10º Festival Nacional de Folclore - 16 de Julho de 1994 – pp. 43 e 44

Rancho Folclórico "Os Canteiros" de Vila Verde

 

Fundado em 26 de Maio de 1978, filiado na Federação do Folclore Português em Dezembro de 1984 e filiado no INATEL desde Agosto de 1985.

Grupo inserido na região saloia do concelho de Sintra.

Originais de Vila Verde, freguesia de Terrugem, dedicou-se este grupo a recolher, preservar e divulgar os usos e costumes dos seus antepassados; os seus trajes, danças e cantares são recolhas das freguesias de Terrugem e S. João das Lampas, e podemos assim apercebermo-nos como seriam os saloios desta região nos fins do século XIX, princípios do século XX.

Os seus trajes são cópias o mais aproximado possível, tais como: cabouqueiro; serrador de mármores; canteiro; ferreiro; trabalhador rural; domingueiro e festa; saloios ricos e saloios pobres; vendedor de gado; vendedora de galinhas e ovos; vendedora de queijadas; vendedora de morangos.

Tem origem na região saloia mormente no concelho de Sintra. Zona rica em hortas, tem na sua várzea uma das estufas da cidade de Lisboa.

Ao mesmo tempo que os saloios desta região se ocupavam das hortas e pomares, temos também a referir que pela proximidade da serra de Sintra, e dos mármores neste concelho existentes, se dedicaram os saloios desta região ao trabalho da pedra-cantaria.

/ 44 /

Como todos os saloios, são um povo alegre, que, apesar de pobre, sempre da nesga de terra que possuía tirou o sustento da família; ao mesmo tempo que aproveitava a pedra calcária para o trabalho de construção.

Depois de largos anos dedicados à pesquisa e recolhas das tradições dos seus antepassados, chegou a altura de verdadeiramente mostrarmos a quem nos vê tudo aquilo que foram os nossos antanhos e, através das suas danças, trajes e cantares, apercebermo-nos como seriam os saloios da região de Sintra.

 

 

página anterior início página seguinte