MUITO
se falou, muito se fala e ainda falta dizer muito desses quatro rapazes
a
quem o público não tem regateado aplausos, reconhecendo-os como
responsáveis por todo um movimento musical, que surgiu há
aproximadamente dez anos. Se a principio houve controvérsias e as
opiniões divergiam, hoje são poucos aqueles que se mostram
desinteressados pelo lançamento de qualquer disco do agrupamento que
se
chama
BEATLES, um nome simples, fácil de pronunciar e, aparentemente, sem algum significado.
Pois, está a fazer dez anos que Buddy Hoby e os Crickets (grilos)
estavam muito em voga e
ocupavam posição de destaque nos tops. Foi nessa altura que GEORGE
HARRISON, PAUL McCARTNEY, STUART SUTCLlFFE e
JOHN LENNON formaram um
conjunto muito modesto que nem sequer tinha nome. Lennon procurava
um nome sonante, que se fixasse com facilidade e como grande
admirador dos Crickets, pensava em vários insectos. Fazendo uma
união de beetle (besouro) com beat (movimento musical da época),
John obteve o nome que pretendia: BEATLES.
Venceram imensas dificuldades até
à gravação do primeiro
disco LOVE ME DO. Nessa altura, já conheciam Brian Epstein, que
recordam com saudade, e já tinham a composição actual, depois de Stuart Sutclilfe ter sido substituído por Pete Best e este por
Richard Starkey, que hoje todos conhecem por Ringo Starr e
que tinha sido baterista dos Romy
Storm. Ainda nesta primeira fase gravaram um disco com Tony Sheriden
MY BONNIE.
Estávamos em 1962. Em oito anos, os Beatles gravaram mais de
duzentas canções, notando-se
sempre uma evolução que crescia de disco para disco. Com
o lançamento de YESTERDAY os
olhos de todo o mundo começam a voltar-se para os quatro rapazes de
Liverpool e depositam neles grandes esperanças. Pode afirmar-se que
os Beatles não nos desiludiram, pois passados poucos meses toda a
gente cantava MICHELE e GIRL. Compõem, para cantar num programa da
Mundovisão ALL YOU NEED IS LOVE –
a mensagem de paz que enviaram a todo o mundo através do pequeno
ecrã. Morre Brian Epstein e os Beatles sofrem um grande
abalo. Deixam de tocar em público e isolam-se. Entregam-se
à meditação e vão para o Oriente onde colhem benéfica influência da
música local. O mais influenciado foi George que toca cítara
em WITHIN YOU, WITHOUT YOU
/ 13 / no álbum SERGENT PEPPER'S LONELY HEARTS CLUB BAND.
Mos a obra prima dos Beatles é, sem dúvida, o álbum duplo que eles
chamaram THE BEATLES e que ficou conhecido por ÁLBUM BRANCO.
Pairou no ar a notícia da separação e, consequentemente, do fim dos Beatles. Foi por pouco tempo. No fim de 1969 surgiu ABBEY ROAD (nome
da rua onde se localizam os estúdios de gravação da E. M. T. em
Londres) com um punhado de boas canções. Nota-se, até certo ponto e
numa ou noutra canção, a influência do estilo desse outro
extraordinário grupo que foi CREM (hoje BLlND FAITH). No entanto, as
restantes canções continuam a primar pela originalidade. Já foi
publicado em Londres um novo Long Play e nos estúdios de gravação
trabalha-se no que sairá durante o próximo mês para comemorar o X aniversário dos Beatles.
Será interessante referir alguns aspectos individuais dos Beatles.
E, por curiosidade, falaremos dos ex-elementos.
START SUTCLlFFE foi o primeiro baterista dos Beatles. Acompanhou-os em duas digressões pela Holanda. Morreu vitimado por uma
hemorragia cerebral.
PETE BEST foi o segundo baterista, logo após a morte de Sutcliffe.
Hoje é padeiro. Noutros tempos, a família possuía uma boîte onde
chegaram a tocar.
BRIAN EPSTEIN foi o homem
que esteve por detrás do êxito dos Beatles. Foi deles empresário até
que as drogas o aniquilaram.
Até neste ponto os Beatles se sentem reconhecidos a Epstein, pois,
impressionados com a sua morte, abandonaram os estupefacientes que
tomavam nessa altura.
JOHN LENNON foi inicialmente o viola ritmo do grupo. Actualmente
não se pode dizer que o seja. Toca vários instrumentos, mas os que
mais frequentes vezes utiliza são a viola e o piano.
GEORGE HARRISON toca especialmente viola solo e em algumas canções
ouve-se também a sua cítara. Compõe raramente, mas quando o faz
constrói música válida e nota-se que há, da parte dele, uma
preocupação constante em realizar boas harmonias.
PAUL McCARTNEY é o responsável pela viola baixo,
que toca com a mão esquerda. Toca ainda
vários instrumentos, entre os quais trompete e órgão.
LENNON - McCARTNEY –
por estranho que pareça, a verdade é que esta duplo é ainda um novo
elemento dos Beatles do qual convém falar separadamente, pois das
duas centenas e algumas dezenas de canções gravadas por eles, a
maior parte foi composta por John e Paul.
RICHARD STARKEY ou RINGO STARR, como quiserem, é o baterista
actual. Muito activo, dedica-se ao mesmo tempo aos desportos,
colecções, cinema e música, claro. Já compôs várias canções e, até
certo ponto, aceitáveis.
/
14 /
Falando de canções, o Clube
do 2.º Esquerdo elaborou o quadro que se segue:
1 – BLACKBIRD; 2 – PIGGIES;
3 – SHE'S LEAVING HOME; 4 – JULIA – GOLDEN SLUMBERS; 6 – SAVOY TRUFFlE;
7 – THE FOOL ON THE HlLL; 8 – MOTHER NATURE'S SON; 9 – A DAY IN THE
LIFE; 10 – WITHIN YOU, WITHOUT YOU.
Para terminar, uma afirmação um bocadinho ousada, mas
na
qual o Clube tem muita confiança: se um dia os Beatles se
resolvem a compor música séria, o património do músico erudito será
enriquecido sobremaneira e o nome desses quatro rapazes brilhará
entre os nomes dos melhores compositores de todo o mundo e de todo
o sempre.
Contactem connosco.
Pelo Clube do 2.º
Esquerdo
José António da Silva Alves Moreira |