Criação de páginas com Frontpage

 
Henrique J. C. de Oliveira

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III - DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO

 

Fase 4: Criação da estrutura (layout)

 

Fig. 17: Aspecto da tabela que serve de partida à criação da primeira página do projecto.

O nosso layout vai partir de uma estrutura bastante simples em que todas as células terão de ser elásticas, isto é, ocupando sempre a totalidade do ecrã do monitor, qualquer que seja o tamanho da janela. Como todas as páginas apresentam um cabeçalho, uma linha de separação superior, um corpo central para o texto, uma linha de separação inferior e um rodapé, teremos de partir de uma tabela nas dimensões de 5x1, isto é, cinco linhas e uma coluna. Recorrendo ao botão específico, devemos desenhar uma tabela nas dimensões pretendidas, o que dará um resultado idêntico ao da figura 17. 

Fig. 18: Para alterar a espessura dos bordos de uma tabela é necessário alterar-lhes as propriedades.

Todavia, a tabela obtida apresenta os bordos visíveis, o que não interessa. Para que fiquem invisíveis, deveremos alterar-lhe as propriedades. Como? Colocando o cursor do rato sobre o bordo superior, este assume a forma de uma pequena seta preta. Clicando com o botão esquerdo do rato, toda a tabela fica automaticamente escurecida, o que significa que está seleccionada. Em seguida, colocando-se o cursor no meio da tabela, deveremos clicar com o botão direito do rato. Isto faz surgir uma janela com várias opções repartidas por cinco campos distintos. No quarto campo, deveremos seleccionar «Table properties...». Clicando-se nesta linha de comando, surge uma janela idêntica à representada na figura 18. Deveremos colocar o valor do tamanho (Size) do bordo (Border) em 0, o que tornará a tabela invisível. Sabemos que a tabela está invisível, porque o programa Frontpage no-la mostra a tracejado, com um aspecto idêntico ao da figura 19.

Fig. 19: Aspecto da tabela que serve de partida à criação da primeira página do projecto com os bordos tornados invisíveis.

A primeira linha da tabela é destinada ao cabeçalho. É nele que colocamos o título. 

Um título pode ser constituído como quisermos: só texto; imagem e texto lado a lado; texto sobre imagem; etc. As duas primeiras opções são as mais fáceis de obter, bastando inserir na célula da primeira linha uma nova tabela no formato de 1x1 ou 1x2. Se optarmos por utilizar apenas texto para o título, necessitamos de uma tabela de 1x1 ou nem mesmo isso será necessário, uma vez que a primeira linha já é uma célula. Se optarmos por um texto e uma imagem, então convém inserir a tabela de 1x2. Note-se que com uma tabela de 1x1 é também possível inserir imagem e texto lado a lado; mas a apresentação não será a mesma do que se criarmos a tabela de 1x2, em que cada objecto será inserido separadamente em cada célula. Para saberem o porquê disto, não há como efectuar diversas experiências e observar esteticamente os resultados. Querem uma prova do que dizemos? Então observem os exemplos apresentados na figura 20. Os dois primeiros têm texto e imagem numa só célula; o terceiro utiliza uma célula para cada elemento. Vejam a diferença, tal como fica a montagem no Frontpage e qual o resultado final, uma vez colocada a página na Internet.

Reflectindo um pouco mais sobre os exemplos apresentados, verificamos que, relativamente à primeira imagem, o texto fica posicionado ao nível da base da tabela, enquanto na terceira, graças à inserção da tabela de 1x2, o texto fica por defeito posicionado a meia altura da tabela. Na segunda opção, o texto passou para baixo da imagem pela simples razão de que mudámos de linha. Em relação ao terceiro caso, como temos o texto isolado numa célula, temos ainda a possibilidade de dizer ao programa para colocá-lo na altura que mais nos agradar, sem que isso afecte a posição da imagem. Se esta estivesse na mesma célula, já não o poderíamos fazer sem lhe afectar também a posição.

 

Fig. 20: Três maneiras de colocarmos imagem e texto, vendo-se na figura seguinte o resultado prático, uma vez colocada a página na Internet.

 
Eu sou o Bobi. 
Eu sou o Bobi.
Eu sou o Bobi. Falta cá o Tareco.
Fig. 21: Três maneiras de colocarmos imagem e texto, vendo-se nesta figura o resultado prático, uma vez colocada a página na Internet.

A apresentação muda de acordo com a maneira como gerimos as tabelas e nelas dispomos os diferentes objectos, sejam eles textos, sejam imagens. Se quisermos que o texto fique sobreposto na imagem, a tabela será de 1x1; mas texto e imagem não serão mais do que uma simples imagem, ou seja, teremos de criar uma imagem de um texto sobreposto sobre a imagem recorrendo a um editor gráfico. Temos como exemplo disto o cabeçalho da página inicial do «Aveiro e Cultura», em que o texto foi colocado sobre uma imagem das salinas de Aveiro.

 

Título inicial do conjunto de páginas do «Aveiro e Cultura». Se clicar nesta imagem, acederá ao endereço respectivo.

Fig. 22: Exemplo de um título de uma página em que o texto foi inserido sobre uma imagem utilizando um editor gráfico.

Já agora convirá acrescentar que um título do género do utilizado para o «Aveiro e Cultura» deverá ser feito nas dimensões exactas daquilo que se pretende, antes de ser inserido na célula do cabeçalho. E estas imagens para os títulos deverão ser sempre salvas ou no formato JPG, se a imagem for de tipo fotográfico, ou no formato GIF, se se tratar de uma imagem simples, com reduzido número de cores. Importa também referir que podemos colocar imagem por cima de texto ou texto por cima de imagem, utilizando os procedimentos ilustrados na figura 20. O posicionamento dos objectos dependente exclusivamente da ordem em que os inserirmos nas células.

Retomando o problema da estrutura das nossas páginas, podemos dizer que estas dependem unicamente da técnica de inserção de tabelas dentro de tabelas. De acordo com o esquema da figura 13, a estrutura do módulo obtém-se da maneira que passamos a explicar.

Criada a tabela de 5x1, reservamos a célula da primeira linha para o cabeçalho. A segunda linha vai servir para inserir uma linha de separação entre o cabeçalho e o corpo do texto.

Na terceira linha, inserimos nova tabela. Como temos três colunas, a  tabela será de 1x3, ou seja, vamos ficar com uma linha e três colunas, respectivamente para os botões, o texto central e as três imagens em miniatura. Estas, se quisermos, poderão também funcionar como botões e desempenhar a mesma função dos elementos da primeira coluna.

A quarta linha será para um separador. A última corresponde ao rodapé. É nela que serão colocados os botões de navegação. Para isso, inserimos uma tabela de 1x3, se quisermos que cada botão ocupe o seu espaço. Todavia. não será necessária nova tabela, se colocarmos os três botões ao centro da célula, dando um pequeno espaço entre cada um. Logo, com nova tabela inserida ou sem ela é sempre possível alcançar os mesmos objectivos.

O layout obtido, colocando sempre os bordos a zero, ficará com o aspecto documentado na figura 23.

 

Fig. 23: Aspecto da estrutura inicial do módulo, de acordo com o representado na figura 13: uma célula para o cabeçalho; uma célula para uma linha de separação; uma tabela de 1x3 inserida na célula da terceira linha; uma célula para separação do rodapé; célula de rodapé com nova tabela de 1x3 para inserção dos botões de navegação.

Criada a estrutura básica, é já possível passar à fase seguinte, em que iremos criar o cabeçalho com o título. Todavia, antes de o fazerem, respondam à nossa pergunta: já criaram toda a estrutura da página, tal como se representa na figura 23, ou limitaram-se a ler este texto? Se ainda não está criada, do que estão à espera? Vamos lá, mãos à obra. O quê, não vamos lá?! Estão a dizer-me que não podem, que ainda não foi explicado como se utiliza o FrontPage e que não sabem como iniciar o programa?

Têm toda a razão! Já vamos na fase três e esquecemo-nos de vos dizer como é que se faz! Aselhice nossa! Partimos do princípio que já conheciam minimamente o FrontPage. Partimos do princípio que já sabiam como iniciar o trabalho. Princípio errado! Mas também não há crise. Vamos partir do zero e recuperar o atraso. Se não é este o seu caso, também não tem importância: é passar à frente, à página seguinte.

Como estamos a ver que para a maioria é preciso partir mesmo do zero, sigam as etapas que passamos a enumerar.

1º - Já têm o computador a trabalhar. Caso contrário, não poderiam ler estas linhas. Mesmo que estejam a lê-las no papel, tiveram que as imprimir. E para isso tiveram que ligar o computador, procurar na Internet e mandar imprimir os textos. Portanto, já sabem muito. Estão alguns a querer dizer que não podem fazer o trabalho, porque não encontram o FrontPage. Não dissemos o que é preciso fazer para o iniciar. Olhem para a figura 24 e talvez lá consigam chegar sem ajuda. É fácil. Vão ao botão de iniciar, no canto inferior esquerdo do monitor, seleccionem programas e depois «Microsoft FrontPage».

Fig. 24: Como iniciar o FrontPage.

Outra forma de iniciar o FrontPage consiste em localizá-lo na barra inferior de ferramentas, se por ventura lá colocaram um atalho.

Se de modo nenhum conseguem encontrar o programa é porque não foi incluído no momento em que instalaram o Office 2000. Neste caso, têm de pegar no CD de instalação e seleccionar a opção de instalação do FrontPage. Após isto, passam a encontrar o ícone correspondente. Tem uma seta branca voltada para o canto superior esquerdo.

2º - Clicando no botão de arranque do FrontPage, obtêm uma página em branco, com botões de comando nas barras de ferramentas horizontais, na parte superior, e uma coluna esquerda de «Vistas» (Views), à semelhança do que é mostrado na figura 23. A única diferença é que a vossa página ainda está vazia, à espera que criem as tabelas com uma estrutura idêntica à da gravura. É isso que devem fazer a seguir.

3º - Criem uma tabela de 5x1, aplicando os conhecimentos transmitidos na fase 3, quando explicámos o que são tabelas.

4º - Tornem os bordos invisíveis.

5º - Cliquem com o cursor do rato dentro da célula da terceira linha e criem uma tabela de 1x3.

6º - Seleccionem a tabela anterior e tornem os bordos invisíveis.

7º - Cliquem com o cursor do rato na célula da quinta linha e criem nova tabela de 1x3.

8º - Seleccionem a tabela anterior e ponham os bordos a zero, isto é, invisíveis.

Agora sim! Neste preciso instante, se seguiram à risca as instruções, têm a estrutura base das vossas páginas. Comparem com a figura 23. Está igual (sem os textos que lá escrevemos, evidentemente)? Quer isto dizer que já podem passar à fase seguinte. Mas...

Parece que aqui há gato! Será o Tareco do «Penso eu de que»? Quando surge um «mas», alguma coisa se passa. Deve ser isto o que estão a pensar, se é que são sensíveis ao valor semântico das conjunções adversativas!

Mas... Mas afinal o que é que se passa? Haverá alguma coisa que impeça de passar à fase seguinte? Talvez!

Vamos lá a saber: já se deram ao trabalho de dar um nome ao vosso projecto? Já tiveram a preocupação de salvar este embrião da vossa página? Ainda não?! Estão à espera que falte a luz ou que o computador bloqueie para ficarem com «cara de caso», a lamentarem-se por ter perdido o trabalho?

Como vêem, há uma forte razão para o nosso "mas". Se ainda não sabem, tomem nota destas regras fundamentais, basilares, elementares. Talvez venham a agradecer-nos por estes conselhos:

SEMPRE QUE SE COMEÇA UM TRABALHO NO COMPUTADOR, O PRIMEIRO CUIDADO A TER É DAR-LHE UM NOME E SALVÁ-LO.

SE O PROGRAMA NÃO SALVA AUTOMATICAMENTE DE X EM X TEMPO, DEVEMOS CRIAR O HÁBITO DE O IR SALVANDO, PELO MENOS, DE 5 EM 5 MINUTOS.

Já que tivemos o cuidado de vos indicar duas regras de ouro, que poderão livrar-vos de futuras situações de desespero, façam o favor de salvar os vossos trabalhos, não vá o Diabo tecê-las. E vai o dito com letra maiúscula, para que fique mais bem disposto e não nos pregue a partida!

O quê?! Estão alguns a olhar para o tecto, sem saber o que fazer? Não digam que vamos ter de explicar como é que se salva um programa...

Nada de pânico. Vamos lá a ter calma. Já que estamos numa de aprender conceitos básicos, então vamos muito para além da simples salvaguarda de um ficheiro. Lembram-se de vos termos dito que uma casa deve estar devidamente arrumada, com todos os móveis nos lugares? Pois então vamos lá salvaguardar o trabalho, fazendo tudo como mandam as boas regras. Sigam as etapas que passamos a enumerar.

1º - Criem na raiz do disco duro uma pasta para o projecto e dêem-lhe um nome adequado, fácil de memorizar, que não ultrapasse os oito caracteres.

Se não se lembram como, façam deste modo: a) - minimizem as janelas dos programas que estão abertos; b) - Cliquem no botão do «Explorador do Windows»; c) - Cliquem no ícone correspondente ao disco duro do computador e, com ele seleccionado, posicionem o cursor do rato sobre o comando «Ficheiro» e «Novo   >». Cliquem em «Pasta». Surge a azul a indicação «Nova pasta». Dêem-lhe um nome adequado ao projecto e que não tenha mais de oito caracteres. Como o nosso é sobre Aveiro, será «Aveirweb».

Fig. 25: Como criar uma nova pasta no disco duro do computador

Como no projecto vamos ter imagens e sons, dentro de «Aveirweb» vamos criar as pastas respectivas. Será na pasta principal que iremos guardar o embrião do projecto, ao qual vamos dar, pelas razões anteriormente explicadas, o nome de «Index.htm».

Fig. 26: Estrutura da pasta «Aveirweb» na raiz do disco duro, com as pastas para imagens e sons e o ficheiro «Index.htm» ainda na sua forma embrionária.

Vamos então salvar o projecto. Para isso, seleccionamos na barra de ferramentas: «File»  >  «Save as...». Aberta uma janela para localização do local onde salvar, procuramos no disco duro a pasta «Aveirweb». Escrevemos apenas o nome «Index», sem necessidade da extensão. O programa coloca-a automaticamente. E temos o trabalho protegido dos maus olhados e das situações imprevistas.

Se explorarem a pasta criada, deverão encontrar uma configuração equivalente ao que é mostrado na figura 26.

Finalmente, podemos passar à fase seguinte.

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