Ainda Viegas, Santo António. A Freguesia e o Padroeiro, 1ª ed., Aveiro, Maio de 2011, 160 pp.



O Moliço


O moliço foi durante largos anos o único fertilizante e adubo das terras. Em tempos remotos eram as gentes daqui que faziam a recolha deste precioso elemento, nos tradicionais barcos moliceiros. Mais tarde passaram a ser gentes da Murtosa que o vinham trazer às Folsas e os interessados, aí o iam comprar. Uma barcada, que dava quatro carradas, custava, então, à volta de duzentos escudos.

Consta que, em 1941, altura do grande ciclone que assolou todo o país, arrancou a maior parte dos pinheiros da região, fez voar telhados pelos ares, tendo as telhas atravessado ruas e sido projectadas muito longe, derrubou árvores quase seculares, muros, casas, tudo desfa¬zendo com enormes prejuízos, a tragédia bateu à porta de uma família do Corgo do Seixo de Cima que, andando na recolha do moliço, foi apanhada pela tempestade. O barco onde andavam virou-se e pereceram três dos seus ocupantes, pai e dois filhos.
Mas já antes a desgraça batera à porta das gentes de Vagos e seus vizinhos. Segundo relato feito pelo Padre Manuel António Carvalhais no seu livro "Histórias no Presente" editado em 2002, ele diz: "Em 16 de Janeiro de 1922 a noite nunca se fez dia para mais de meia centena de moços e homens moliceiros. A mãe natureza que por estas bandas quase sempre nos
/ 72 / arrouba com o perfume das flores, o azul do céu, a leveza dos prados verdejantes, a tranquilidade do rio Boca, a suavidade ondulante das suas margens e outeiros, vira madrasta irracional e furibunda, monstro carnívoro e indomável, assassina cruel e impiedosa. Em poucas horas, a fúria dos ventos ciclónicos, o ribombar medonho dos trovões, os raios fulminantes dos relâmpagos, as marolas do rio revolto travam uma luta vitoriosa contra a vida destes pobres e indefesos trabalhadores, naturais dos concelhos de Vagos, Murtosa e Mira. Gigantes de perícia e de valentia, habituados a arriar e a levantar o mastro do barco à passagem sob as pontes, treinadíssimos na arte de puxar do leito do rio os ancinhos carregados de moliço, nadadores exímios como peixes, morrem no bojo da tempestade entre gritos de angústia e pedidos de socorro, sem que ninguém lhes valha.

Quando as forças da natureza calam finalmente a sua revolta e o sol do Inverno vem espreitar, envergonhado, os destroços dos barcos partidos em mil pedaços, as mães, as filhas, as irmãs e as noivas amortalham nas próprias lágrimas os corpos dos seus entes queridos espalhados pelas margens do rio como moliço arrolado. "

Olhando o rio Boco, com toda a sua tranquilidade parece-nos quase impossível um acontecimento desta envergadura, mas o certo é que a natureza nunca deixará de nos surpreender.

O moliço foi escasseando de tal forma que deixou gradualmente de ser usado, e sabemos que, no ano de 2009, os organizadores da festa do Moliceiro já não conseguiram fazer o tradicional leilão, pelo facto de os antigos fornecedores deste elemento não o conseguirem apanhar, por não o haver. Dizem que a poluição terminou com ele.


Extracção do barro

Durante muitos anos, a extracção do barro era feita entre Lombomeão, Lameiro e Vagos, num local chamado Vergeiras; noutro apelidado de Barrinhos entre a Qyintã e o Boco, e também no Corgo do Seixo de Baixo, Corgo do Seixo de Cima e Cabeço das Pedras.

Da terra fazer dinheiro era um processo simples, embora duro, que envolvia muita gente: quem cavava o barro, quem o carreava e ainda os barqueiros.

Quando o barco chegava, o seu dono entrava em contacto com Manuel Tereso ou António Serôdio e um destes homens tocando o seu / 73 / búzio, geralmente por volta das trindades, anunciava que o barco acabara de atracar, estando pronto para na manhã seguinte receber o barro que tinha de ser extraído, num trabalho duro feito à enxada. Cavado o barro, este era amassado com os pés, de modo a formar pequenos blocos, todos iguais. O carro era carregado com um determinado número desses blocos dispondo no lastro uma camada, seguida de outra, com os blocos colocados no intervalo dos primeiros, repetindo-se o esquema em pirâmide até perfazer o número de blocos estabelecidos por carrada, tudo feito de forma a facilitar a contagem de modo que, com um simples olhar, se pudesse verificar se a carrada vinha ou não completa.

Ao toque do búzio, feito pelo Serôdio ou pelo Tereso, e ouvido por toda a freguesia, organizavam-se os cavadores para, muitas vezes ainda de noite, ou madrugada alta, começarem o serviço e acorriam os carreiros pois bem cedo os carros deveriam estar prontos a partir de modo a serem os primeiros afazer a entrega do material.

O barro era transportado em carros de bois até às Folsas, e dali era levado nos barcos, saleiros ou mercantéis, através da ria, tendo como destino as olarias de Ovar.

Os barqueiros tinham aqueles tantos homens marcados para lhes levarem as carradas suficientes para carregar o barco. Cada fornecedor habitual poderia entregar, de cada vez que o barco vinha, duas carradas. Se, por azar, não o conseguisse fazer, por não ter o gado à moda, estando doente, ou lhe surgisse qualquer outro imprevisto, aquele que lá chegasse primeiro, era quem tinha direito a substituir o faltoso, podendo pois entregar quatro carradas: duas dele e outras duas do que faltava.

Devido às marés que condicionavam a navegabilidade dos barcos, sucedia por vezes o toque do búzio ser ouvido numa hora diferente do habitual. Quando isto acontecia, porque o dinheiro fazia muita falta no orçamento familiar, ao toque do búzio, todos acorriam o mais rápido possível, já que o primeiro a chegar seria o beneficiado. O desejo de fazer mais alguns tostões nesta tarefa era de tal ordem que, segundo reza a história, um certo dia, estando um grupo no campo a jantar (por volta do meio-dia) o Ti João tal pressa teve em largar tudo, para se pôr em marcha, que ao levantar-se, tropeçou, saltou e virou por si abaixo, a tigela das papas de farinha de milho que estava a comer. Ficou tão danado com o que lhe sucedeu, e foi alvo de tanta chacota por parte dos companheiros, que ainda hoje é lembrada essa peripécia.
/ 74 /
A vida era tão dura e tão difícil que tudo se tinha de aproveitar até à última migalha.

A extracção feita entre a Quintã, S. Romão e a Lomba foi de tal monta que nos terrenos de onde o barro saía ficaram barrocos, os quais, depois de nivelados e alisados, deram lugar a praias de arroz, dado que por ali passava uma vala foreira, que nos anos invernosos inundava tudo, ficando alagados, por muito tempo, campos onde os carros de bois, ao tentar passar, apesar de as suas rodas serem de madeira e bem largas, se enterravam, acarretando essa situação, graves dores de cabeça para os donos que os tinham de retirar dos atoleiros.

A abundância de barro nestas terras atraiu uma família de ceramistas que aqui se veio instalar na fronteira da freguesia, sendo conhecida por Loiceiros, da qual ainda há descendentes com este apelido. O barro era transportado para a olaria em carros de bois que, para o descarregarem, encostavam a uma janela larga e, à pazada, este era atirado directamente para dentro de uma masseira. Ali era amassado, moldado e cozido dando forma a diversas peças utilitárias tais como alguidares, jarras e cântaros para ir à fonte à água, caçoilas, tudo em barro vermelho e não vidrado.

...   ...   ...


      Página anterior   Índice geral   Página seguinte