova Teoria da Terra de Hutton (1788) acabam por destruir a versão dos 6 dias utilizados por Deus para formar o mundo, Darwin inicia a sua célebre viagem no Beagle (1831) e neste mesmo ano Robert Brown descobre o núcleo da célula em vegetais.

            A segunda metade do século XIX vê aparecer na curva descendente do Romantismo, movimentos como o Simbolismo, o Decadentismo, o Naturalismo.

            São conhecidas algumas características da poesia simbolista, quais sejam o carácter polissémico da linguagem, a frequência de sinestesias, as relações ou correspondências entre os seres e as coisas, entre as coisas e a sua representação.

            Como paradigma tem sido apontado o célebre soneto Les Correspondances de Baudelaire (Baudelaire, 1964: 39-40)

 

                                                La Nature est un temple où de vivants piliers

                                                Laissent parfois sortir de confuses paroles;

                                                L'homme y passe à travers des forêts de symboles

                                                Qui l'observent avec des regards familiers.

 

                                                Comme de longs échos qui de loin se confondent

                                                Dans une ténébreuse et profonde unité,

                                                Vaste comme la nuit et comme la clarté,

                                                Les parfums, les couleurs et les sons se répondent.

 

                                                Il est des parfums frais comme des chairs d'enfants,

                                                Doux comme les hautbois, verts comme les prairies,

                                                -Et d'autres, corrompus, riches et triomphants,

 

                                                Ayant l'expansion des choses infinies,

                                                Comme l'ambre, le musc, le benjoin et l'encens,

                                                Qui chantent les transports de l'ésprit et des sens.

 

Deste poema dizem Wimsatt e Brooks em A Crítica Literária,(1971: 701):

[...]Em Les Fleurs du Mal (1857), Baudelaire exprime esta concepção [das correspondências] num soneto intitulado "Correspondances" no qual toda a natureza é vista como um templo; um templo natural cujos pilares vivos são as árvores. À medida que o vento sopra através destas "florestas de símbolos" são de vez em quando exaladas palavras confusas. O poeta, devido ao seu dom especial, é capaz de apreender estas palavras, porque em todas as coisas há um sentido simbólico, e cada objecto da natureza tem a sua ligação especial com uma realidade espiritual. [...]

 

13.CAMILO PESSANHA (1867 - 1926)

 

Alguns poemas de Pessanha vão buscar à natureza elementos para falar de si. Está neste caso Água Morrente (Pessanha, 1973: 73) que traz como epígrafe, e porventura não é por acaso, dois versos de Verlaine:

 

 

                                                                                    Il pleure dans mon coeur

                                                                                    Comme il pleut sur la ville.

                                                                                                            Verlaine

 

                                                Meus olhos apagados,

                                                Vede a água cair.

                                                Das beiras dos telhados,

                                                Cair, sempre cair.

 

                                                Das beiras dos telhados,

                                                Cair, quase morrer...

                                                Meus olhos apagados,

                                                E cansados de ver.

 

                                                Meus olhos, afogai-vos

                                                Na vã tristeza do ambiente.

                                                Caí e derramai-vos

                                                Como a água morrente.

 

Estar em sintonia com a natureza já não é aqui participar da alegria ou da comunhão com uma beleza purificadora mas antes comungar em uma morte que é comum (à natureza e ao homem), carácter que adquire um tom obsessivo pela repetição de determinados segmentos:

 

Meus olhos apagados (v.1, 7 e 9), Das beiras dos telhados (v.3 e 5), cair (v.2, 4, 6 e 9), a água (v.2 e12).

 

14.ANTÓNIO NOBRE (1867 - 1900)

 

O poema Carta a Manuel (Nobre, 1974: 59-67) é um dos mais conhecidos poemas de António Nobre. O poema inicia-se por um pedido de desculpa pela resposta tardia:

 

                                    [...]Não fui eu quem teve a culpa,

                                    Foi Coimbra. Foi esta paisagem triste, triste

                                    A cuja influência a minha alma não resiste.[...]

 

ou seja a sua vida, o seu estado de espírito está influenciado pela paisagem, pela natureza, o que é confirmado logo a seguir:

 

 

                                    [...]E pede ao Vento que não uive e gema tanto:[...]

 

                                    [...]Histeriza-me o Vento,[...]

 

                                    [...]O Vento afoga o meu espírito num mar

                                    Verde, azul, branco, negro, cujos vagalhões

                                    São todos feitos de luar, recordações.

                                    Á noite, quando estou, aqui, na minha toca,

                                    O grande evocador do Vento evoca, evoca

                                    O meu doido Verão, este ano passado,[...]

 

                                    [...]Bons tempos, Manuel,[...]

 

Nesta fase do poema, a natureza toma conta da memória do autor e este reflecte alguns versos adiante:

 

                                    [...]Minhas visões! entrai, entrai,[...]

 

                                    [...]Tudo se foi! Espuma em flocos pelos ares!

                                    Tudo se foi...[...]

 

Refere depois a experiência da vida universitária, sem grande entusiasmo, em Coimbra:

 

                                    Ah quanto fora bem melhor a formatura

                                    Na Escola Livre da Natureza, Mãe pura!

 

A partir daqui há um hino de amor à natureza e toda a saúde do autor (a psíquica e não só) parece estar na dependência dela, sol que será de pouca duração como veremos:

 

                                    [...]Manuel, vamos por aí fora

                                    Lavar a alma, furtar beijos, colher flores,

                                    Por esses doces, religiosos arredores,

                                    Que vistos uma vez, ah! não se esquecem mais:

                                    Torres, Condeixa, Santo António de Olivais,

                                    Lorvão, Cernache, Nazaré, Tentúgal, Celas!

                                    Sítios sem par! onde há paisagens como aquelas?

                                    Santos Lugares, onde jaz meu coração,

                                    Cada um é para mim uma recordação...[...]

 

                                    [...]Choupos, então? que é isso? erguei a fronte, vamos!

                                    Ó verdilhões, ide cantar-lhes sobre os ramos!

                                    Aves por folhas! animai-os! animai-os!

                                    Aplica-lhe, ó Sol! uma ducha de raios!

                                    Almas tristes e sós (não é mais triste a minha)

                                    Aqui estais, meu Deus! desde a aurora à tardinha.

                                    O Vento leva-vos a folha, a pele; o Vento

                                    Leva-vos o orvalho, a água, o presigo, o sustento!

                                    E dobra-vos ao chão, faz-vos tossir, coitados!

                                    Estais aqui, estais prontos, amortalhados.

                                    Fazeis lembrar-me, assim, postos nestes lugares,

                                    Uma colónia de tísicos, a ares...

                                    Não vos verei, talvez, quando voltar; contudo

                                    Ver-vos-ei, , um dia, onde se encontra tudo:

                                    A alma dos choupos, como a do Homem, sobe aos céus...

                                    ó choupos, até lá... Adeus! adeus adeus!

 

O caminho para Tentúgal rodeado de choupos tristes, compara-o o autor a uma fila de tísicos (a tísica era a doença grave do tempo da qual haveria de morrer o autor).

A última esperança reside no pastelinho de Tentúgal onde pode residir o coração da sua amada mas

                                    Abro o envelope ideal. Vamos a ver...- Traz? - Não!

                                    Regresso a Coimbra só com o meu coração.

 

Ao longo do poema houve uma série de acções e reacções entre a natureza e o autor, sendo certo que a natureza funcionou como elemento propulsionador e profético da solidão.

 

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