Escola Secundária José Estêvão, n.º 3, Abr. - Jun. de 1991

História:

Em 1989, Arsélio Martins e Aurélio Fernandes, professores do 1.º grupo, apresentaram à Apple/Interlog.Informática, S. A. um projecto para produção de software educativo e sua aplicação em ambiente de sala de aula. O departamento de Educação da Apple/Interlog considerou a proposta e adiantou o interesse em que a escola se integrasse num projecto educativo internacional utilizando computadores para telecomunicações; a ideia essencial é a seguinte: apoiados por professores, os alunos da escola podem comunicar livremente com alunos de outros países, podem integrar-se em projectos científicos ou culturais propostos por outras escolas. Na proposta apresentada por esta escola para a rede internacional (AppleLink) o projecto específico avançado consistia no reconhecimento e levantamento de traços da cultura portuguesa em comunidades educativas (com acesso à rede AGE) dos diversos continentes. A adesão da escola foi aceite e foram assinados vários protocolos, a saber: para utilização do satélite, para utilização da Telepac/Transdata, para acesso ao nó de Paris do AppleLink.

Em 1989, a Interlog disponibilizou o equipamento indispensável para o projecto, em acordo com as instruções do Supervisor de AGE Project: Um Computador Pessoal Macintosh SE HDFD, um Disco duro externo Apple 208C, um modem para ligação à rede Transdata e uma impressora ImageWriter ll.

O processo do estabelecimento das comunicações foi demorado, por várias razões: a escola teve de pedir autorização e instalar uma linha telefónica própria, as autorizações (palavras-chave, endereços, e códigos de acesso) e o software acabaram por só estar disponíveis no primeiro trimestre de 1991.

Entretanto, os responsáveis do projecto, a quem se junta o Prof. Manuel Arcêncio da Silva, desenvolveram iniciativas para aumentar o número de computadores ligado ao Projecto, para permitir a utilização directa por estudantes e professores e para construir de raiz um parque que permitisse rentabilizar os equipamentos informáticos, produzindo espécimes informativos de qualidade, quer a respeito do Projecto AGE, quer a respeito da Escola. Obtiveram disponibilização de 3 computadores Apple Macintosh Plus – apoio da Interlog e Apple Europa –, de um computador Mac 512Kb – apoio da Universidade de Aveiro – e adquiriram, a partir de Concurso Prodep com o Projecto Global/Local (da Escola/Câmara Municipal/lnterlog), um Digitalizador de Imagens AppleScanner, uma impressora LaserWriter IINT. Durante este período receberam-se os apoios da DOW Portugal e da Direcção Regional de Educação do Centro, que serviram, para além de suportar as despesas de comunicação, para realizar o "upgrade" do MacSE FDHD para MacSE30 com disco de 40 MB e 4 MB de RAM e de um computador MacPlus 1 MB RAM para 2,5 MB de RAM.

 

Trabalho realizado:

1. Começaram as comunicações de estudantes e professores, utilizando a rede Transdata e o AppleLink, com resultados satisfatórios. Embora ainda se verifique uma adesão e uma colaboração relativamente pobre dos professores e estudantes, há um conjunto de projectos em andamento, impulsionados por professores de Inglês e de Geografia.

2. Produziram-se vários programas educativos, especialmente para Matemática e da autoria de Aurélio Fernandes e iniciaram-se alunos na produção de programas educativos (que realizaram um programa para ensino de vocabulário de Inglês). Os programas foram disponibilizados para toda a rede, para outras escolas e para todos os utilizadores Apple.

3. O Projecto Global/Local destina-se a utilizar a favor da comunidade escolar, do meio e das diversas escolas e instituições da comunidade as informações recolhidas com os recursos de digitalização e de impressão que foram adquiridos. Até ao momento, o projecto Global/Local apoiou a escola em várias tarefas administrativas e de organização, publicou o órgão «Aliás, Escola Secundária de José Estêvão», apoiou a publicação do jornal «Número UM» da Escola Secundária N.º 1 de Aveiro, apoiou iniciativas do Seminário de Santa Joana, de Câmaras, de Colectividades e da Associação de Estudantes, promoveu a publicação do livro «Um ou outro olhar» de textos dos estudantes de Religião e Moral Católica.

O Projecto disponibiliza ainda toda a informação vinda da rede AppleLink que se deposita na Biblioteca da Escola para consulta.

 

O Projecto AGE, com apoio do Conselho Directivo e dos professores, disponibilizou provisoriamente, para a sala de professores, um computador Apple para aprendizagem prática com produção de materiais em ImageWriter Il.

 

Trabalho em perspectiva:

1. Das primeiras trocas internacionais, salientamos o "apetite" demonstrado por diversas instituições e escolas por Portugal e pelo seu sistema de ensino. Não só recebemos imediatamente comunicações a dar conta da existência de comunidades portuguesas onde não se esperavam (por exemplo de MAUI, Aloha/Haway, sobre uma comunidade de vaqueiros portugueses instalados / 24 / desde 1900 que ainda mantêm essa actividade), como recebemos pedidos de participação em estudos e debates sobre as mais diversas disciplinas (caso exemplar, o dos alunos e professores de Latim, de vários países da Europa), bem como perguntas sobre o ensino (por exemplo de Matemática, de professores finlandeses). Iniciaram-se trocas também sobre políticas de ensino especialmente avaliação e selecção de manuais escolares.

2. Vários projectos entretanto tomaram forma dentro do Projecto. Um deles consiste na introdução das comunicações AGE nos currículos. Há as mais diversas perspectivas vindas dos diversos países e instituições. Pensamos que essa discussão poderá ter interesse especial para Portugal, considerando a Reforma Curricular e a área Escola. Há estudantes da escola interessados num projecto mundial de levantamento de "perspectiva histórica": os estudantes levantariam a opinião e conhecimento dos mais velhos sobre determinado acontecimento e comparariam com a sua opinião e os seus conhecimentos. A ideia contempla exposições locais e a participação em bases de dados mundiais e no seu debate.

Não perdemos de vista a possibilidade de participar noutros projectos científicos e lançar alguns, no domínio da Geografia, das Ciências de Educação, etc., e especialmente não desistiremos do nosso interesse específico no levantamento dos traços culturais da passagem dos portugueses (quer da Expansão, quer das diversas migrações através dos séculos). Continuaremos ainda a produzir programas educativos em HyperCard, etc., que são trocados através da rede.

Propusemos à Apple a realização de programas de administração de Bibliotecas, com aplicação experimental na Biblioteca desta escola, bem como de organização geral da Escola.

O gestor do Projecto, Arsélio Martins, participou no 1.º Meeting Universitário Apple e vai participar, com o professor Manuel Arcêncio da Silva, no 1.º Meeting Internacional Apple Global Education em Cambridge.

3. O Projecto Global/Local pretende continuar a publicação do «Aliás, Escola Secundária de José Estêvão», vai promover a publicação de dois livros «Poesia» e «Prosa» distinguida pelas edições de 1985 a 1991 do Prémio Literário José Estêvão. Por vários meios e feita a selecção, o Projecto vai publicar informações AGE, para a escola e para a cidade.

4. Considera-se a ligação da Escola a rede nacionais – Apple FORUM (em criação e com um banco de dados e de debate sobre a educação, em que participaremos), PORBASE, das Universidades portuguesas, especialmente Aveiro, de centros científicos e, por intermédio destas, considera-se a possibilidade do acesso a bancos internacionais de dados científicos e educacionais.

5. Uma das vertentes do Projecto será sempre servir a formação de todos os estudantes de Inglês. Mas especialmente terá de criar programas especiais para os estudantes da área de Jornalismo – produtores de notícias e para os estudantes de Arte e Design – desenho por computador, paginação e composição – talvez a realização de "Jornal diário da escola e de Aveiro para o mundo". O projecto pode e deve ser um apoio importante para o Clube Europeu.
 

Meios necessários:

1. Humanos

Em termos de recursos humanos, o Projecto conta com os professores Arsélio Martins e António Aurélio Fernandes. Para as comunicações internacionais e para resolver problemas do Hardware e Software, o Projecto precisa do Professor Manuel Arcêncio da Silva. Os restantes recursos humanos são encontrados nos estudantes e nos professores animadores. Para os primeiros não irá ser necessário considerar qualquer redução se continuar a ser atribuída a António Aurélio Fernandes a responsabilidade pelo Projecto Minerva e caso seja considerada a equiparação a bolseiro para Arsélio Martins (Mestrado em Ciências de Educação). Caso se venha a verificar a colocação, nesta escola, do Professor Manuel Arcêncio da Silva, conviria considerar uma redução de 5 horas lectivas.

Para a realização do trabalho ligado a Arquivo e Biblioteca e ligação à base de dados da Biblioteca Nacional será preciso considerar a contratação em regime de part-time de um técnico de BAD, quer para dirigir o trabalho, quer para a formação dos funcionários da Biblioteca.

2. Físicos

Há uma instalação do equipamento no Museu de História Natural. Seria conveniente melhorá-la e integrá-la mais nesse ambiente. O equipamento adquirido esgota a capacidade do Museu. A prazo será preciso considerar a aquisição de uma unidade de discos amovíveis, para suportar a informação AGE e a base «Biblioteca e Arquivo». Para a produção de programas educativos e para permitir a sua utilização em ambiente de sala de aula, será preciso pensar na aquisição de um computador com placa vídeo (há disponíveis no mercado por cerca de 400 000$00)

3. Financeiros

Com a utilização da rede Telepac/Transdata, as comunicações não são tão caras como seriam se o Projecto utilizasse a rede telefónica normal. O Projecto precisa de apoios para garantir o aluguer de uma linha telefónica dedicada, taxa de Transdata, taxa de satélite – 45 dólares anuais e uma verba para comunicações da ordem dos 500.000$00. Temos esperança de conseguir apoios à medida que o projecto se vá desenvolvendo e saindo da escola para a comunidade. Mantemos o apoio da Interlog e da Apple, dado que a Escola é a pioneira deste projecto. O projecto Global/Local precisará, como até aqui, de apoios para as suas publicações, que espera (e deve) conseguir no terreno da comunidade em que se insere e que serve.
 

Aliás, Escola Secundária José Estêvão

 

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