Acesso à hierarquia superior.

farol n.º 20 - mil novecentos e sessenta e cinco ♦ sessenta e seis, pág. 7.

Página
 
    do

 1º Ciclo

RIA DE AVEIRO

José Augusto Machado Gil
(2.º ano)

Veneza de Portugal, já alguém chamou à linda cidade de Aveiro. Esta comparação pode fazer-se uma vez que os braços da Ria, espalhados pela cidade e em seu redor, dão a ideia dos tão famosos canais de Veneza.

Os barcos moliceiros, típicos da Ria, são como que grande parte da sua animação. Pode também entre eles e as gôndulas estabelecer-se uma comparação, na medida em que são os barcos característicos, respectivamente de Aveiro e de Veneza.

Falando da paisagem da região da Ria, ela contrasta inteiramente com a que estamos habituados a ver em todo o Pais. É totalmente diferente? – talvez mais bela?

A Ria é, sem dúvida, um belo cartaz turístico, do qual se orgulham todos os Aveirenses.
 


DESPORTO

escola de virtude

Ulisses Manuel Brandão Pereira
(2.º ano)
 

O desporto pode e deve ser uma escola de virtudes.

E, se soubermos que, para uma mentalidade sã, se torna necessário um corpo sadio, devemos praticar as modalidades que mais nos possam fazer evoluir, quer mental, quer fisicamente, escolhendo também quem nos possa dar conveniente orientação.

E só assim o desporto poderá contribuir para a melhoria dos jovens, e só assim será uma escola de virtudes.

Por tudo isto, praticantes, orientadores, árbitros e assistentes deverão pensar que o desporto, sendo uma competição, é sobretudo um processo necessário de desenvolvimento físico.

 

página anterior início página seguinte

08-06-2018