10º Festival Nacional de Folclore - 16 de Julho de 1994 – pp. 48 a 50

Rancho Folclórico da Romeira

A freguesia da Romeira fica a cerca de 10 Km da cidade de Santarém, para Norte. A sua zona geográfica é denominada por Bairro, (mais para Sul fica a Lezíria), onde a maneira de estar das suas gentes é algo diferente, mais recatada, mas não menos laboriosa. Área de minifúndio, onde abundava, até há bem pouco tempo, o trigo e outros cereais, assim como o azeite e o vinho. Este, porém, em pouca quantidade.

A freguesia da Romeira era uma zona de agricultura, mas hoje as suas gentes já não se dedicam às tarefas do campo, pois a juventude procurou outras tarefas, outros empregos.

O Rancho Folclórico da Romeira foi fundado em Julho de 1961, com a finalidade de preservar os usos e costumes dos nossos antepassados.

O Rancho Folclórico da Romeira, ao longo dos seus 30 anos de existência, tem procurado defender a sua Região etno-geográfica e ao longo dos anos tem levado de Norte a Sul do pais e estrangeiro as suas danças e cantares com as suas características próprias, adquiridas a partir de recolhas e pesquisas efectuadas na região da Romeira e periferia. O Rancho Folclórico da Romeira herdou também algum espólio cultural de uma tuna musical que existiu na Romeira, no princípio deste século.

Este rancho realiza anualmente o seu festival nacional de folclore, que nos últimos anos tem integrado um rancho espanhol. Tem procurado trazer à Romeira os melhores ranchos nacionais e das mais diversas regiões do pais.

/ 49 /

Por tudo o que acima foi dito, poder-se-á dizer que o Rancho da Romeira realiza um dos melhores festivais de folclore do concelho de Santarém. 

O Rancho Folclórico da Romeira tem actuado nos melhores festivais nacionais e internacionais, e já efectuou digressões por: Espanha, Israel, Alemanha, Inglaterra e Noruega. Esta última a bordo de um paquete de cruzeiro, actuando para os seus passageiros.

Tudo isto traduz a riqueza cultural do Rancho Folclórico da Romeira.

O Rancho Folclórico da Romeira é composto por 40 elementos, entre tocadores, cantadores e bailadores.

O cancioneiro da freguesia da Romeira, no qual o / 50 / rancho é seu fiel executante, tem de salientar as seguintes danças e cantares: Verde-Gaio, Fadinhos, Modas a 2 Passos, Fandango, Bailaricos, Danças Burguesas; e os seguintes instrumentos: Acordeões, Violas, Clarinete, Bandolim, Gaita de Beiços, Ferrinhos, Cana-Rachada, Bilha.

Sendo a freguesia da Romeira essencialmente agrícola, tinha alguns proprietários abastados, outros nem tanto. A maneira de vestir reflectia-se consoante o extracto social a que pertenciam. Destacamos, entre outros, os trajes de: Noivos, Domingueiros Abastados, Camponeses, Moirais, Apanhadeiras de Azeitona, Ceifeiros, Abegões, Lavradores.

Nas actuações alguns camponeses fazem-se acompanhar de alguns utensílios das fainas agrícolas.

 

 

página anterior início página seguinte