Acesso à hierarquia superior.

EXPOSIÇÃO ANTOLÓGICA - 14 a 29 de Setembro de 1996

ZÉ AUGUSTO, UMA REFERÊNCIA
Prof. Celso Augusto Baptista dos Santos – pág. 2

Zé Augusto é, hoje por hoje, uma das referências da nossa cidade. É o único Artista que recria os tipos de Aveiro, que outrora eram o rosto da nossa gente.

Hoje, fica-nos apenas a memória desses "ex-libris", que num passado ainda não muito distante, se viam pelas ruas e campos do nosso concelho.

Não é com nostalgia que a eles me refiro, mas sim com a emoção que ainda nos transmitem, quanto os vemos representados, através dos nossos Grupos Folclóricos, Etnográficos e Cénicos, e, quando os admiramos cristalizados pela cerâmica vidrada e colorida que o barrista aveirense Zé Augusto tão bem sabe retratar.

A Câmara, sensível a esta actividade, tem acarinhado e incentivado a produção cerâmica dos nossos artesãos, criando assim, estruturas que lhes permitem em melhores condições, valorizar, promover e divulgar o seu trabalho, que há muito ultrapassou as nossas fronteiras.

Esta homenagem a Zé Augusto, consubstanciada na Exposição, não é mais do que dar ao Artista o lugar que merece, não só pela sua Arte que é impar, mas também pelo que ela testemunha da cultura de várias gerações de aveirenses.

Na minha qualidade de Presidente da Câmara convido todos a visitarem esta retrospectiva, já que a considero um marco na História da nossa terra.
 

 
Página anterior Página inicial Página seguinte