Retalhos das Memórias de um ex-Combatente


Queimada

Desta vez, numa patrulha diurna, avistámos ao longe o IN. Atravessava a estrada de Norte para Sul. Eram meia dúzia deles. Não valia a pena fazer fogo àquela distância, eram poucas as possibilidades de os atingirmos. Avançámos pela estrada para o local onde tinham penetrado no capim; seguimo-los de perto, tentando apanhar alguns “à unha”. Vinham do Congo e interrogados poderiam fornecer-nos elementos preciosos, podendo trazer mesmo documentação com informações valiosas. O capim estava ressequido. Eles deviam estar por perto. O vento soprava do Sul e sentia-se o odor a “catinga”. Íamos apanhá-los. Avançámos à confiança.

De repente vimos a cerca de uns duzentos metros à nossa frente, começarem a aparecer chamas. Sacanas! Eles é que nos tinham caçado! Lançaram fogo ao capim e quanto mais o capim ardia, mais o vento aumentava de intensidade. As chamas avançavam para nós a tal velocidade, que só tivemos uma solução: fugir! Corríamos à frente das chamas conforme podíamos, com o lume a lamber-nos as botas. O capim era alto e dificultava a nossa progressão. Nisto o municiador da Basuka, gritou:

– Meu alferes, a granada da Basuka caiu-me.

– Puta que pariu a granada – diz o Alferes – foge se não queres aí ficar!

Embora tivéssemos chegado à estrada, as chamas não paravam. Tivemos de continuar a correr. Ao longe notámos árvores verdes. Ali deve passar o rio.

– Vamos para lá – gritei para o Alferes.

Continuámos a correr, alguns já vinham sem fôlego. As chamas continuavam a perseguir-nos. Quando chegámos à mata verificámos que era mesmo o rio, onde nos metemos atabalhoadamente na água até ao pescoço, só com os braços no ar para segurar a arma fora de água. Ali ficámos, na esperança que as chamas se extinguissem. Mas qual quê, as labaredas eram de tal intensidade que estavam a trepar até à copa da árvores. Se isto continuasse assim, o incêndio passava o rio para a outra margem.

Ouvimos guinchos e olhámos para cima: um espectáculo dantesco! Dezenas de macacos pequenos tentavam a todo o custo fugir. Saltavam das copas das árvores, para escapar para a outra margem do rio, orientando o salto com os seus rabos compridos. Pouco depois este espectáculo acabou. Felizmente as chamas não atravessaram o rio. Ainda bem, safa!

Na margem oposta vi qualquer coisa a mexer-se no capim. Olá, o que será aquilo?!

– Meu alferes, gritei – crocodilos!

Fugimos todos da água como que movidos por uma mola.

– Pôrra, hoje é o nosso dia de azar! – Exclama o Rossas.

Aguardámos na margem mais uns tempos, até as chamas desaparecerem quase por completo. Depois regressámos à estrada. A terra estava quente, aqui e acolá viam-se ainda pequenas chamas. Procurámos a granada da Basuka que encontrámos e balizámos. Por azar o calor não a tinha feito rebentar. No dia seguinte iria ser bonito para a recuperar. Sabíamos que era disparada por ignição eléctrica e com o impacto rebentava. E agora? Os fios eléctricos estavam queimados! Recuperá-la assim, trazendo-a ao ombro, era estarmos a pôr a nossa vida em risco! Porra, porra...

Ouvido o relatório do Alferes, o Capitão deu ordem para o pelotão ir no dia seguinte recuperar a granada perdida, não sem primeiro criticar o Rossas, por a ter deixado cair. “Nabo! Se lá estivesses naquela aflição eu sempre gostava de ver o que fazias!”, pensei.

Eu não gostava nada daquele Capitão. Tinha tanto de petulante como de incompetente.

A estrela polar

Imaginem que numa noite em que estávamos a fazer instrução nocturna no Batalhão de Caçadores 5, apareceu esta alma de Deus:

– Então nosso Furriel, qual é a instrução que estão a dar?

– Orientação nocturna, meu Capitão. Mas está difícil porque o reflexo das luzes da cidade não deixa ver bem as estrelas – respondi.

Dirigiu-se então a um soldado e perguntou-lhe do alto dos seus galões:

– Ouve lá, como é que tu encontras a estrela polar?

– Ainda não sei bem meu Capitão – foi a resposta.

– Pois é, vocês são umas bestas, pá. Estamos quase a embarcar para Angola e ainda não sabem encontrar a estrela polar. Quando lá tiverem de andar de noite eu quero ver como é. Depois dizem que se perdem, suas abéculas!

Eu ainda retorqui, a medo:

– A estrela polar no hemisfério sul, meu Capitão…?

Quando o Capitão se retirou, o Alferes Miranda alertou-me:

– Ó Ribau, você qualquer dia ainda leva uma porrada. Lá vão uns finzitos de semana p’ró galheiro!

– Meu Alferes. Acha que devia ficar calado? O que é que o Senhor faria se a pergunta fosse dirigida a um seu instruendo?

– Olha, virava-lhe as costas para que o gajo não me visse a rir.

– Mas eu estava de frente e se lhe virasse as costas era ainda pior.

O Alferes Miranda tratava-me por você. Eu era o único Sargento casado no pelotão e ele tinha vindo havia pouco tempo para o comandar. Veio substituir o Alferes Silva que, por não “concordar” com a guerra no Ultramar, se pirou.

Com a granada ao colo... por castigo!

Deixando para trás aqueles pensamentos, voltemos à granada. No dia seguinte, lá fomos. Ao chegar ao local que tínhamos assinalado, lá estava “ela”, como a tínhamos deixado no dia anterior. Nem se dignou rebentar para nos deixar em paz. Parecíamos hienas à volta de peça de caça abatida mas com cuidado! Podia ainda estar viva!

Pensámos fazer fogo de longe sobre ela, tentando que com o impacto o percutor actuasse e a granada explodisse! Mas e se não resultasse? Não estávamos preparados para um caso destes! Conferenciámos, os três Sargentos e o Alferes.

Os cabos eléctricos estavam queimados. A granada era sempre transportada com as empenas para baixo para, no caso de cair, não explodir. Confirmámos pelo municiador da Basuka que na altura da queda a granada levava o “bico” para cima.

– Pôrra – diz o Alferes – isto já me está a cheirar mal. Eu vou buscar a porcaria da granada!

Ele tinha visto como as coisas se passaram. Fora ele que dera a ordem ao municiador para fugir! Compreendi. Era um desabafo, tentando acalmar os nervos que sentia, que todos nós afinal sentíamos. Tirou a pistola do cinto e atirou-a para o chão.

– Tudo p’ra longe!

Foi a ordem. Encaminhou-se vagarosamente para a granada, andando à sua volta para analisar bem a situação. Hesitou um pouco, coçou a cabeça mas depois, de forma resoluta, agarrou a granada por baixo e trouxe-a com todo o cuidado! Como quem vai buscar um bebé ao berço sem o querer acordar. Até aqui nada de anormal tinha acontecido, felizmente.

– Municiador! – Chamou o Alferes – Toma. És tu que a vais levar ao colo para o acampamento.

Antes de lha entregar apertou-a contra o peito, como que a provar que não haveria perigo.

Apanhei a pistola do chão e entreguei-lha, notando que as suas mãos tremiam como varas verdes.

– Calma meu Alferes, o perigo já passou – disse-lhe eu.

– Pois passou. Quando mandei o pelotão afastar-se estava com uma calma celestial. Agora é que estou assim, vá lá uma pessoa saber porquê!

Problema de quem comanda e sabe comandar, pensei.

Marinheiros, Aviadores e Pára-Quedistas

Chegados ao acampamento, todos quiseram saber como se tinham passado as coisas, pois os que tinham ficado sabiam o perigo que iríamos correr. Foi-lhes contada a história do que se tinha passado.

– Vocês têm sorte com o Comandante de pelotão que têm. Se fosse outro teria mandado um Sargento ou um Cabo fazer o serviço que fez.

Que vida esta, pensa uma pessoa. Não sei como há gente que segue a profissão da tropa, especialmente de infantaria.

– Os marinheiros andam no mar e têm tudo o que necessitam a bordo.

– Os aviadores andam no ar, cumprem a sua missão e regressam à base, que normalmente fica próximo de uma cidade.

– Os pára-quedistas, são lançados do ar para o objectivo, cumprem a sua missão e são recolhidos pela infantaria, que os transporta a local onde serão recolhidos por avião ou helicóptero.

– Os de infantaria estão num aquartelamento no meio do mato e são-lhe dados objectivos que têm de alcançar, normalmente a pé, por terrenos desconhecidos. Estão sempre em risco de lerpar. Quantas vezes pensamos que vamos surpreender e somos surpreendidos pelo IN que conhece os terrenos melhor do que nós, como foi o caso da granada da Basuka há pouco acabado de narrar. Temos de tratar da nossa segurança e do nosso abastecimento, por vezes por “estradas” minadas.
Quando há operações na nossa zona, ou até às vezes fora dela, além de termos outras Unidades empenhadas na mesma operação, temos de proceder ao transporte dos pára-quedistas nas viaturas de transportes colectivos lá do sítio, o Unimog ou a GMC. E ainda temos de suportar a incompreensão das altas esferas que estão no “ar condicionado”.

Vossas Excelências têm razão...

Imaginem que a nossa Companhia recebeu uma comunicação de Luanda, de que os Unimog andavam a “gastar” muitos amortecedores. Foi indicado o motivo: todas as viaturas estavam atapetadas com sacos de areia, por causa das minas anti-carro e quando chovia os sacos ficavam mesmo muito pesados.

Que não podia ser, que os amortecedores eram caros.

Segundo apurei mais tarde, foi-lhes respondido sarcasticamente:

– Vossas Excelências têm razão.

Fiquei admirado com a resposta da Companhia. Eles tinham razão! Os amortecedores eram caros! O Capitão passou-se...

O médico perguntou-me o que se tinha acontecido! Contei-lhe. Ele riu-se. Fiquei desconfiado. O assunto já devia ter sido discutido pelos oficiais durante a refeição. E todos os operacionais concordaram em não tirar os sacos de areia, segundo vim a saber.

Eram as nossas vidas que corriam perigo...