4. Conclusão
Esperamos que estes modestos contributos para a
aprendizagem do léxico alemão se venham a revelar, de
alguma forma, úteis para todos aqueles que desejam passar
a conhecer mais profundamente parte daquilo que, nas mais
diversas vertentes das ciências e das artes, se tem vindo
a produzir, nos países germanófonos. Compreendem o
Deutschsprachraum (espaço linguístico alemão) para
além da Alemanha, da Áustria e do Liechentstein, uma parte
muito significativa da Suíça, do Südtirol (região bilingue
no Norte da Itália) e a região de Eupen (no Leste da
Bélgica).
Com vista a que os alunos da Escola Secundária José
Estêvão (Aveiro) se consigam munir o melhor e o mais
rapidamente possível de uma boa competência linguística (e
não apenas lexical), são-lhes dadas ferramentas
pedagógicas que lhes permitem, a partir do início do
segundo ano de aprendizagem, ler obras integrais de
diversos autores alemães que escrevem na esfera da
Jugendliteratur. Paralelamente, têm vindo a ser
realizadas Visitas de Estudo, que têm por objectivo, para
além da sociabilização dos alunos, a possibilidade de
estes interagirem com vários povos europeus,
fomentando-se o multiculturalismo, ao mesmo tempo que se
combate o etnocentrismo.
Embora a Escola Secundária José Estêvão (Aveiro)
disponha de recursos humanos para leccionar Alemão a
turmas do 7.º Ano de Escolaridade, as Visitas de Estudo
com duração de três semanas estão mais vocacionadas para
alunos do Ensino Secundário, já que, pela sua duração
temporal e espacial, exigem alguma robustez física. No
âmbito da disciplina de Alemão, já foram (ou vão ser)
realizadas as seguintes Visitas de Estudo:
· Setembro
de 2000: Dresda, Berlim, Hannover (Expo 2000),
Colónia e Francoforte;
·
Julho de 2002: Kehl, Veneza, Atenas, Roma e
Munique;
·
Agosto / Setembro de 2005: Hallstatt, Viena,
Santorini, Istambul e Veneza.
Escola Secundária José Estêvão, 26 de Abril de 2005
José Carlos Marques
Professor do Quadro de Nomeação Definitiva (9.º Grupo)
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