Acesso à hierarquia superior.

farol n.º 10 - mil novecentos e sessenta e três ♦ sessenta e quatro, págs. 26 e 27.

Breve reportagem

(S. D.)


1.º de Dezembro

1.º de Dezembro de 1640!

Data máxima da nossa História que marca o momento em que Portugal sacudiu o jugo estrangeiro e passou a ser senhor do seu destino. Não admira pois que esta data seja
festivamente lembrada todos os anos.

E por ser este o seu Dia, a Mocidade tomou parte, mais uma vez, nas comemorações do dia 1.° de Dezembro: participaram representações dos vários Centros da Ala de Aveiro, da M. P. e da M. P. F.

Após um desfile em parada dos vários filiados, pela Avenida principal, realizou-se a concentração dos mesmos junto do Padrão dos Descobrimentos onde, em continência,
foram depostas coroas de louros e de flores. Seguidamente realizou-se uma Sessão Solene no Ginásio do Liceu presidida pelo DeI. Distr. da M. P., Sr. Dr. Fernando Marques, e em que estavam presentes várias altas individualidades civis e militares. Começaram por falar 2 dos 3 estudantes que nas passadas férias visitaram algumas Províncias Portuguesas de Além-Mar, como participantes do 2.º Curso de Estudos Ultramarinos, promovido pela M. P.; primeiro falou João Manuel T. Barreto sobre «O 1º de Dezembro e o Ultramar», e em seguida Fernando Paiva de Castro versou um tema sobre Angola. Após estas, o Sr. Reitor do Liceu, Dr. Orlando de Oliveira, exprimiu ao Sr. DeI. Distrital os seus melhores votos de continuação e aumento deste intercâmbio dos rapazes de Metrópole com os do Ultramar.

Em continuação da Sessão entregaram-se os diplomas e as insígnias aos novos graduados e arvorados.

/ 27 /
Foram também distribuídos aos três participantes, da Ala de Aveiro, no Curso de Estudos Ultramarinos os distintivos de Formação Ultramarina.

Falou, a encerrar a Sessão, o Sr. Dr. Fernando Marques que, mais uma vez, fez referência ao patriótico 1.º de Dez. como sendo mais um exemplo de bravura e heroicidade na História deste nosso Portugal.

Terminaram as festividades deste dia com uma Missa na Sé Catedral, da qual foi celebrante Mons. Aníbal Ramos, assistente religioso da M. P.. Prestou Guarda de Honra ao altar uma formação armada de Milícia, do C. I. M. n.º 15.

Abriu neste mesmo dia, no átrio do Liceu, uma exposição de fotografias sobre Angola e S. Tomé, para a qual colaboraram os filiados participantes na viagem ao Ultramar, Fernando Castro e Simões Dias.

Dia 8 de Dezembro

Desde longos anos festeja-se o dia 8 de Dezembro como o Dia da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal, à qual um monarca português consagrou a Nação.

Actualmente associa-se a esta comemoração a do Dia de Mãe, visto ser Aquela o modelo das Mães.

Também este dia não foi esquecido pela M. P. Feminina, que, na Sé Catedral, mandou celebrar uma Missa por intenção de todas as Mães de Portugal e em louvor da Mãe das Mães.

 

página anterior início página seguinte

08-06-2018