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farol n.º 30 - mil novecentos e sessenta e oito ♦ sessenta e nove, págs. 16 a 18.

Como se faz em Portugal a Pesca do Bacalhau

Orquídea Maria Gomes de Castro
(2.º ano)
 

PODEREMOS considerar duas modalidades de pesca do bacalhau para os Portugueses: uma a pesca à linha; outra a do arrasto, bastante distintas entre si, embora com a mesma finalidade.

Na pesca à linha os navios, todos brancos, e alguns usando ainda velas, partem de Lisboa, depois de aparelharem. Esta aparelhagem consiste em fornecer o navio de tudo o que irá precisar durante a companha, tal como sal, água, alimentos, gasóleo, isca e todos os apetrechos de pesca.

A partida é normalmente durante o mês de Abril e o regresso em Outubro.

Depois de saírem de Lisboa dirigem-se paro os bancos da Terra Nova onde pescam durante certo tempo, indo depois a uma cidade canadiana, normalmente St. John's, para abastecer, seguindo depois para a Gronelândia; há, no entanto, navios que fazem toda a safra nos bancos da Terra Nova, mas a maioria vai para a Gronelândia.

Na primeira modalidade de pesca, os navios, divididos em grupos, fazem pesquisas pelos vários bancos existentes e fundeiam naquele que tiver melhor aspecto; arreiam os dóris que partem para a área determinada pelo capitão e lançam as linhas cada um no seu sítio, recolhendo-as passado certo tempo com o pescado que provavelmente lá virá. Depois de descarregado o bacalhau dos dóris para uns compartimentos chamados «quêtes», um pescador faz-lhe o «trote». O «trote» consiste em abrir o peixe desde o umbigo às guelras. Depois esse peixe passa para o «partidor de cabeças» que é um homem que lhe tira as vísceras, o fígado do qual se extrai o óleo de fígado de bacalhau e tira-lhe a cabeça. Depois passa ao «escalador» que é um pescador que com uma faca abre o peixe desde a badana até à barbatana caudal. Depois de o abrir, corta-lhe metade da espinha que vai do umbigo até à cabeça. Feito isto é levado para uma tina de madeira que está cheia de água para lavar o peixe. Sai de dentro de essas tinas por meio de uns garfos e vai para um escorredor. Daí vai para dentro de umas mangueiras que o conduz ao porão. Aí estão homens salgadores com uns garfos que o tiram de dentro de um tabuleiro e o põem para a «pana», onde os seus companheiros salgadores o estendem um a um e lhes põem sal. Vida rude esta que exige dos homens um esforço titânico!

O tempo de permanência dos dóris fora do navio varia muito, de acordo com as condições de tempo e outros factores, mas podemos dizer que anda por volta / 17 / de 12 horas, sendo a partida normalmente entre as 4 e 5 horas e a chegada entre as 16 e as 17 horas.

O dia a dia decorre normalmente desta maneira, tendo como intervalos algumas tempestades que aparecem, alturas essas em que o navio não pesca, aproveitando a tripulação para descansar mais um pouco do que o normal. Depois é aguardar que o navio esteja cheio, para os mais afortunados ou que a época termine para os que tiverem menos sorte, regressarem a Portugal, ansiosos por ver as famílias de que estão já há tanto tempo separados.

Durante a viagem de regresso, fazem-se arrumações, limpezas, pinturas, etc., para que o navio e a tripulação se apresente cá com o melhor aspecto possível.

No dia da chegada é festa para todos e não há trabalho a bordo; mas nos seguintes já começa a descarga do peixe que é levado para as secas depois de pesado. Na seca há várias lavagens, depois das quais o bacalhau é estendido a secar, para depois ser enfardado para vender ao armazenista.

Quanto à pesca do arrasto, modernamente poderemos considerar que não há épocas para esta modalidade de pesca. Os navios partem em qualquer altura até que façam um carregamento que possa chamar-se lucrativo para que regressem mandando-os de novo logo que estejam prontos para nova viagem e assim sucessivamente durante todo o ano.

Fazem-se normalmente duas viagens por ano, mas tudo está dependente das contingências da pesca. Os navios depois da descarga e já com alguns apetrechos de pesca a bordo, partem para Lisboa, onde usualmente armam.

Metem sal em Setúbal ou Lisboa, abastecem-se de mantimentos e água, atestam de combustível e partem para os bancos da Terra Nova, Labrador ou Gronelândia, que são os que normalmente usam, apesar de haver bacalhau em outros lados.

No arrasto a pesca é feita por redes que são rebocadas pelo navio. Normalmente as redes usadas arrastam pelo fundo, mas modernamente grande parte dos navios portugueses já estão equipados com redes que podem pescar a meia-água, podendo a profundidade a que a rede vai ser regulada de bordo. Usar-se-á uma ou outra rede conforme o peixe andar junto ao fundo ou a meia-água. Para a detecção de cardumes são os navios equipados com sondas que nos dão a profundidade a que eles se encontram e, com certa aproximação, a quantidade de peixe provavelmente existente, além da configuração do fundo. Logo que um cardume é detectado, o navio toma posição para largar a rede com os marinheiros nos seus postos de trabalho.

Depois da rede estar na água, o capitão do navio procurará fazer com que ela passe nos locais onde o peixe se encontra e, passado certo tempo, que vario muitíssimo de acordo com o / 18 / aspecto da pesca, manda recolher a rede que dará o resultado do trabalho. O tempo de arrasto varia de cerca de 15 ou 30 minutos até cerca de 5 horas, mas normalmente anda por volta de 2 horas. Logo que o pescado entra a bordo vai para uma parte do navio chamada normalmente convés de trabalho onde é amanhado, descabeçado e escalado, consistindo esta última operação em abrir o peixe de alto a baixo para o apresentar com o aspecto com que nós cá o conhecemos já seco. Depois daqueles operações o peixe é lavado e vai para os porões onde é salgado.

Durante a companha, normalmente os navios precisam de ir a terra, principalmente para abastecimento de gasóleo, sal e mantimentos utilizando normalmente para esse fim a cidade de St. John's, no Canadá.

Logo que o navio esteja carregado, ou quando o armador ordenar, inicia-se a viagem de regresso, passando-se depois tudo como num navio de linha, mas feito com muito mais rapidez para que possa partir de novo, para mais uma companha para os mares do Noroeste Atlântico.

 

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11-06-2018