10º Festival Nacional de Folclore - 16 de Julho de 1994 – pp. 51 e 52

Rancho Folclórico "Ceifeiros e

Campinos" da Azambuja

 

O Rancho Folclórico "Ceifeiros e Campinos" foi fundado em 18 de Fevereiro de 1957 na castiça vila de Azambuja, centro de importante actividade agrícola, situada entre o bairro montanhoso e a planície (lezíria). Presentemente em grande desenvolvimento industrial e turístico.

Ao longo dos seus 36 anos de existência, o Rancho Folclórico "Ceifeiros e Campinos" tem procurado, através das suas danças, cantares e outras manifestações de carácter folclórico e etnográfico, recuperar e conservar as tradições seculares deste povo de personalidade tão forte, carácter altivo e temperamento exuberante.

/ 52 /

o Rancho Folclórico "Ceifeiros e Campinos" é composto por uma média de 40 elementos das mais diversas idades, pessoas simples, recrutadas entre o povo que trabalha e estuda dia ou noite, pessoas essas que gostosamente sacrificam os seus tempos livres na defesa das tradições da sua região -- A Borda D'Água.

As 35 danças do Rancho "Ceifeiros e Campinos", curtas e cheias de movimento, estão intimamente relacionadas com as fainas campestres da região, como sejam: as adifas (festas de fim de safra), as vindimas e as ceifas. O seu reportório cantado e bailado é composto por viras, fadinhos, modas de roda, verde-gaios, bailaricos e o célebre fandango ribatejano.

O Rancho "Ceifeiros e Campinos" de Azambuja tem levado as suas danças e cantares aos festivais mais importantes do país, tanto nacionais como internacionais. Fez imensos programas para a rádio e televisão. Publicou um livro "Subsídios para o Cancioneiro Popular de Azambuja". Gravou 3 LPs. Realiza anualmente um encontro de folclore. Tem organizado também, por ocasião do seu festival anual, um vistoso cortejo etnográfico com grande representatividade.

Além dos diversos festivais em que tem participado, o Rancho "Ceifeiros e Campinos" tem levado as suas danças e cantares também além fronteiras, mais propriamente a: Felletin - França - 1983; Corcarnon - França - 1986; Hannover - Alemanha - 1988; Simancas - Espanha - 1993.

Para finalizar, esta organização conta ainda desde Dezembro de 1975 com uma secção infantil, trabalho que o Rancho se orgulha em desenvolver, a fim de fomentar a prática do folclore nas camadas mais jovens, para que o Rancho "Ceifeiros e Campinos" adulto seja cada vez mais uma realidade.

 

 

página anterior início página seguinte