Ponte sobre o rio Paiva

Esta região de Castelo de Paiva é das mais características do país. A paisagem constitui, sem dúvida, o grande motivo de atracção. De certo, com algum exagero regionalista, alguns autores consideram este concelho uma miniaturial Suíça portuguesa.

Embora reconhecendo-se a falta de modéstia da comparação, não podemos deixar de enaltecer a incomparável obra realizada aqui pela Natureza.

Não faltam lindos e férteis vales, montanhas alcantiladas, cabeços inacessíveis como ninhos de águia, e, sobretudo, uma abundância de água preciosíssima para a fertilidade do solo, onde abundam variadas culturas.

As margens dos seus ribeiros e regatos, sombreadas por choupos e pintalgadas de flores silvestres e aloendros, ao entardecer, quando os rebanhos voltam aos redis, envolvem-se docemente numa paz idílica, verdadeiro bálsamo para almas atormentadas...

Excelentes condições naturais recomendam esta região para ser incluída numa zona de turismo. E a abundância de caça dos seus montes, junto à variedade de peixes dos seus ribeiros, tornam-na particularmente recomendável aos amadores de campismo.

Castelo de Paiva encontra-se situada na margem esquerda do rio Douro, no distrito administrativo de Aveiro.

Em frente da povoação, a meio do rio, existe um morro abandonado do Castelo. Segundo a tradição, elevou-se em tempos, neste local, uma arrogante fortaleza construída pelos árabes. Não sabemos até que ponto se conjugarão a lenda e a realidade; mas, se de facto existiu essa obra militar, não é menos certo não terem chegado aos nossos dias os seus vestígios.

Dos povos antigos foram os celtas que deixaram vestígios mais evidentes. No sítio conhecido por Inferno ou Castelo de Bairo encontra-se, ainda, um dos seus famosos monumentos fúnebres. Trata-se de um curiosíssimo «dólmen» a que falta a laje superior, cujas dimensões deveriam andar por dezasseis metros.

Sete pilares semelhantes a grandes colunas roladas, de forma cilíndrica, sustentavam a ara. Este é, no seu tipo, um monumento bastante curioso; mas na região encontram-se outros semelhantes, embora de menores dimensões.

Castelo de Paiva é uma vila provida de comodidades. Tem pensões e é servida por caminho-de-ferro e boas estradas.

Recomendamos ao turista uma visita em qualquer altura do ano, principalmente na época em que os campos são mais ridentes e amenos.
 

 

Página anterior Página seguinte

112