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farol n.º 29 - mil novecentos e sessenta e oito ♦ sessenta e nove, págs. 18 a 20.

Campeonato Mundial de Condutores - 1968

José António Alves Moreira
 

O primeiro Grande Prémio da temporada foi disputado em YKA-LAMI-ÁFRICA DO SUL. Estiveram presentes 23 (Fórmulas 1», mas apenas nove concluíram a prova. O malogrado Jim Clark obteve a sua 25.ª vitória, batendo, assim, o recorde de vitórias em grandes prémios que pertencia a Fângio. Recebeu, então, a «Estrela de Oiro», prémio com que foi galardoado pelo «British Racing Driver's Club». Em segundo lugar classilicou-se Graham Hill e em terceiro Jochen Rindt.

Os segundo e terceiro grandes prémios foram ganhos por Hill. Jimmy Clark falecera durante um «Grande Prémio de Fórmula 2» na / 19 / Alemanha e era Hill o piloto mais em evidência. Tinha averbado já 26 pontos contra 12 do segundo classificado − Dennis Hulme.

O «Grand Prix» de França disputado em Rouen-les-Essarts trouxe dois acontecimentos: a Ferrari conquista o seu primeiro G. P. desde 1966 por intermédio de Jacky Ickx; e morre o veterano francês lo Schlesser ao volente de uma Honda. Nessa altura, a classificação provisória era: 1.º Graham Hil − 24 pts, 2.º Jackie Stewart.

No G. P. da Grã-Bretanha − 7.º para o Mundial − registou-se a vitória de lo Siffert em Lotus 49 B, sendo o segundo Chris Amon em Ferrari.

Em Nurburing disputou-se o G. P. da Alemanha. Foi primeiro Jackie Stewart em Matra-Ford. A classificação provisória era: 1.º Hill 30 pts; 2.º Stewart 26; 3.º Icky 23.

Foi na famosa pista de Monza que se disputou, como é hábito, o G. P. de Itália. Cortou, primeiro, a linha de chegada Dewis Hulme em Mc Laren.

Disputou-se depois o G. P. dos E. U. A. e com o G. P. do México encerrou-se o Campeonato, para o qual havia três candidatos: Dewis Hulme, o campeão de 67, Jackye Stewart e Graham Hill. Este foi o primeiro. A classificação final ficou:

1.º Graham Hill − 48 pontos
2.º Jackie Stewart − 36 pontos
3.º Dewis Hulme − 33 pontos

Falta falar das «máquinas» conduzidos pelos participantes.

A Lotus esteve presente por intermédio de Jim Clark (Lotus 49), Graham Hill (Lotus 49 e Lotus Ford) e Jo Siffert (Lotus 49 B).

A Brabham por meio de Jochen Rindt (Brabham Repco) e Jack Brabham (Brabham Repco).

A Ferrari por Chris Amon e Jacky Ickx.

A Mc Laren por Denis Hulme (Mc Laren Ford) e Bonnier (Mc Laren BRM).

A Matra por Jean Pierre Beltoise (Matra de concepção inteiramente francesa), Jack Rtewart (Matra internacional com motor Ford Cowsworth) e Servoz Ctavin (Matra Internacional).

A BRM teve nos seus representantes Courage e Elford (Cooper BRM).
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A Honda também teve bons pilotos como Surtees e John Schlesser.

Para terminar lembremos os Campeões do Mundo:
 
      1950

− GIUSEPPE FARINA

      1951 − JUAN MANUEL FANGIO
    1952   1953 − ALBERTO ASCARI

1954

1955 1956 1957

− JUAN MANUEL FANGIO

      1958 − MIKE HAWTHORN
    1959 1960 − JACK BRABHAM
      1961 − PHIL HILL
      1962 − GRAHAM HILL
      1963 − JIM CLARK
      1964 − JOHN SURTEES
      1965 − JIM CLARK
      1966 − JACK BRABHAM
      1967 − DENIS HULME
      1968 − GRAHAM HILL

 

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11-06-2018