O JORNAL
é a concretização (possível) de um conteúdo programático da disciplina de Trabalhos de Aplicação do 11.º ano ou, segundo alguns dos alunos intervenientes, é falar da escola e da sociedade, da relação entre a escola e os alunos; e do jornalismo como profissão; de assuntos que considerámos interessantes; é uma prática, uma aprendizagem com várias etapas; é participarem todos.

Os redactores / repórteres
Adriana Lopes, Ana Carrola, Carla Almeida, Carla Elena,
Carla Valente, Cármen Marques, Cláudia Alves, Daniel Simões, Hélder Mendes, Henriqueta Sousa, Isabel Pereira, Jesebelle Rocha, José Carlos Figueiredo, Margarida Almeida, Mário Teixeira, Marlene Santos, Paulo Rei, Pedro Seabra, Raquel Martins, Raquel Silva, Rita Almeida, Rita Martinho, Rosa Nobre, Rui Almeida, Sandra Magalhães, Sara Santos, Sílvia Antunes, Sofia Ferreira, Sónia Castro, Tânia Almeida, Tânia Vieira, Teresa Costa, Tiago Coelho, Vera Santos

Os repórteres fotográficos
Carla Almeida e Sónia Castro

Imagens cedidas por:
11.º N (cartaz da área-escola), Prof.ª Rosário Ruivo (cartaz do C.A.V.A.) e Sr. Dias Pereira (cinema em Aveiro)

Imagens retiradas de
"Convívios fraternos – Reconstruir" (recuperação de tóxicodependentes) e "CrackZine 1" (a união está na diferença)

Processamento
os alunos das turmas 11 M e N
Paginação: profs. de TA

Capa e contracapa
foto de Cristina Rodero in WORLD PRESS PHOTO 97

E.S.J.E. – 97/98
 

DIREITOS HUMANOS
 

um tema para área-escola

 


«Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.

Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.»
 

 

OS DIREITOS HUMANOS foi o tema proposto em conselho pedagógico para a área-escola deste ano, com o objectivo de "alertar os alunos, professores e toda a comunidade educativa para algo que ainda está muito esquecido nos dias de hoje", segundo nos informou a professora Jacinta Afonso, coordenadora dos directores de turma do ensino secundário.

Em conversa com dez alunos da nossa Escola, verificámos que, de um modo geral, conhecem o tema a tratar, concordam com a proposta, dizendo que é interessante, positiva, embora exigente e até tiveram ideias engraçadas para subtemas, como «Não discrimine porque a sida começa por si» ou «Discrimine a discriminação». Apesar disso, a maioria dos alunos não conhece a Declaração Universal dos Direitos Humanos, embora mencionasse o Direito à Liberdade de Expressão e o Direito à Vida. Questionados sobre organizações defensoras dos Direitos Humanos, apenas referiram a Amnistia Internacional.

No que diz respeito à nossa Escola, alguns alunos pensam que os Direitos Humanos são respeitados, não havendo qualquer tipo de discriminação. Outros pensam que a discriminação é ainda um grave problema. Aliás, a professora Jacinta afirmou que «a escola não é um universo à parte da sociedade onde nós estamos (...).É, até certo ponto, um espelho da comunidade que a envolve.» Na verdade, o respeito mútuo é necessário para que, com a liberdade dos outros, criemos a nossa liberdade.

Quanto aos nossos projectos para a área-escola, uma exposição sobre os Direitos da Criança (11º M) e o trabalho «Construir o nosso Natal com o Natal dos outros» (1.º N), que tem como finalidade recolher bens materiais (brinquedos, roupas, livros, etc.) para entregar numa instituição carenciada da nossa Cidade, a professora Jacinta considerou-os interessantes: «nós precisamos mesmo desses projectos que tenham um fundo prático.» Tendo em conta que nem todos os Direitos Humanos são postos em prática, é necessário a contribuição de todos, mesmo dos mais jovens, para pôr em pratica esses direitos tão esquecidos entre a população de todo o mundo.

É importante que a escola se aperceba dos problemas existentes à sua volta e, como a professora Alda Oliveira, coordenadora dos directores de turma do ensino básico, nos afirmou, o nosso projecto «atinge um dos grandes objectivos da área-escola que é a interligação entre as escolas e a comunidade.» Ou, nas palavras da professora Jacinta, «é uma sementezinha que fica aí, e quando tiver campo e terra vai florescer.»

 

Margarida Almeida, Vera Santos e Carla Elena

 

Ficha-Técnica Direitos Humanos Visão dos alunos da área-escola Aproximação à vida activa

A união está na diferença Desporto escolar visto de fora Uma questão de diálogo

 Desporto na CERCIAV   Recuperação de tóxico-dependentes O cinema em Aveiro

 Konk! Banda ou bomba? Agonizing Terror (Inconformismo) Viagem ao mundo do jornalismo

     

   

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