Acesso à hierarquia superior.

farol n.º 4 - mil novecentos e cinquenta e nove ♦ sessenta, págs. 12 e 13.

Juventude

Exactamente. Para escolher.

A Juventude será um tempo de preparação. Uma recolha de dados, de experiências, de conhecimentos, o estudo de um problema complicado – a vida. Um tempo de estágio, em que se estuda o lugar que se vai preencher.

Põe-nos na frente muitas ideias mestras: a lei moral, a educação; a cultura do nosso tempo, com a visão dos seus múltiplos aspectos; e depois, diante deste tudo, é preciso escolher.

O mais importante será talvez um espírito aberto, de verdadeiro estudante: desejo sincero de compreender o mundo; uma certa fome de verdade; de verdade completa, de Absoluto.

Depois duma base: civilização, princípios morais, cultura geral, que vêm passando de geração em geração até chegarem a nós começamos a ter que decidir, que escolher:

– Grandes ideias: que é o mundo? Quem nos criou? Qual o sentido da vida? Perguntas grande, que exigem respostas de Homens que queremos ser.

– O realizar duma vocação a carreira a seguir, profissão, mais tarde a escolha da companheira para toda a vida; porventura outros rumos, para os mais generosos sacerdócio, missões...

– Noutros tempos, na colonização da Austrália, a distribuição de terras era, em parte, feita pelo seguinte processo; os colonos faziam uma corrida empunhando bandeiras, em direcção aos talhões a distribuir; quem chegasse primeiro cravava a bandeira no terreno que lhe agradava mais, assegurando assim a sua posse. Era puramente uma questão de fôlego (e sprint) como se vê.

*

... Cravar uma bandeira bem longe e bem fundo. Ter a coragem de reconhecer que erramos. Ter a coragem de mudar resolutamente de rumo, procurando mais longe e mais alto. Isso é a verdadeira juventude – não uma idade, muito mais que uma idade: um estado de espírito.

*

A juventude não é um período da vida, é um estado da alma, um efeito da vontade, uma qualidade da imaginação, uma intenção emotiva, urna vitória da coragem sobre a timidez, do gosto da aventura sobre o amor do conforto.

Não é velho aquele que viveu um certo número de anos; mas é velho o que abandonou o seu ideal. Os anos enrugam a pele, mas o que renuncia ao seu ideal enruga a alma. As preocupações, as dúvidas, os temores e os desesperos são os inimigos que lentamente nos fazem inclinar para a terra e tornar-se poeira antes de morrer.

Jovem é aquele que se admira e se maravilha. Pede como criança insaciável e depois desafia os factos, e acha alegria no ioga da vida. Tu és tão novo como a tua fé; tão velho como as tuas dúvidas. Tão novo como a tua confiança em ti próprio; tão novo como a tua esperança. Tão velho como a tua fraqueza. Serás novo enquanto sentires o que é belo, bom e grande; sentires as mensagens da natureza, do homem e do infinito.

Se um dia o nosso coração for mordido pelo pessimismo e roído pelo cinismo, Deus tenha então piedade da nossa alma de velho.

GENERAL MAC ARTHUR

*

A juventude não se fez para o prazer, mas para o heroísmo. – Paulo Claudel

*

A beleza da juventude está no amor apaixonado das coisas grandes e no desprezo do vício. – P. Janet


Os estudantes no Mundo

HORÁRIOS ESCOLARES

Inglaterra – aulas das 9 h. às 12 h.; 14h. às 16,30 h. Seis dias de aula por semana.

Holanda, Bélgica e Luxemburgo – aulas das 9 h. às 12 h.; 14 h. às 16 h.
Não há aulas nas tardes de 4.as e sábados.

Dinamarca – 8 às 14 h ou 9 h. às 15 h.; a aula dura 50 minutos.

Noruega – 8,30 h. às 14 h.; a hora da aula tem... 45 minutos.

Suécia – 8 h. às 16 h., com uma hora para almoçar; hora de aula = 45 minutos.  Intervalos de 15 minutos.

Depois disto, ainda há alguém que sustente que 1 hora = 60 minutos?

Condensado de
TESTEMUNHO

 

página anterior início página seguinte

05-06-2018