Criação de páginas com Frontpage

 
Henrique J. C. de Oliveira

<<<

III - DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO

 

Fase 5: Criação do cabeçalho com o título

 

Fig. 27: Rosa de cores seleccionáveis, além das 16 cores estandardizadas da paleta de cores, para alteração da cor de fundo da globalidade das tabelas ou apenas de determinadas células.

Explicámos já, numa fase anterior, o que são tabelas. Demos uma definição à la minuta, que terá servido para ficarem com uma ideia. Vamos agora fornecer mais alguns elementos. As tabelas são constituídas por bordo(s), célula(s), fundo (background) e parte superior (foreground). Observe-se a figura 18, apresentada no início da fase anterior, na qual se mostram as propriedades da tabela. Se toda a tabela estiver seleccionada, as propriedades dizem respeito à totalidade, pelo que, mudando a cor do background, isto é, do fundo, toda a tabela será alterada. Se seleccionarmos apenas uma célula e abrirmos a janela respeitante às propriedades (Cell properties), uma mudança da cor do fundo apenas alterará a célula activa.

Se prestarmos atenção ao que nos é apresentado no campo relativo ao background, veremos que nos é possível atribuir uma cor de fundo recorrendo a uma paleta estandardizada de 16 cores ou, então, se nenhuma nos agradar, a uma rosa das cores ou até mesmo seleccionar, por meio de uma pipeta, as cores existentes num documento apresentado no ecrã do monitor.

Além de uma grande variedade de cores, é ainda possível utilizar uma imagem como fundo, assinalando a quadrícula correspondente a «Use background picture». Para isso, teremos de possuir uma imagem na pasta respectiva, utilizar o botão [Browse...] e indicar ao programa onde buscá-la.

Portanto, para colocarmos o título do nosso programa no cabeçalho, podemos utilizar várias técnicas. Para ser mais fácil e rápido, vamos criar um título recorrendo apenas a um texto e, se quisermos melhorar o aspecto visual, a uma cor de fundo contrastante. E como queremos que o título fique dentro de uma cercadura, a solução será inserir, dentro da primeira célula destinada ao cabeçalho, uma tabela de 1x1, que deixaremos com o bordo no tamanho 1.

Procedamos, então, à criação do título, seguindo as etapas.

1º - Criem dentro da primeira célula destinada ao cabeçalho uma nova tabela de 1x1 e deixem ficar os bordos visíveis, com o tamanho 1.

2º - Coloquem o cursor dentro da célula criada e digitem o texto para o título. Como para o nosso módulo escolhemos três postais antigos de Aveiro, iremos dar o título de «Aveiro antigo». Para o vosso trabalho, se quiserem, substituam a nossa sugestão por outra que acharem mais adequada.

3º - Como queremos que o título fique perfeitamente centrado e em letras maiúsculas, começamos por seleccionar o botão de justificação ao centro e carregar na tecla [Caps Lock], para fixação das maiúsculas.

4º - Se já escreveram o título no centro da célula, importa agora melhorar o aspecto. Para isso, vamos recorrer a um tipo de letra mais agradável. Sigam a sugestão. Seleccionem todo o título, passando o cursor do rato sobre ele. Se ficou a preto e com as letras a branco, como um negativo, significa que está seleccionado. Agora, escolham o tipo de letra Arial. É um tipo de letra de fácil leitura e com a vantagem de existir em todos os computadores. Aumentem o tamanho das letras para 7, ou seja, 36 pontos, e carreguem no botão com um [B], o que corresponde à letra negrita ou bold.

5º - O aspecto está a melhorar, mas ainda não agrada. Como tornar o título ainda mais agradável? O ideal seria utilizar uma imagem. Mas teríamos de a arranjar, trabalhá-la e perder uns largos minutos. Vamo-nos limitar ao texto, tal como dissemos no princípio. Mas mesmo assim podemos melhorar visualmente o cabeçalho. Como? Utilizando um texto e um fundo com cores contrastantes. Geralmente, há cores que ligam bem. Por exemplo, letras amarelas sobre um fundo vermelho. Ou letras amarelas sobre um fundo azul escuro. Como os gostos são relativos, ficam as cores ao vosso critério. Experimentem várias e vejam as que mais vos agradam. Nós vamos usar letras amarelas em negrito sobre um fundo vermelho. Se depois não nos agradar, podemos mudar o fundo para azul escuro. 

Como é que se faz para mudar as letras para amarelo e o fundo para vermelho?

Seleccionem o texto. Em seguida, na barra de ferramentas, procurem o botão que apresenta um A maiúsculo com uma barra de cor por baixo. Ao lado direito, existe um minúsculo triângulo voltado para baixo. Cliquem sobre ele e seleccionem a cor amarela.

Agora, que o texto está a amarelo, só falta alterar o fundo da tabela de 1x1. Como fazer?

1º - Seleccionem apenas a tabela onde está o texto, colocando o cursor do rato sobre a margem superior. Verificarão que o cursor muda para uma seta preta voltada para baixo. Cliquem com o botão esquerdo do rato e toda a tabela ficará seleccionada.

2º - Com a tabela em negativo, coloquem o cursor do rato no meio dela. Cliquem com o botão direito do rato. Na janela que vos surge, em vez de Tabel properties, escolham Cell properties. Na nova janela, no campo que diz Background, cliquem no triângulo que se encontra ao lado de «Automatic». No campo de cores estantardizadas, escolham o vermelho (ou a cor da vossa preferência).

E têm o cabeçalho da vossa página. Como já deram o nome, salvem o trabalho carregando simultaneamente nas teclas CTRL + S. Devem ter ficado com algo idêntico ao que é mostrado na figura 28.

Fig. 28: Aspecto de como fica o título do programa, utilizando apenas um texto e jogando com as cores das letras e do fundo

3º - Se quiserem ver qual o efeito do que já fizeram, minimizem as janelas e, utilizando o «Internet Explorer», procurem o ficheiro «Index.htm» na pasta onde estão a guardar o trabalho. Variem o tamanho da janela no monitor e vejam como o cabeçalho com o título se adapta automaticamente à largura. 

Se já têm tudo salvo, vamos sair do programa Frontpage e dar por terminada a fase de construção do cabeçalho.

Mesmo que ainda não queiram fazer uma pausa no trabalho, saiam de todos os programas. Para entrarmos na fase seguinte, vamos assumir que o computador está desligado. Será esta a maneira de aprendermos como retomar a actividade de construção do módulo a partir do ficheiro «Index.htm», utilizando o Internet Explorer do Windows.

>>>


Página anterior   Página inicial   Página seguinte