Acesso à página inicial.


Diversos


<<<

Os poetas e a natureza

Luís Serrano

 

2. BERNARDIM RIBEIRO (1482?-1552?)

 

Creio que vale a pena chamar a atenção para alguns aspectos interessantes das églogas de Bernardim:

a) - Descrição realista do Alentejo em período de seca e de fome na égloga II (Ribeiro, s/d: 26 e 27):

                                    [...]Quando as fomes grandes foram, 
                       
            que Alentejo foi perdido,
 
                       
            da aldea que chamam o Terram 

                       
            foi este pastor fogido. 
                       
            Levava um pouco de gado, 
                       
            que lhe ficou de outro muito 
                       
            que lhe morreo de cansado; 

                       
            que Alentejo era enxuto 
                       
            de agoa, e mui seco de prado.

 

                                    Toda a terra foi perdida! 
                       
            no campo do Tejo só 
                       
            achava o gado guarida: 
           
                        ver Alentejo era um dó! 
                       
            e Jano, para salvar 
                       
            o gado que lhe ficou, 
                       
            foi esta terra buscar, 

                       
            e se um cuidado levou, 
                       
            outro foi ele lá achar.
[...]

 

Tal descrição adquire carga metafórica e constitui já um mau prenúncio para a resolução do problema amoroso de Jano já que se um cuidado levou,/ outro foi ele lá achar.

b) - leia-se ainda na mesma égloga a descrição de Aónia (op. cit., 28-31). A figura airosa de Aónia entra em equilíbrio com a natureza

 

 

                                    [...]Vestido branco trazia, 
                       
            um pouco afrontada andava, 
                       
            fermosa bem parecia 
                       
            aos olhos de quem na olhava.
[...]

 

Não é difícil imaginar o quadro A Alegoria da Primavera (1477?) de Botticelli, alegoria da unidade e da harmonia entre a natureza e a civilização, segundo Luciano Berti (História da Arte, Publicações Alfa, v. 5, p. 238) quando se lê, por exemplo, (op. cit p.2 9):

 

                                    Fez delas [das flores] uma capela,

                                    e soltou os seus cabelos 
                       
            que eram tão longos como ela;

 

mas Jano, pelo contrário, entra em conflito com ela e para não ser visto

 

                                    escondeo-se antre um prado:

 

e logo a seguir

 

                                    Joana flores colhia, 
                       
            Jano colhia cuidado.

 

O autor introduz, pois, discretas dissonâncias a preparar um desfecho infeliz.

 

c) - Chamaria ainda a atenção para a égloga III (op.cit. p.65-67)

 

                                    [...]I-vos, minhas cabras, i-vos, 
                       
            gado bem aventurado, 
                       
            em outro tempo passado, 
                       
            ficai-vos, ou despedi-vos 
                       
            despojo de meu cuidado: 

                       
            Já vos não verei comer 
                       
            penduradas no penedo 
                       
            onde vos soía ver 
                       
            andar saltando sem medo, 
                       
            sem medo de me perder.

 

                                    Já vos mais não cantarei 
                       
            nenhuns versos, nem cantigas, 
                       
            mas a todas contarei 
                       
            as minhas tristes fadigas 
                       
            com que sempre viverei: 
                       
            Minhas cabras desditosas, 
                       
            já vos não verei roer 
                       
            as salgueiras amargosas, 
                       
            que soíeis de pascer 
                       
            pelas ribeiras fragosas.

 

                                    Andarei de vale em vale, 
                       
            e de lugar em lugar, 

                       
            não acharei quem me fale, 
                       
            nem com quem possa falar, 

                       
            nem quem diga que me cale; 
                       
            Sobir-me-hei aos outeiros, 
                       
            e deita-los-hei a giros 
                       
            pelos pés dos sovereiros, 
                       
            meus suspiros derradeiros.

 

                                    E vir-me-hei assentar 
                       
            à sombra de uma asinheira 
                       
            que está fora do logar 
                       
            ao longo da ribeira 
                       
            onde eu soía andar: 

                       
            Verei a casa caída, 
                       
            sem parede, e sem telhado, 

                       
            e verei meu mal dobrado, 
                       
            cuidado de minha vida, 
                       
            ó vida de meu cuidado.

 

                                    Ouvirei cantar os galos 
                       
            naldéa, e ladrar os cães, 
                       
            e jazerei entre os pães, 
                       
            verei berrar entre os vales, 
                       
            os novilhos pelas mães: 
                       
            Deles berrarão do fato, 
                       
            por que mor pena me deem 
                       
            chorarei meu desbarato, 
                       
            eu não sei por quem me mato, 
                       
            mato-me não sei por quem.
[...]

 

O poeta está em rotura com a natureza: despede-se do seu gado - as suas cabras.

 

d) - Ainda um último aspecto: a função catártica da natureza. Esta função é visível na égloga IV (op. cit.,130)

 

                                    [...]-Ó Mondego, meu amigo, 
                       
            senhor das craras aguas, 
                       
            a ti só meus males digo, 

                       
            minhas mágoas vão contigo, 

                       
            contigo vão minhas mágoas.

 

3. CRISFAL

 

Esta obra tem sido, ora atribuída a Bernardim Ribeiro, ora a Cristovão Falcão. O problema continua em aberto e não é nosso propósito debatê-lo.

Há, no entanto aspectos interessantes de encarar a natureza, pelo que nos iremos deter, aqui, um pouco, quais sejam a natureza como espaço edénico, a natureza como inimiga e a transformação do homem na própria natureza, ou seja, a hominização da natureza.

Do primeiro aspecto, veja-se a descrição desse espaço idílico, que envolve duas das mais belas serras de Portugal, a serra de Sintra e a serra da Arrábida (estrofe 1)

 

                                    Antre Sintra, a mui prezada, 
                       
            e serra de Ribatejo 
                       
            que Arrábeda é chamada, 
                       
            perto donde o rio Tejo 
                       
            se mete n'água salgada,
[...]

 

Do segundo aspecto, a natureza vista como um espaço agressivo, um espaço de exílio, vejam-se as estrofes 7, 8 e 9:

 

                                    [...] levarom-na a longes terras, 
                       
            esconderom-na entre uas serras,
[...] (est.7)

 

                                    [...] Em vale mui solitário, 
                       
            sombrio e saudoso, 
                       
            sendo
[o] monte temeroso,[...] (est. 8)

 

                                    [...] Ali sobre ua ribeira 
                       
            de mui alta penedia, 
                       
            donde a água d'alto caía,
[...]

 

Quanto ao terceiro aspecto, a transformação do homem na própria natureza, retenham-se dois excertos das estrofes 10 e 23:

 

                                    [...] Não mudam tempos nem anos 
                        
            ao triste a tristeza; 
                       
            antes tenho por certeza 

                       
            que o longo uso dos danos 
                       
            se converte em natureza.
[...]

 

                                    [...] As ribeiras, em eu vê-las, 
                       
            correm mais do que é seu foro, 
                       
            entrando meu chorar nelas; 
                       
            e pois ajudam meu choro, 
                       
            quero só falar com elas
[...]

 

Trata-se da identificação do homem com a natureza na dor que é, de resto, visível noutras estrofes.

 

4. SÁ DE MIRANDA (1481 - 1558)

 

Segundo Bernardes (1988, op. cit., p. 117-118): [...] em Miranda o pastor adquire a consciência do que de irracional e absurdo existe no Amor ao mesmo tempo que avalia as próprias possibilidades humanas de lhe resistir [...] e mais adiante [...] A arcádia mirandina é fundamentalmente, um espaço e um tempo de Razão. Razão que exclui liminarmente o estado amoroso, sem comprazimentos masoquistas (como em Bernardim) nem utopias de desejo irreservado (como em Camões).

 

A este título leia-se do poema 91 (p. 69).

 

                                                            [...]

                                    se va mi rabi y mi voz entonando 
                       
            por que con las aves mis males quejemos; 
                       
            lloremos con la agua por que suspiremos 
                       
            al son de los vientos que van murmurando.

 

                                    Ansí acordados los suspiros míos, 
                       
            mis lloros y quejas crecerán los vientos; 
                       
            y los de las aves, con los mis lamientos; 
                       
            y con las mis lágrimas crecerán los rios.

                                                            [...]

 

Sublinhe-se:              [...]se va mi rabi y mi voz entonando 
                       
            por que con las aves mis males quejemos;

 

há, pois, uma tentativa de sobreposição entre o poeta e a natureza com o fim explícito de se queixar(!); veja-se também:

 

                                    [...]lloremos con la agua por que suspiremos 
                       
            al son de los vientos que van murmurando

 

            O poeta vai influenciar a natureza com o seu choro, vai transformá-la mas ao mesmo tempo vai pedir-lhe a solidariedade que os homens lhe recusam. Há, pois, um diálogo, de resto visível no poema 94, a tão conhecida égloga Basto, (p. 137):

 

                                    [...]Falemos com a natureza, 
                       
            andando pelas florestas
[...]

 

e numa antecipação a Camões, na mesma égloga Basto (p. 150):

 

                                    [...] o que não espermentares 
                       
            não cuides que o sabes bem;
[...]

 

A terminar esta incursão pela poesia de Sá de Miranda, leiamos este maravilhoso e conhecido soneto (poema 122, p.300), soneto de amor à natureza e de melancolia à chegada do outono, poema que veio a ser glosado por Jorge de Sena no poema  ...De passarem aves (Sena, 1961):

 

                                    O Sol é grande, caem co'a calma as aves, 
                       
            do tempo em tal sazão, que sói ser fria; 
                       
            esta água que d'alto cai acordar-m'-ia 
                       
            do sono não, mas de cuidados graves.

                                    Ó cousas, todas vãs, todas mudaves, 
                       
            qual é tal coração qu'em vós confia? 
                       
            Passam os tempos vai dia trás dia, 
                       
            incertos muito mais que ao vento as naves.

                                    Eu vira já aqui sombras, vira flores, 
                       
            vi tantas águas, vi tanta verdura, 
                       
            as aves todas cantavam d'amores.

                                    Tudo é seco e mudo; e, de mestura, 
                       
            também mudando-m'eu fiz doutras cores: 
                       
            e tudo o mais renova, isto é sem cura!

 

>>>


Página inicial Página seguinte