Criação de páginas com FrontPage

 
Henrique J. C. de Oliveira

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III - DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO

 

Fase 7: Botões de navegação horizontal

A navegação, quer num programa multimédia, quer em páginas html, pode ser feita de várias maneiras, dependentes da forma como todo o módulo foi estruturado. Recorde-se tudo quanto foi dito ao abordarmos o problema da estruturação e também na fase um.

Dissemos que o nosso módulo de aprendizagem terá uma estrutura idêntica ao esquema da figura 7, apresentando em todas as páginas botões de navegação no rodapé. E a primeira página, esquematizada na figura 13, terá, além dos botões de navegação horizontal, colocados no rodapé, botões verticais, situados na coluna da esquerda.

Os botões de navegação podem ser constituídos por diferentes tipos de objectos, aos quais são atribuídas propriedades dinâmicas. Se uma fotografia faz com que o cursor, ao passar sobre ela, mude de forma convidando a «clicar» para passarmos a outras informações, estamos na presença de um hiperlink. Isto é, no fundo, um botão de navegação. As hotwords têm também esta propriedade, na medida em que constituem ligações a outras informações. Todavia, como todos sabem, um botão é geralmente um objecto pequeno, com funções específicas, pelo que a designação que aqui utilizamos não se pode aplicar nem às fotografias, nem às hotwords. Neste caso concreto, aplicamos a designação «botão de navegação» a pequenos objectos, geralmente constituídos por imagens desenhadas, cujo elemento icónico tem um significado específico facilmente intuído pelo utilizador. 

Há entre os botões de navegação utilizados nas nossas páginas e os botões que encontramos, por exemplo, num videogravador ou num leitor de CDs de áudio ou de vídeo, uma grande relação de semelhança.

Qualquer criança familiarizada com as modernas tecnologias sabe que a um botão com um triângulo com o vértice para a direita corresponde a função de «play», de tocar. E se em vez de um triângulo surgem dois, voltados para a esquerda ou para a direita, imediatamente lhes associa as funções de rebobinar ou de avanço rápido. E se em vez de um triângulo estiver um quadrado, sabe que carregando nesse botão pára imediatamente o aparelho.

Os botões de navegação de uma página multimédia ou das nossas páginas para o módulo em construção são pequenos objectos, com imagens fixas ou animadas, a que correspondem funções parecidas com as que evocámos no parágrafo anterior. Estes botões, colocados geralmente no rodapé, devem caracterizar-se pelo seu reduzido tamanho e as funções serem facilmente deduzidas pelos utilizadores. Deverão por isso ser simples, esteticamente agradáveis e apresentar coerência entre eles. Estes objectos podem ser criados pelos próprios construtores dos módulos ou, em vez disso, ser procurados na Internet. São objectos de pequeno tamanho, salvos sempre nos formatos GIF ou JPG.

Para facilidade de construção dos nossos módulos, a secção de «Utilitários para Internet» apresenta uma página com botões num total de dez conjuntos, cujas funções se encontram perfeitamente identificadas na parte superior. Além disso, são fornecidas todas as instruções sobre a forma de localizar mais botões na Internet e de os descarregar para o computador dos interessados. Por isso, o utilizador apenas tem que seleccionar o conjunto que mais lhe agrada e copiá-los para a pasta de trabalho.

Se quiserem aceder directamente à página com os botões, só precisam de digitar o endereço

                      http://ww3.aeje.pt/Avcultur/Secjeste/Utilnet/Pg000510.htm

ou clicar na linha anterior, se estiverem a ler este texto na Internet.

A primeira actividade desta fase consiste em seleccionar o conjunto de botões que mais vos agrada e copiá-los para a vossa pasta de trabalho. Se nenhum agrada, a solução será procurá-los na Internet ou, melhor ainda, criar botões originais, recorrendo à capacidade criadora e habilidade. Devemos dizer-vos que a criação de botões é extremamente fácil, utilizando, por exemplo, o programa Paint da Microsoft. Se consultarem na Internet o programa «Noções Básicas de Vídeo», facilmente localizável nas páginas do «Aveiro e Cultura», verão que os botões criados por nós são originais, bastante simples e intuitivos. E embora possam não parecer, são imagens no formato GIF. Se não quiserem perder tempo à procura para consultarem as referidas páginas, utilizem o endereço seguinte:

http://ww3.aeje.pt/aeje.pt/avcultur/hjco/videoweb/index.htm

E se não quiserem ter trabalho à procura, vejam, por exemplo, os botões que se encontram no rodapé desta página. São três modelos que se encontram com frequência em páginas da Internet. São de tamanho reduzido e bastante intuitivos. O botão central, para regresso à página inicial, designada geralmente, na gíria informática, por «homepage», apresenta um desenho que evoca simultaneamente uma casa, com porta aberta e telhado, e uma seta para cima.

Já escolheram e copiaram para a pasta um conjunto de três botões do vosso agrado? Se estão hesitantes, façam como nós. Recorram à lei do menor esforço. Como nos agradam os botões desta página, serão precisamente estes que iremos copiar e utilizar na construção do módulo. Não são da nossa autoria. Encontrámo-los na Internet há já alguns anos. Agradaram-nos e temo-los adoptado em vários módulos. E embora consigamos criar conjuntos de três botões no espaço de meia hora, desde que não demasiado elaborados, vamos recorrer à lei do menor esforço. Já estão na nossa pasta. Se quiserem, façam o mesmo.

 

Agora, que já todos escolheram os botões e os colocaram na pasta respectiva, vamos aprender a inseri-los no rodapé da página. Sigam as instruções a par e passo.

1º - Coloquem o cursor do rato na quinta linha, correspondente à área do rodapé.

2º - Insiram aí uma tabela de 1x1 ou de 1x3. 1x1 ou 1x3? Afinal o que escolher? Em que ficamos? Será indiferente? E já agora porque não uma tabela de 1x5?

Se repararem bem, indicámos três opções. Em todas elas temos uma linha, mas 1, 3 ou 5 colunas. Já notaram de que tipo são os números? Haverá alguma razão especial para termos indicado números ímpares? Porquê sempre ímpares e não pares? Onde é que os botões vão ser colocados? Não será no centro do rodapé? Qual a tabela que permitirá ter os botões perfeitamente centrados: com colunas em número par ou ímpar? A resposta é óbvia! Só tabelas com 1, 3 ou 5 colunas permitem que os objectos fiquem rigorosamente centrados.

Será indiferente usarmos qualquer uma das três tabelas indicadas? Indiferente não é! Embora possamos obter os mesmos resultados finais, os procedimentos serão ligeiramente diferentes, como diferentes serão as possibilidades se, um dia mais tarde, quisermos inserir novos elementos, além dos botões, na área do rodapé.

Das três opções, para não nos alongarmos mais com considerações, vamos optar por uma tabela de 1x3.

3º - Se já inseriram a tabela de 1x3, ponham os bordos a zero.

4º - Coloquem o cursor na célula central da tabela e cliquem no botão de centrar. O cursor passará a ocupar o centro da célula.

Vamos agora inserir os botões na célula central da tabela de 1x3. Esta inserção, embora seja indiferente, deverá ser feita por ordem lógica, isto é, da esquerda para a direita: primeiro o botão para aceder à página anterior; a seguir, o botão para regresso à página inicial; finalmente, o botão para passagem à página seguinte.

Geralmente, para facilidade de identificação, costumamos nomear os botões com as palavras inglesas, mais pequenas que as nossas: prev (previous); home; next. Em português, teríamos: anterior; indice; seguinte. Note-se que escrevemos índice sem o acento agudo, apesar de se tratar de uma palavra proparoxítona ou esdrúxula, a fim de evitarmos erros de navegação. Quer utilizemos os nomes em português, quer em inglês, todos eles são aceitáveis, porque não têm mais de oito caracteres. Se utilizarem os botões usados nesta página que agora lêem, verificarão que eles têm os nomes «tras.jpg», «home.jpg» e «frente.jpg». 

5º - Com o cursor posicionado no meio da célula central, insiram o botão com a seta para a esquerda. Se não se lembram como se faz, recordem o que dissemos na fase anterior. Vejam a figura 32 e a instrução número cinco, relativa à inserção da imagem do separador. Os procedimentos são rigorosamente os mesmos.

6º - Com o botão da seta para esquerda colocado no sítio, carreguem três vezes na barra de espaçamentos, para que o cursor fique afastado do botão.

7º - Insiram o botão para acesso à página inicial e carreguem também três vezes na barras de espaçamentos.

Fig. 33: Aspecto da página com os três botões de navegação horizontal colocados no rodapé.

8º - Insiram o botão com a seta para a direita. E têm neste momento os três botões colocados no rodapé da página. Visto no FrontPage, o aspecto deverá ter ficado igual ao da figura 33.

9º - Salvem o trabalho, mudem para a janela do Internet Explorer. Carreguem na tecla F5 e vejam o aspecto da vossa página.

10º - Regressem à janela do FrontPage. Vamos agora, não estabelecer as hiperligações às páginas que ainda não existem, mas fazer com que, colocando o cursor do rato sobre os botões, apareçam automaticamente as legendas: «Página anterior»; «Página inicial»; «Página seguinte».

11º - Coloquem o cursor do rato no meio do botão com a seta para a esquerda e cliquem com o botão direito. Na janela que surge, seleccionem a última opção da lista, ou seja, «Picture properties». 

12º - Na janela relativa às propriedades da imagem, escrevam a legenda «Página anterior», na área mostrada na figura 34.

13º - Repitam as mesmas operações para os restantes botões, escrevendo respectivamente «Página inicial» e «Página seguinte».

14º - Salvem o trabalho e passem à janela do Internet Explorer. Actualizem a página, carregando na tecla F5. Passem o cursor do rato sobre os botões e verifiquem se aparecem as legendas.

Fig. 34: Caixa relativa às propriedades da imagem. Permite-nos, entre várias opções, escrever uma legenda automática, modificar o tamanho da imagem, alterar-lhe a aparência, etc.

Têm neste momento terminada a actividade de inserção dos botões no rodapé da página, pelo que podem passar à fase seguinte.

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