10º Festival Nacional de Folclore - 16 de Julho de 1994 – pp. 45 a 47

Grupo Folclórico das Lavradeiras

de Parada de Gatim

Parada de Gatim é uma das 58 freguesias do concelho de Vila Verde, que dista 15 Km de Vila Verde e 13 da capital do distrito, Braga. Faz parte da região agrícola denominada Vale do Cávado. Região fértil, invejável pelas suas privilegiadas condições naturais, com um solo e ar puríssimos, oferece deslumbrantes e magníficos panoramas, pungentes de força de verdes e castanhos. Tem como actividades principais de suas gentes a agricultura, pecuária e uma produção vinícola de sabor delicioso.

O Grupo Folclórico das Lavradeiras de Parada de Gatim foi fundado em 14 de Junho de 1969 com intuito de não se perder o folclore da região, manter vivos os usos e costumes, danças e cantares das suas gentes.

Teve para a sua formação grandes dificuldades, quer de ordem financeira (para aquisição de trajes genuínos e instrumental), quer de ordem humana (se bem recordamos a emigração nos levava os melhores quadros), mas, felizmente, foram superadas devido ao entusiasmo e esforços conjugados de quatro briosos Paradenses e alguns emigrantes radicados no Brasil.

Com seriedade absoluta quanto a trajes, danças e cantares, além da naturalidade, alegria comunicativa e entusiasmo dos seus componentes, tem obtido êxito, participando nos maiores certames de folclore nacional e dando alegria às festas e romarias.

/ 46 /

A animação televisiva também tem encontrado receptividade, porquanto já actuou para a Rádio Televisão Portuguesa (RTP) em 1972, 73, 82, 83 e 84, TV Alemã, BBC Londres e TV Irlandesa.

Para que os vindouros possam recordar e admirar o encanto das canções populares da região, já gravou 2 LPs e 9 Singles.

Já levou a graça moça, dança e cantares da região do Baixo Minho e especificamente de Portugal além fronteiras, nomeadamente à Alemanha (2), França (3), Espanha, Holanda, Luxemburgo, Inglaterra e Irlanda (o 10º grupo Folclórico português a calcar terras Irlandesas).

O reportório compõe-se de danças recolhidas na região e para isso foi necessário indagar junto de pessoas idosas, / 47 / para se certificar da sua autenticidade. São danças de movimentos vivos e graciosos, onde predominam os Malhões ou Canas Verdes e Viras.

A tocada é constituída por concertinas, violas braguesas, cavaquinho, reque-reque, bombo, ferrinhos e flauta de cana.

Vestindo-se como faziam na sua região as gentes do passado, o Grupo Folclórico das Lavradeiras de Parada de Gatim exibe os seguintes trajes: Trabalho; Domingo Festa; Vale do Cávado; Noivos; Lavradeira abastada; Ribeira. Usados em finais do Séc. XIX e princípio do Séc. XX.

 

 

página anterior início página seguinte