As 12 hores de
Sebring constituíram a segunda prova do Campeonato deste ano.
Se, em Deytone, os Ford GT 40 de John Wyer foram batidas em
resistência e em velocidade, demonstrarem, nesta prova, que são
muito capazes de repetir o êxito alcançado no último campeonato.
Foi muito duro e repleto de surpresas, como ê hábito em provas deste género. A
atestá-lo está o facto de ter havido, durante a
competição, nada menos do que treze comandantes, que se revezaram ao longo de quase toda
a prova.
A Ferrari entrou oficialmente em prova com o seu protótipo 312 p nas
mãos de Amon e Andretti, que o colocarem na 1.ª fila da grelha de
/ 23 /
partida, ao efectuarem o melhor tempo dos treinos. Forte em número e
em qualidade, a Porsche esperava, como adversários mais temíveis, a Lola de Donohue e Bucknun, o Ferrari e os GT 40 de Hobbs-Hailwood e
de Ickx-Oliver.
À partida, Mitter e Siffert denunciaram os seus propósitos
ao
imprimirem um ritmo demoníaco à corrida. Para os contrariarem encontravam-se o 312 p de Amon e a Lola de Donohue. Amon,
excelente piloto, conseguiu meter o Ferrari entre as duas máquinas
alemãs e seguia colado a Siffert, que era o líder. As duas GT 40 já
tinham sido dobradas e encontravam-se em 7.º 8.º postos.
Tudo deixava transparecer que de entre os Porsche,
o Ferrari e a Lola sairia o vencedor. Porém, com quase três horas de prova,
Siffert
sente a sua máquina sem obediência aos seus apelos. A Lola, mercê de
um comportamento regular, passa para a frente. Mas pouco depois abandona, imitada
pela Porsche de Herrman-Ahrens. vítimas de
avarias na suspensão. É então a Ferrari que beneficia passando para
primeiro lugar. Mas também não seria por muito tempo, pois encostaria
às «boxes» para desobstruir o radiador, deixando o comando à Porsche de Mitter-Schutz. E não ficou por aqui a troco de
comandantes. Mitter foi obrigado a encostar com avaria no chassis. E
é então que a GT 40 de Ichx-Oliver ocupa o primeiro lugar para
não largar mais.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1.º ICKX-OLIVER
|
FORD GT
40 |
239
voltas |
2.º AMON-ANDRETTI |
FERRARI 312 p |
238 |
3.º BUZZETTA-STOMMELEN |
PORSCHE
908 3L |
233
voltas |
4.º MITTER-SCHUTZ |
PORSCHE
908 3L |
233
voltas |
5.º SOLER-ROIG – UNS |
PORSCHE
908 3L |
233
voltas |
6.º LESLIE-MOTSCHENBACHER |
LOLA-CHEVROLET |
229
voltas |
7.º ELFORD-ATWOOD |
PORSCHE
908 3L |
228
voltas |
8.º SMOTHER-BAKER |
PORSCHE
908 3L |
214
voltas |
Além de vencerem a prova, Ickx e Olver, bateram o recorde, que
estava na posse de MacLeren-Andretti, ao fazerem 2 063 Km à média de
166, 400 Km/h.
|