Escola Secundária José Estêvão, n.º 3, Abr. - Jun. de 1991

Considerando:

1. A redução crescente e preocupante do número de turmas da disciplina de Francês, sintomática do desinteresse e da desmotivação que vêm caracterizando a aprendizagem desta língua (note-se que no 10.º ano do presente ano lectivo frequentam Francês 108 alunos, enquanto a disciplina de Inglês conta com 309 alunos);

2. O funcionamento na escola de grupos de Estágio Integrado, constituídos por jovens professores que, peja sua ligação à Universidade, facilitam o contacto com novas tendências pedagógico-didácticas e com experiências diversas;

3. A experiência de intercâmbios culturais com o Lycée College Marcel Roby, em Saint-Germain-en / 27 / Laye, realizados desde o ano lectivo de 1985/86;

Vem o 8.º Grupo B desta escola propor a criação de um "clube" de Francês para o qual definiu objectivos, actividades e recursos que a seguir se enunciam.

 

I – OBJECTIVO

Desenvolver hábitos de trabalho autónomo e criativo que permitam aos alunos aprofundar e diversificar continuamente os seus conhecimentos;

▪ Fomentar o espírito de equipa em actividades conjuntas;

▪ Incentivar o espírito crítico;

▪ Desenvolver a capacidade de organização;

▪ Criar sentido de responsabilidade.

▪ Promover o gosto pela língua francesa;

▪ Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita;

▪ Criar hábitos de leitura através de documentos variados;

▪ Fomentar o contacto com a expressão técnico-poética pela palavra de escritores;

▪ Incentivar o gosto pela cultura francesa;

▪ Dar a conhecer mais e melhor a França e os homens que aí vivem, nas suas semelhanças e diferenças relativamente a si próprios e à cultura do seu país;

▪ Fomentar a recolha de informações sobre as questões com que se defronta esse país, na sua dimensão de membro da comunidade europeia.

 

II – ACTIVIDADES A DESENVOLVER

1. Criação e dinamização de "ateliers" de:

▪ leitura, música, vídeo, expressão dramática ("jeux de rôle");

▪  "bricolage", culinária,

▪ jogos

2. Animação da Escola:

▪ criação de um jornal de parede

▪ organização de passeios

▪ integração de algumas actividades desenvolvidas nos "ateliers" no Plano de Formação da Escola.

 

III – RECURSOS

1. Materiais:

– sala, televisão, vídeo, filmes, leitor de cassettes, livros, revistas (assinaturas), jogos, mapas (cartas físicas e económicas), documentos autênticos

2. Humanos:

Face:

1. ao carácter ambicioso do projecto;

2. ao elevado número de alunos que frequenta este estabelecimento de ensino (a rondar os 3 000);

3. à impossibilidade da Delegada de grupo prestar o apoio necessário e permanente a um "clube", já que tem a seu cargo coordenar as actividades de 33 professores, para além de outras funções inerentes ao cargo;

4. e, sobretudo, ao contributo que acreditamos que este projecto dará no sentido de fazer reviver na Escola o prazer pela aprendizagem da língua francesa,

Vimos requerer a redução da carga horária de 6 horas lectivas a partilhar por dois professores efectivos do grupo que desenvolverão o seu trabalho durante dois anos lectivos. O Projecto prosseguirá em anos subsequentes, sendo os professores responsáveis, em cada biénio.

Alcina Reis

Aliás, Escola Secundária José Estêvão

 

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