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Os poetas e a natureza

Luís Serrano

 

15.CESÁRIO VERDE (1855 - 1886)

 

            Poeta que morre excessivamente cedo, aos 31 anos de idade, deixa-nos um retrato da sociedade do seu tempo, retrato realista de um espaço urbano, da sua burguesia, com alusões frequentes ao campo que aparece como alternativa à cidade onde a miséria pulula, às ruas estreitas por onde circulam as impuras,

 

                        [...]Nos/ passeios de lajedo arrastam-se as impuras[...]

 

pode ler-se em O Sentimento dum Ocidental, (Verde,1964: 103 e ss.)

 

aos espaços fabris onde os operários morrem de acidentes de trabalho (Desastre, p.164)

 

                        Ele ia numa maca, em ânsias, contrafeito,

                        Soltando fundos ais e trémulos queixumes;[...]

 

Um dos mais importantes poemas de Cesário chama-se Nós (p.120-143) e serve-nos para ver como é rigoroso o retrato que faz da natureza. O poema, construído com versos alexandrinos, está dividido em 3 partes num total de 128 quadras. Na primeira parte (12 quadras), o poeta introduz o tema: em face da cólera que flagela a cidade, a família resolve ir para a sua quinta, no campo, onde por antítese a natureza se tinha desenvolvido de uma forma extraordinária (como se tivesse beneficiado com a doença que grassava na cidade):

 

                        E o campo, desde então, segundo o que me lembro,

                        É todo o meu amor de todos estes anos!

                        Nós vamos para lá; somos provincianos,

                        Desde o calor de Maio aos frios de Novembro!

 

Na segunda parte, o autor faz a descrição da natureza sem esquecer o esforço do homem quando pretende tirar dela algum proveito:

 

 

                        Que de fruta! E que fresca e temporã,

                        Nas duas boas quintas bem muradas,

                        Em que o sol, nos talhões e nas latadas,

                        Bate de chapa, logo de manhã!

                                                            [...]

                        Contudo, nós não temos na fazenda

                        Nem uma planta só de mero ornato!

                        Cada pé mostra-se útil, é sensato,

                        Por mais finos aromas que rescenda!

 

Como se vê, Cesário não perde a sua costela de burguês e não enjeita o carácter utilitário da natureza, fonte de rendimento para o homem e não mero objecto de admiração para os olhos.

No entanto, este canto de amor à natureza vai ser perturbado pela morte da irmâ que ele compara a uma rosa:

 

                        Ora, há dez anos [...]

                        Forte, a nossa família radiava!

 

                        Unicamente, a minha doce irmã,

                        Como uma ténue e imaculada rosa,

                        Dava a nota galante e melindrosa

                        Na trabalheira rústica, aldeã.

 

                        E foi num ano pródigo, excelente,

                        Cuja amargura nada sei que adoce,

                        Que nós perdemos essa flor precoce,

                        Que cresceu e morreu rapidamente!

 

Revê a seguir alguns momentos felizes passados com a irmã, no campo:

 

                        Era admirável - neste grau do Sul! -

                        Entre a rama avistar teu rosto alvo,

                        Ver-te escolhendo a uva diagalvo,

                        Que eu embarcava para Liverpool.

                                                            [...]

                        Em Agosto, ao calor canicular,

                        Os pássaros e enxames tudo infestam;

                        Tu cortavas os bagos que não prestam

                        Com a tua tesoura de bordar.

 

                        Depois tece alguns considerandos que podíamos inscrever no diálogo Norte-Sul, de que hoje se fala tanto.

 

                        Sim! Europa do Norte, o que supões

                        Dos vergéis que abastecem teus banquetes,

                        Quando às docas, com frutas, os paquetes

                        Chegam antes das tuas estações?!

                                                            [...]

 

                        Opondo às regiões que dão os vinhos

                        Vossos montes de escórias inda quentes!

                        E as febris oficinas estridentes

                        Às nossas tecelagens e moinhos!

 

numa clara alusão á oposição campo-cidade.

E também é certo que nem tudo no campo é só beleza; que o digam os trabalhadores rurais:

 

                        Hoje eu sei quanto custam a criar

                        As cepas, desde que eu as podo e empo.

                        Ah! O campo não é um passatempo

                        Com bucolismos, rouxinóis, luar.

 

                        A nós tudo nos rouba e nos dizima:

                        O rapazio, o imposto, as pardaladas,

                        As osgas peçonhentas, achatadas,

                        E as abelhas que engordam na vindima.

 

 

                        E o pulgão, a lagarta, os caracóis,

                        E há inda, além do mais com que se ateima,

                        As intempéries, o granizo, a queima,

                        E a concorrência com os espanhóis.

                                                            [...]

 

Mas todas estas contrariedades agrícolas bem pouca coisa são em face da doença que mata o pai ou o filho ou a irmã como era o caso:

 

                        Era essa tísica em terceiro grau,

                        Que nos enchia a todos de cuidado,

                        Te curvava e te dava um ar alado

                        Como quem vai voar dum mundo mau.

                                                            [...]

                        Mas seja como for, tudo se sente

                        Da tua ausência! Ah! como o ar nos falta,

                        Ó flor cortada, susceptível, alta,

                        Que assim secaste prematuramente!

 

 

E Cesário vai terminar com a terceira parte (5 quadras), o regresso à cidade onde nova desgraça o espera: a morte do irmão

 

                        Tínhamos nós voltado à cidade maldita,

                        Eu vinha de polir isto tranquilamente,

                        Quando nos sucedeu uma cruel desdita,

                        Pois um de nós caiu, de súbito, doente.

 

 

 

                        Uma tuberculose abria-lhe cavernas!

                        Dá-me rebate ainda o seu tossir profundo!

                        E eu sempre lembrarei, triste, as palavras ternas,

                        Com que se despediu de todos e do mundo!

                                                            [...]

 

Como se pode ver os conflitos são, em Cesário, de vário tipo: campo-cidade, gozo estético do campo-problemas da produção agrícola, saúde-doença. A natureza é mãe e madrasta e a sua avaliação far-se-à sempre em função do homem.

 

O MODERNISMO

 

O fim do século XIX vê aparecer uma profunda transformação a nível científico: o modelo newtoniano é substituído pelo modelo einsteiniano, é descoberta a radioactividade, a física atómica dá os primeiros passos, é criada a física quântica. Isto constitui uma profunda revolução na maneira de pensar o mundo: o átomo deixa de ser a mais pequena partícula material e a massa dos corpos passa a ser função da sua velocidade.

 

16.FERNANDO PESSOA (1888 - 1935)

 

            Em Fernando Pessoa haverá, porventura 4 perspectivas diferentes na abordagem da natureza, as correspondentes a cada um dos heterónimos.

 

16a) RICARDO REIS

 

Em Ricardo Reis, poeta de formação clássica, a perspectiva é, como todos sabemos, epicurista. Basta citar-se o primeiro poema das odes (Pessoa, 1970: 13 - 15):

                                                Mestre, são plácidas

                                                Todas as horas

                                                Que nós perdemos.

                                                Se no perdê-las,

                                                Qual numa jarra,

                                                Nós pomos flores.

 

                                                Não há tristezas

                                                Nem alegrias

                                                Na nossa vida.

                                                Assim saibamos,

                                                Sábios incautos,

                                                Não a viver,

 

                                                Mas decorrê-la,

                                                Tranquilos, plácidos,

                                                Tendo as crianças

                                                Por nossas mestras,

                                                E os olhos cheios

                                                De Natureza...

                                                            [...]

 

                                                Colhamos flores.

                                                Molhemos leves

                                                As nossas mãos

                                                Nos rios calmos,

                                                Para aprendermos

                                                Calma também.

 

                                                Girassóis sempre

                                                Fitando o Sol,

                                                Da vida iremos

                                                Tranquilos, tendo

                                                Nem o remorso

                                                De ter vivido.

 

Em Ricardo Reis, a natureza é independente do sujeito e constitui apenas um espectáculo para os olhos (Sábio é o que se contenta com o espectáculo do mundo - p.32); com ela apenas podemos aprender, ao olhar para o rio, que a vida passa (op.cit.,p.23):

 

                                    Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio.

                                    Sossegadamente fitemos o seu curso e aprendamos

                                    Que a vida passa,[...]

 

16b)ALBERTO CAEIRO. De O Guardador de Rebanhos, vejamos o poema XVIII (Pessoa, 1974: 43):

 

                                    Quem me dera que eu fosse o pó da estrada

                                    E que os pés dos pobres me estivessem pisando...

 

                                    Quem me dera que eu fosse os rios que correm

                                    E que as lavadeiras estivessem à minha beira...

 

                                    Quem me dera que eu fosse os choupos à margem do rio

                                    E tivesse só o céu por cima e a água por baixo...

 

                                    Quem me dera que eu fosse o burro do moleiro

                                    E que ele me batesse e me estimasse...

 

                                    Antes isso que ser o que atravessa a vida

                                    Olhando para trás de si e tendo pena...

 

Há neste poema uma tentativa de o poeta se identificar com a natureza porque isso seria uma defesa contra si próprio, agindo contra a sua frustração.Vejamos ainda um outro poema, o da p.87:

                                    Quando eu não te tinha

                                    Amava a Natureza como um monge calmo a Cristo...

                                    Agora amo a Natureza

                                    Como um monge calmo à Virgem Maria,

                                    Religiosamente, a meu modo, como dantes,

                                    Mas de outra maneira mais comovida e próxima...

                                    Vejo melhor os rios quando vou contigo

                                    Pelos campos até à beira dos rios;

                                    Sentado a teu lado reparando nas nuvens

                                    Reparo nelas melhor -

                                    Tu não me tiraste a Natureza...

                                    Tu mudaste a Natureza...

                                    Trouxeste-me a Natureza para o pé de mim,

                                    Por tu existires vejo-a melhor, mas a mesma,

                                    Por tu me amares, amo-a do mesmo modo, mas mais,

                                    Por tu me escolheres para te ter e te amar,

                                    Os meus olhos fitaram-na mais demoradamente

                                    Sobre todas as coisas.

                                                            [...]

 

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