Escola Secundária José Estêvão, n.º 20, Dezembro de 1997

Clubes José Estêvão

Foram apresentados ao Conselho Pedagógico projectos de vários clubes, citados a seguir. O plenário aprovou-os genericamente.

Estamos a propor a sua consideração genérica pelo Centro da Área Educativa de Aveiro, para a atribuição de um crédito horário total susceptível de ser considerado suficiente para a realização das actividades propostas a ser geridas e distribuídas pelo Conselho directivo da escola.

Chamamos a atenção que, para além destas actividades e em ligação com algumas destas,

▪ estamos a organizar actividade de salas de estudo e leitura para ocupação útil dos estudantes em tempos livres (também nos furos devidos a faltas de professores) e que esta actividade deverá ocupar quase a tempo inteiro dois professores – um da área de letras, outro da área de ciências; e será preciso

▪ continuar e aprofundar as actividades ligadas a vários projectos – candidatos ao PRODEP, SIQE, Comenius, Nónio, Leonardo, UNIVA, etc.;

▪ estudar e organizar um projecto educativo para a escola que considere o tipo de serviços de ensino a prestar à comunidade, a melhoria qualitativa da prestação de serviço e da ligação à comunidade (com complexidade herdada da tradição do antigo Liceu Nacional de Aveiro).

Não estamos a integrar neste pacote os 7 clubes de desporto escolar, a saber: Futebol de 5 Juvenis Masculinos, Futebol de 5 Iniciados Masculinos, Basquetebol Juvenis Masculinos, Voleibol Juvenis Masculinos. Ginástica Rítmica Desportiva e de Grupo, Ginástica Aeróbica e Natação.

Recentemente recebemos a reposta: um crédito horário de 6 horas para as seguintes actividades de complemento curricular que, de acordo com normas recebidas, esclarecemos devidamente em candidatura.

 

Ofícios de Bordados Tradicionais

Aberto a estudantes, professores, pessoal não docente e membros da comunidade, tem desenvolvido acção no domínio da preservação das artes de bordado e tapeçaria tradicionais.

O plano de actividades apresentado continha actividades de anos anteriores e, de acordo com os sócios participantes propõe o alargamento das suas prestações na escola.

Responsável: Rosa Maria Mancelos (t 2.º D)

 

Clube de Francês

Tem vindo a desenvolver há diversos anos actividades de animação, divulgação e defesa das língua e cultura francesas, com a participação sistemática de alunos e professores e participação esporádica de membros da comunidade e convidados.

O plano de actividades é apresentado pelo 8.º B, que também propõe a nomeação de professor responsável.

Responsável:  Maria Luzia Blard (8.º B)

 

Clube de Fotografia

Criou e melhorou um laboratório de fotografia (preto e branco) e tem desenvolvido intensa actividade no campo da fotografia, mantendo mostras contínuas de fotografias de elevada qualidade artística, com actuação notável ao nível da defesa da simplicidade e do bom gosto na comunicação. Os estudantes e professores aprendem todas as técnicas de fotografia, bem como pesquisam sobre as correntes estéticas e / 17 / realizam trabalhos de campo (nos quais se incluem também visitas temáticas e a exposições de fotografia).

Ao mesmo tempo, realizam um jornal electrónico de mostra dos trabalhos e mostra das grandes fotografias dos grandes mestres e escolas.

Responsável: Ângelo Centeno (5.º)

 

Clube de Teatro Gravidade Zero

No último ano desenvolveu actividades de expressão dramática e teatro, tendo feito várias representações / performances na escola e representou a escola no último Encontro Nacional de Teatro na Escola. É dirigido aos estudantes interessados na arte dramática (alunos de expressão dramática ou não).

Responsável: Teresa Grancho (EMRC)

 

Clube Ambiente José Estêvão

Criado, a partir do Conselho Directivo, para dinamizar a preservação do aspecto da escola, em especial dos seus espaços verdes envolventes (jardins exteriores e interiores). Está integrado na Rede Portuguesa de Educação Ambiental e tem realizado actividades de plantação de novas árvores, arbustos e flores, para além de exposições sobre aspectos próprios: Preservação do litoral, Aquário Vasco da Gama, etc.. Tem mobilizado apoios de diversas instâncias públicas e privadas, desde hortos, até a direcções regionais de agricultura, Instituto de Protecção e Conservação da Natureza, Reservas e Parques Naturais, Aquário Vasco da Gama, para além das autarquias – Câmara e Juntas de Freguesia.

Pretender-se-á também dinamizar a utilização dos recursos do Museu de História Natural do antigo liceu que tem vindo a ser reorganizado e restaurado.

Responsável: Maria Luísa Catarino (11.º B) e Maria Luísa Fonseca (11.º B)

 

Clube de Leitura

Ao longo dos anos, tem vindo a desenvolver diminutas actividades e com um número reduzido de alunos na criação de hábitos de leitura e de gosto pelos livros. Propõe-se trabalhar em dois grupos temáticos – um do secundário, outro do básico – com utilização da biblioteca. Como sempre, manterá um placard de mostra próprio. Para este ano, a responsável propõe-se ainda dinamizar um Gabinete de Literacia.

Responsável: Maria Helena Silva (8.º B)

 

Novos Clubes 98

Clube de Latim

Proposto pelo Grupo de Estágio da licenciatura de ensino de Português, Latim e Grego, pretende contrariar a corrente do abandono do estudo das línguas clássicas, em especial do Latim, criando espaços de debate e didácticos de mostras de material recolhido e a construir sobre a importância do Latim para a língua portuguesa e, em geral, na matriz cultural e no património histórico e cultural.

Responsável: Orientador de Estágio

 

Clube de Aproximação à Vida Activa

Este Clube, proposto pela Psicóloga Escolar com apoio do Conselho Directivo, pretende reforçar os laços da escola com o centro de emprego e o mundo empresarial. De um modo sistemático será ligado às expectativas de estágio e de emprego dos estudantes dos cursos tecnológicos, para o que conta com o apoio do Conselho Directivo e de professores de cada um dos cursos tecnológicos: António Manuel Carvalho Santos (Informática), Leonor Barradas (Design) e Maria Manuel Rocha (Comunicação)

Responsável: Maria Rosário Ruivo (PE) / 18 /

 

Clube de Informática

Pretende-se rentabilizar todos os recursos das redes informáticas da escola, da Intranet e da Internet para fins educativos e de aproximação à utilização sistemática das tecnologias de informação e comunicação. Para além da manutenção e da utilização das redes informáticas existentes, pretende-se dinamizar e dirigir a utilização dos novos computadores instalados e a instalar na Biblioteca e apoiar as iniciativas do Clube Escola das Ciências naquilo que seja utilização e construção de materiais informáticos.

Responsável: Luís Pita (TE)

Gestão de redes de escola

 

Clube Escola de Ciências

Este clube é criado no âmbito do projecto "Ligações Experimentais” (candidato ao programa Nónio XXI), vai estar na base da criação de um laboratório de Matemática em ligação com os laboratórios de Física e de Química (e mais tarde de Biologia). Pretende-se criar um grupo de desenvolvimento de ligações experimentais (curriculares e não curriculares) entre as diversas disciplinas, criar grupos de interesse para o estudo das ciências e dinamizar a actividade dos 'jovens cientistas' (que muitos estudantes são) proporcionando simpósios juvenis em colaboração com a Escola Secundária Filipa de Vilhena do Porto. Do mesmo modo, se irão desenvolver actividades de estudo de tópicos de Matemática (contemporânea) que não constam dos currículos e que permitirão verificar a viabilidade da diversificação e aprofundamento da matemática escolar. Os professores responsáveis vêm das três áreas disciplinares e formarão um grupo de reflexão para gestão curricular das conexões e das aplicações mútuas das diferentes disciplinas (com utilização da tecnologia), incidindo especialmente nos programas de trabalhos laboratoriais e de aplicação: Arsélio Martins, Mariana Sacchetti e Vitália Pinheiro (1.º), Eugénia Santos e Guida Bastos (4.º), Delfim Rodrigues (Design e Informática), José Caseiro, Luís Pita (Informática), Manuel Arcêncio da Silva e Paulo Sá Reis (Informática e Comunicação).

Responsável: Mariana Sacchetti (1.º8) e Vitália Pinheiro (1.º)

 

 

Página anterior Índice de conteúdos Página seguinte

pág. 16 a 18