Ainda Viegas, Santo António. A Freguesia e o Padroeiro, 1ª ed., Aveiro, Maio de 2011, 160 pp.


Inéditos

Contou-nos alguém destas terras, pessoa que estimávamos e que já não se encontra entre nós, que tendo como familiar um homem um tanto dado à bebida e pessoa de comportamentos estranhos, aconteceu várias vezes ele chegar a casa, noite fora, já bem bebido, vindo de casa de algum amigo, ou da taberna, e numa fúria incontida, começar a andar à volta, no quarto, a subir as paredes, sempre à volta, quase até ao tecto, mantendo-se equilibrado, descendo e voltando a subir, num frenesim indescritível. Essa pessoa não sabia explicar tal fenómeno, mas afiançou-nos que presenciou várias vezes este espectáculo. Imaginem! E era pessoa de bem, nada dada a mentiras, pessoa em quem acreditávamos.

Além deste, contava-nos de outro que tratava certos males, de algumas pessoas, apenas com o tacto e que com um simples olhar estilhaçava um copo de vidro.

Sendo que, para o episódio de estilhaçar o copo existem explicações, as curas, essas, ficam por conta da imaginação de cada um.

Parece que o Ti Carramão ia ao moliço e ficava por lá dois e três dias. Quando voltava visitava a sua namorada, a Naziré Cuteta, cheio de saudades. Um dia foram a uma festa e no caminho tiveram de atravessar uma vala larga, com muita água. Como a vala era funda, o homem, num gesto de cavalheiro, resolve pegar na cachopa ao colo, para lhe facilitar a travessia.

/ 99 /
A meio da corrente o mancebo, agarrando fortemente a musa dos seus sonhos, pergunta-lhe aflito:

– Ó Naziré a tua honra está por fora ou por dentro da saia? Ai mulher! Se está por fora já te desonrei...

Também nos falaram da subserviência e dedicação demonstradas por uma mulher que chegava ao cúmulo de ir levar o jantar, pelo meio-dia, ao seu marido, enquanto ele passava um dia atrás de outro, na taberna do Ti Silvino, a fumar e a beber, quase só indo a casa para dormir.

E segundo nos disseram, viveu uma mulher na Quintã cujo marido era bastante mais velho do que ela e, consta que, quando a dama se zangava com ele, resolvia pô-lo de castigo. E qual era esse castigo? Quereis saber?

Pois dizem que a mulher forçava o velhote a sentar-se numa trempe quente.

Ele há cada uma!

Também soubemos que um determinado sujeito, ainda antes da chegada da electricidade, comprou um grande aparelho de rádio o qual era alimentado com a bateria de um carro. Como era coisa rara, novidade que, na terra, ainda ninguém tinha, vizinhos e conhecidos juntavam-se para ouvir a música saída dali, como por magia. Havia um programa com ranchos folclóricos. Para escutar essa maravilha uma certa mulher nunca faltava em casa do vizinho. Qyando a dona da casa baixava o volume, por qualquer conveniência, a mulher dizia, convicta e com ar sabedor: "Olha!... Os pares agora vão a dar a volta, vão ao longe... quase nem se ouvem..."

Curiosa é a facetada tradição da ida a Aveiro à Procissão das Cinzas, momento alto na cidade e na igreja diocesana que, como o nome indica, tinha lugar todos os anos, na quarta-feira de cinzas.
/ 100 /
Pois era comum grande massa de povo deslocar-se a Aveiro para assistir a esta manifestação de fé e penitência.

Como os transportes eram raros e o dinheiro muito pouco, o pessoal ia a pé ou de bicicleta, logo pela manhã, regressando à tardinha.

Rapazes e raparigas partiam em ranchos e este trajecto era uma das oportunidades ideais para conversas e encontros que poderiam mais tarde resultar em namoro.

Ao voltarem era comum virem os jovens aos pares caminhando e conversando animadamente.

Se, por ventura, alguma moça apesar dos seus esforços, regressava sozinha, era certo e sabido que vinha triste, mas pior ficava ao chegar à sua terra, pois ali era geralmente aguardada por bandos de garotos matreiros, sempre prontos a espiar quem vinha com quem. Essa "canalha miúda" ao ver uma rapariga sozinha, como se não bastasse a sua desilusão, apupava-a gritando-lhe:

– Oh! Vens de rapóla! Vens de rapóla!

E quanto mais ela se zangava, mais eles gritavam fugindo e escondendo-se por detrás dos muros:

– Vens de rapóla! Vens de rapóla!


Que nem portas!

Antigamente as pessoas destas terras, necessitando de mudar a cama ao gado e fazer estrume para fertilizar as terras, iam ao mato à floresta. Saíam de madrugada para que o dia rendesse. Lá pelas cinco da matina já estavam prontos a partir para uma jornada de trabalho árduo. Normalmente num dia roçavam o mato e no dia seguinte iam buscá-lo. Para se ajudarem mutuamente, sobretudo ao fazer a carrada, dava sempre jeito a companhia de algum vizinho, pelo que era usual combinarem ir juntos.

O João Daqui, e o João Dali, velhos amigos, iam sempre um com o outro, acertando pormenores na véspera. O João Daqui forçosamente passava pela casa do amigo, visto esta calhar em caminho e, num dia como muitos outros, encontraram-se para combinar a partida na manhã seguinte.

Dizia o João Dali:

– Eh Ião! Amanhen passas por qui às cinco da manhen, e chamas pro mim. Carregar os dois carros ainda demora e as bacas carregadas lebam muito / 101 / a cá chegar. Combém irmos bem cedinho p'ró tempo dar p'ra tudo. Olha qu'eu
no bou sem ti.

– S'tá bem, s'tá bem home! Se assim queres. Bai atão cada um, cando queer.

– Combenado passas por qui e bates à porta.

– Certo, se assim queres, tá tudo bem, home. Cada um bai cando quejer. E repetiram a conversa, e o comprometimento várias vezes, para não restarem dúvidas.

Separaram-se, e depois de uma noite bem dormida, o João Daqui levantou-se, e maila mulher, puseram as vacas ao carro. A tia Arminda puxou de um saco e sentou-se entre os taipais, no lastro da carroça, enquanto o homem, de vara na mão, pegou na soga das reses. E lá seguiram rumo à floresta, ainda o dia não rompia.

Ao passarem junto da casa dos amigos, a tia Arminda, vendo que o seu home nem sequer para lá olhava, nem parava as bacas, pensou que ele fosse destraio, e gritou-lhe:

– Atão home! No chamas o Joãozito?
– O quê melher?
– No chamas o Joãozito?
– Xíu. Ante combenámos que cada um ia cando quejesse.
– Oh diacho! Afinal no vamos todos juntos?
– Xíu. Já te disse que cada um bai cando quejer.

Tia Arminda estranhou mas, calou-se, e lá seguiram sozinhos, embora ela não fosse muito contente. Sem outro home pra ajudar, sobrava para ela. E calhava mesmo mal. Ajeitar a carrada tem muito que se lhe diga.

Com o mato roçado, mal chegaram, começaram logo a carregar. Já estavam a amarrar a carrada quando, caminho fora, apareceu o João Dali e a sua mulher, ambos com cara de arrenegados. Ao acercarem-se, logo o João Dali, danado, se atira ao amigo:

– Atão João, onte no combenamos bir ambos os dois?! Não me chamastes proquê? É lá coisa que se faça?! Linda acção! Sim senhor! Estinve eu toda a vida à tua spera, com tanto p'ra fizer, e ali a engonhar, p'ra vir de companhia, e tu nada de apraceres! Até pensei que te tivesse assucedido alguma coisa mas, cifinal já tinhas bindo sem dezer nada e eu ali feito palonço, à tua spera.

– Ó home! Atão onte no combenámos que binha cada um cando quejesse? – ripostou convicto o João Daqui.
/ 102 /
– Pois, o que tratámos é que me batias à porta, cando passasses. Porque o no fejeste?

E continuaram em grande discussão, cada um falando para seu lado, sem chegarem a conclusão nenhuma.

As mulheres riam-se à socapa, que o caso não era para menos... mas, lá bem no fundo, inquietava-as uma grande preocupação: os seus homens, tão amigos que eram!... para ali numa discussão sem fim, arreliados um com o outro, sem motivo. Até dava pena! Mas a verdade é que eles estavam cada vez mais surdos. Surdos, que nem portas! E não havia nada a fazer.

...   ...   ...


      Página anterior   Índice geral   Página seguinte