Acesso à página inicial de Carminda Figueiredo.


É Só Saúde! Princípios Básicos.


Alimentação: base de uma vida saudável

 

As dez regras para uma alimentação saudável:


1. Não esqueça o pequeno-almoço: leite, pão e uma peça de fruta são essenciais para uma alimentação saudável;

2. Faça várias refeições ao dia, comendo pouco de cada vez;

3. Coma hortaliças e legumes crus ou cozinhados; Não esqueça a sopa;

4. Os cereais são fundamentais numa alimentação regrada;

5. Coma mais vezes peixe e carne de aves, substituindo as carnes vermelhas;

6. Beba leite magro ou meio-gordo. Não coma natas e troque-as por iogurtes;

7. Abuse da fruta, evitando ingeri-la isoladamente;

8. Seja moderado no consumo de gorduras. Para cozinhar, prefira o azeite. Os óleos e as margarinas também devem ser evitados em fritos;

9. Atenção aos açúcares. Todos os alimentos já contêm açúcar;

10. Modere a quantidade de sal quando cozinha.

 

A roda dos alimentos dá-nos a conhecer que os legumes e as frutas devem ser ingeridos em maior quantidade; logo a seguir, as batatas e o arroz que são as leguminosas; depois, os alimentos lácteos e, só em quantidade menor, a carne e o peixe.

Quantos aprendem isso na escola e depois não põem em prática! E a água, vocês bebem água? Quanta água bebem por dia? Devem beber 1,5L de água por dia e saboreá-la, pois deste modo estamos de certa forma a pensar o quanto ela é preciosa. Como diz um médico que eu conheço, "comer a água e beber a maçã".

Bebam chá. As infusões são óptimas e existem tantas variedades com diferentes sabores. Já experimentaram o chá de sabores silvestres?

Eu não consigo deitar-me sem antes tomar um chá, mas cuidado com alguns. O chá preto e o chá verde nunca se devem tomar antes de ir descansar.

Os chás mais tranquilizantes são variados. Comece por saborear alguns deles e depois escolha o que lhe agradar mais: a camomila, a cidreira ou melissa, flor de laranjeira, tília, limonete, valeriana, etc. O limonete, para mim, é o mais gostoso e o mais difícil de se encontrar, mas é óptimo para as insónias, dor de cabeça e stress. A tília também é um bom tranquilizante, mas é igualmente boa para o tratamento de constipações, e para as defesas do organismo. A cidreira é, sem dúvida, o chá mais conhecido, pois é uma erva medicinal muito antiga, já usada pelos gregos. Entre outras características, é um estimulante da fertilidade, reguladora das menstruações e também boa para quem está na menopausa. E possui muitos outros benefícios. Também não se pode esquecer da infusão da alfazema para combater o stress e fortalecer os nervos. As suas flores são óptimas para os banhos de imersão.

Você pode fazer uma pesquisa e verificar que a natureza é extraordinária. Vá ao encontro de livros que o auxiliem a ser mais conhecedor de tantos benefícios de outras plantas.

 

 

Página anteriorPágina inicialPágina seguinte