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Os poetas e a natureza

Luís Serrano

 

POETAS DO BARROCO

O Barroco Peninsular assenta, fundamentalmente, num grande poeta castelhano, D. Luís de Gôngora que influenciou a poesia subsequente.

O mundo deixou de ser perfeito: depois de Copérnico e sobretudo depois de Kepler o círculo foi substituído pela elipse, o centro deu lugar a dois centros, isto é houve uma descentralização. Como diz Severo Sarduy (1989: 57-58):

[...]algo se descentra, ou melhor dizendo, desdobra o seu centro; presentemente a figura matriz já não é o círculo, de centro único, radiante, luminoso, paternal, mas a elipse, que opõe a este foco visível um outro foco igualmente activo, igualmente real, mas obturado, morte, nocturno, centro cego, reverso do yang solar germinador: ausente.[...]

Esta descentralização corresponde, no plano do pensamento, a um conflito que Natália Correia descreveu no prefácio à Antologia da Poesia do Período Barroco, (Círculo de Poesia, Moraes Editores,1982, p. 10), deste modo:

[...] Este conflito [entre o velho fantasma gótico da fé e o racionalismo clássico] é a própria essência dramática da consciência barroca que se lança na espinhosa aventura de harmonizar a fé e a razão, salientando todos os contrastes que solicitam o homem para neles tornar visível uma existência correspondencial, numa busca de unificação que marcaria o encontro da atitude barroca com a poética aristotélica.[...]

 

Sobre a passagem do Renascimento ao Barroco vale a pena meditar nas palavras de Lenoble (op. cit.,p. 261-2):

[...]1632. Uma data, mas não uma data única. Com efeito, há que pôr muitas reservas a datar com precisão um movimento de pensamento tão vasto. De facto, o espectáculo que nos dá neste momento a evolução da ideia de Natureza não deixa de ser impressionante e parcialmente misterioso. [...] há que escutar a Natureza, não que se servir dela. E eis que, a partir dos anos de 1620, sábios e filósofos, independentemente da sua inclinação de espírito, [...]- todos, a despeito de todas as divergências de Escolas e das polémicas muitas vezes inflamadas, se encontram de acordo ao afirmar que a Natureza é uma máquina e que a ciência é a técnica de exploração desta máquina. A amplitude e, por assim dizer, a instantaneidade deste fenómeno, excluem qualquer explicação através dos empréstimos ou das influências recíprocas: sobre o essencial, isto é, a necessidade e o fundamento desta mudança de atitude, os sábios acham-se de acordo ainda antes de se conhecerem - cada um encontra-os espontaneamente na sua consciência.

A explicação não pode, pois, encontrar-se na cronologia, nem sequer simplesmente na história, mas numa psicologia estendida aos fenómenos sociais. Tudo se passa como se nos encontrássemos perante uma crise do inconsciente colectivo: subitamente, o homem ocidental deixou de tomar perante a Natureza a atitude da criança que escuta; virilizou-se e quer tornar-se "o dono e senhor".

 

9. D. LUÍS DE GÔNGORA (1561 - 1627)

De todos os poetas peninsulares, foi certamente Gôngora aquele que maior influência exerceu na poesia portuguesa do período barroco, influência que no dizer de Natália Correia (op. cit.p. 22), citando José Aras Monte reiterando, de resto, a opinião de Camilo Castelo Branco, não terá muito a ver com o domínio filipino embora possa ter sido facilitado por ele.

Do diálogo entre o homem e a natureza , transcrevemos parte do poema 52 que data de 1603 (Gôngora, 1988: 293-295).

 

                                    En los pinares de Júcar 
                        
            vi bailar unas serranas, 
                       
            al son del agua en las piedras, 
                       
            y al son del viento en las ramas. 
                       
            No es blanco coro de ninfas 
                       
            de las que aposenta el agua, 
                       
            o las que venera el bosque, 
                       
            seguidoras de Diana: 
                       
            serranas eran de Cuenca, 
                       
            honor de aquella montaña, 
                       
            cuyo pie besan dos rios 
                       
            por besar de ella las plantas. 
                       
            Alegres corros tejian, 
                       
            dándo-se las manos blancas 
                       
            de amistad, quizá temiendo 
                       
            no la truequen las mudanzas.

 

                                    Que bien bailan las serranas! 
                       
                        Que bien bailan!

 

                                    El cabello en crespos nudos 
                       
            luz da al sol, oro a la Arabia, 
                       
            cuál de flores impedido, 
                       
            cuál de cordones de plata.

                                                [...]

                                    Ellas, cuyo movimiento 
                       
            honestamente levantan 
                       
            el cristal de la columna 
                       
            sobre la pequeña basa.

 

                                    Qué bien bailan las serranas! 
                       
                        Qué bien bailan!

 

                                    Una entre los blancos dedos 
                       
            hiriendo negras pizarras, 
                       
            instrumento de marfil 
                       
            que las Musas le envidiaran, 
                       
            las aves enmudeció, 
                       
            y enfrenó el curso del agua; 
                       
            no se movieron las hojas, 
                       
            por no impedir lo que canta:

 

                                                Serranas de Cuenca 
                       
                        iban al pinar, 
                       
                        unas por piñones, 
                       
                        otras por bailar.

                                                [...]

 

Como refere Antonio Carreño, a arte de Gongora reúne aqui maneirismos, alusões mitológicas, idealização de serranas (como na novela pastoril, as pastoras) com a graça de canções de tipo tradicional.

Chamo a atenção para as oposições

blancos dedos negras pizarras

movimento (levantan el cristal, bailan) paragem (enmudeció,enfrenó, no se movieron)

e também para a estrofe de clara ressonância popular onde as serranas vão ao pinhal

unas por piñones, otras por bailar.

 

GREGÓRIO DE MATOS (1633 - 1696)

Considerado como um importante poeta barroco de língua portuguesa, ainda que tendo nascido no Brasil, na Baía, dele apresentamos o soneto Pintura Admirável de uma Beleza, (Correia, 1982: 209) onde se vê que a natureza assume um aspecto claramente secundário em face da beleza da mulher amada:

 

                                    Vês esse Sol de luzes coroado? 
                       
            Em pérolas a Aurora convertida? 
                       
            Vês a Lua de estrelas guarnecida? 
                       
            Vês o Céu de Planetas adorado?

                                    O Céu deixemos; vês naquele prado 
                       
            A Rosa com razão desvanecida? 
                       
            A Açucena por alva presumida? 
                       
            O Cravo por galã lisongeado?

                                    Deixa o prado; vem cá, minha adorada, 
                       
            Vês desse mar a esfera cristalina 
                       
            Em sucessivo aljôfar desatada?

                                    Parece aos olhos ser de prata fina? 
                       
            Vês tudo isto bem? pois tudo é nada 
                       
            À vista do teu rosto, Caterina.

 

 

POETAS DO PERÍODO ROMÂNTICO

Entre o Barroco e o Romantismo situa-se o Período Neo-clássico que indo buscar as suas raízes a Horácio vem de novo colocar o problema da ordem, dando prioridade à vertente racionalista na arte. Corresponde ao movimento do Iluminismo cujo mentor político foi, entre nós, o marquês de Pombal.

Entre os nossos poetas poder-se-ia falar de Garção, de Filinto, da Marquesa d'Alorna e também de Bocage.

 

 

10. BOCAGE (1765 - 1805)

Em boa verdade, Bocage, entra já em rotura com o movimento e pode considerar-se mais como um pré-romântico do que propriamente como um neo-clássico, pese embora o seu nome de árcade Elmano.

Dele diz José-Augusto França (1993: 18): [...]Com Bocage, é a morte e a noite que surgem no sentido de modernidade dos Portugueses. Mas, com ele, a liberdade adquire também uma cor nova que a França libertina ilumina, ao mesmo tempo que lhe oferece "o Deus da razão", o seu Deus que Bocage brandirá contra o "Deus do fanatismo", o "Deus que horroriza a Natureza". A Inquisição condenará as suas ideias filosóficas - mas não poderá nada contra o sentido da natureza que o poeta descobria traduzindo Bernardin de Saint-Pierre e Delille [...]

Vejamos alguns poemas de Bocage onde podemos ver a sua ligação à natureza (Bocage,1984).

Começando pelo soneto da p. 13,

 

                                                Já se afastou de nós o Inverno agreste, 
                       
                        Envolto nos seus húmidos vapores; 
                       
                        A fértil Primavera, a mãe das flores 
                       
                        O prado ameno de boninas veste.

                                                Varrendo os ares, o subtil Nordeste 
                       
                        Os torna azuis; as aves de mil cores 
                       
                        Adejam entre Zéfiros e Amores, 
                       
                        E toma o fresco Tejo a cor celeste.

                                                Vem, ó Marília, vem lograr comigo 
                       
                        Destes alegres campos a beleza, 
                       
                        Destas copadas árvores o abrigo.

                                                Deixa louvar da corte a vã grandeza: 
                       
                        Quanto me agrada mais estar contigo, 
                       
                        Notando as perfeições da Natureza!

 

No soneto citado, Bocage põe em evidência as belezas naturais e após fazer isto chama Marília para que os dois fiquem em equilíbrio com a natureza mas numa situação de tirar proveito da mesma ou seja, a natureza começa a estar já ao serviço do homem.

 

No soneto da p.16

                                                O corvo grasnador e o mocho feio, 
                       
                        O sapo berrador e rã molesta 
                       
                        São meus únicos sócios na floresta, 
                       
                        Onde carpindo estou, de angústia cheio.

                                                Perdi todo o prazer, todo o recreio... 
                       
                        Ah, malfadado amor, paixão funesta! 
                       
                        Urselina perdi, nada me resta.

                                               
Madre Terra! Agasalha-me em teu seio!

                                                Da víbora mordaz permite, ó Sorte, 
                       
                        Que, nos matos aspérrimos que piso, 
                       
                        As plantas me envenene o ténue corte!

                                                Ah, que é das Graças? Que é do Paraíso? 
                       
                        A minh'alma onde está? Quem logra - ó Morte! - 
                       
                        Quem logra de Urselina o doce riso?

 

Neste soneto, Bocage recorre a vários animais que na tradição popular são símbolo de azar e fealdade: o mocho, o corvo, o sapo, a rã, a víbora sendo certo que os dois primeiros aparecem em vários sonetos do autor. Isto significa desde já que neste soneto não vamos encontrar o equilíbrio que se encontrava no soneto anterior. O poeta quer integrar-se na natureza, agora sozinho, porque perdeu Urselina, mas a sua integração é feita com os animais mais feios e repugnantes e ainda com as plantas venenosas.

No soneto da p. 18 a natureza só é bela porque o poeta vê a amada; doutro modo, tal beleza não teria sentido

                                                Olha Marília, [...]

 

                                                Que alegre campo! Que manhã tão clara! 
                       
                        Mas ah!, tudo o que vês, se eu não te vira, 
                       
                        Mais tristeza que a noite me causara.

 

 

11. ALMEIDA GARRETT(1799-1854)

Almeida Garrett tem sido considerado como o iniciador do movimento romântico entre nós se bem que o próprio Garrett assumisse no princípio uma posição contrária ao movimento.

São vários os poemas onde podem ser vistas algumas  reflexões poéticas sobre a natureza. Logo no primeiro poema da Lírica de João Mínimo, A Primavera, se encontra todo um elogio da natureza, com evidentes efeitos éticos, datado de 1815 (tinha o autor 16 anos e exprime uma natural candura:

 

                                                [...] Este campo, esta vista apura n'alma

                                                            Os sentimentos nobres, [...]

 

Existem três poemas, pelo menos, em que a descrição da natureza corresponde a uma perspectiva claramente romântica. São eles A Tempestade (p. 280-281), Cascaes (p.378-380) e Estes sítios! (p.380-381) do livro Folhas Caídas (Garrett, 1963).

 

De Cascaes, a descrição da tempestade, tema tão caro aos românticos:

 

                                                [...] E os ventos despregados 
                       
                        Sopravam rijos na rama, 
                       
                        E os céus turvos, anuveados, 
                       
                        O mar que incessante brama... 

                       
                        Tudo ali era braveza 
                       
                        De selvagem natureza.

 

e mais adiante

 

                                                Inda ali acaba a terra, 
                       
                        Mas já o céu não começa; 
                       
                        Que aquella visão da serra 
                       
                        Sumiu-se na treva espêssa, 
                       
                        E deixou núa a bruteza 
                       
                        D'essa agreste natureza.

 

Em Estes sítios! o poeta dá conta de várias contradições, entre as quais a vida no meio da natureza e a vida na cidade com o peso da hipocrisia imposta pelas obrigações sociais e a angústia de ter de deixar todo esse mundo de paz e amor que se traduz pela saudade:

 

                                                Olha bem estes sítios queridos, 
                       
                        Vê-os bem n'este olhar derradeiro... 
                       
                        Ai! o negro dos montes erguidos, 
                       
                        Ai! o verde do triste pinheiro! 
                       
                        Que saudades que d'eles teremos...

                                                                        [...]

                                                Pois não sentes, n'este ar que bebemos, 
                       
                        No acre cheiro da agreste ramagem, 
                       
                        Estar-se alma a tragar liberdade 
                       
                        E a crescer de inocência e vigor!

                                                                        [...]

                                                E oh! deixar tais delícias como esta! 
                       
                        E trocar este céu de ventura 
                       
                        Pelo inferno da escrava cidade! 
                       
                        Vender alma e razão à impostura, 
                       
                        Ir saudar a mentira em sua corte, 
                       
                        Ajoelhar em seu trono à vaidade, 
                       
                        Ter de rir nas angústias da morte, 
                       
                        Chamar vida ao terror da verdade... 
                       
                        Ai! não, não... nossa vida acabou,

                                                                        [...]

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