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Os poetas e a natureza

Luís Serrano

 

5. DIOGO BERNARDES (1525? - 1596)

Deste autor são vários os exemplos que se podem dar de ligação à natureza. Escolhemos um soneto (o nº 13 da p. 95) e duas églogas (a égloga Flora da p.105 e a égloga , p. 112, esta à memória de Sá de Miranda) (Miranda,1976);

 

leiamos este belo hino de amor à natureza (soneto da p.95 da obra citada):

 

                                    Montes e vales, bosques, verdes prados, 
                       
            Águas que correis sempre, altos rochedos, 
                       
            Que de contino estais firmes e quedos, 
                       
            Isentos de sentir tristes cuidados:

                                    Sabei que sereis sempre celebrados 
                       
            Da minha branda Musa, em versos ledos, 
                       
            Pois o meu doce Amor tantos segredos 
                       
            De vós quis só que fossem confiados! 

                                    E vós, ervas e flores bem nascidas, 
                       
            Não tardeis em crescer, que porventura 
                       
            Da mão que me feriu sereis colhidas... 

                                    Ah, Ninfas! não vejais tal formosura, 
                       
            Que nestas frias águas escondidas 
                       
            Em fogo ardereis de inveja pura!

 

Na égloga apresenta-se a natureza como participando na grande dor ocasionada pela morte de Sá de Miranda:

 

                        Serrano          Vês aquella água saudosa e branda 
                       
                        Que parece que vai grã dor sentindo? 

                       
                        Aquela, Alpino, aqui chorar me manda.

                                                Aqui onde já ledo estive ouvindo, 
                       
                        À sombra deste freixo, o canto brando 
                       
                        De Sá, que está no Céu, da terra rindo.
[...] (p. 112)

e mais adiante

 

                        Serrano          O bosque chora, o rio, o monte, o vale, 
                       
                        Toda ave, toda flor, toda erva e planta: 
                       
                        Quem pode ser tão duro que se cale?
[...] (p. 113)

 

ou ainda

 

                        Alpino                        O doce Neiva teu (que docemente 
                       
                        Tão ledo correu já, que corre agora 
                       
                        Tão turvo e triste que Neptuno o sente) 
                       
                        A ti, bom Sá, chorou; a ti, Sá, chora; 
                       
                        A ti suspira e chama, mas vãmente:
[...] (p. 115-116)

 

6. FREI AGOSTINHO DA CRUZ (1540 - 1619)

A natureza em Frei Agostinho da Cruz está ao serviço da perfeição do homem na sua relação com Deus. Ela é, pois, um eco de Deus.

São disso exemplo o soneto Da Contemplação da Serra da Arrábida (Cruz, s/d: 47):

 

                                    Dos solitários bosques a verdura, 
                       
            Nas duras penedias sustentada, 
                       
            Nesta Serra, do mar largo cercada, 
                       
            me move a contemplar mais formosura

                                    Que tem quem tem mor ventura 
                       
            Nos mais altos estados arriscada, 
                       
            Se não tem a vontade registada 
                       
            Nas mãos do Criador da criatura?

                                    A folha que no bosque verde estava 
                       
            Em breve espaço cai, perdida a flor 
                       
            Que tantas esperanças sustentava.

                                    Por isso considere o pecador 
                       
            Se, quando na pintura se enlevava 
                       
            Não se enlevava mais no seu pintor

   

7. CAMÕES (1524 - 1580)

Em Camões, a natureza assume aspectos, os mais variados, desde servir como comparação fornecendo ao poeta as desejadas metáforas, ser a detentora das leis às quais o próprio homem tem de obedecer até ela espelhar contraditoriamente as relações humanas. Vejamos alguns exemplos (Camões, 1972):

 

Soneto 133 (p.212):

 

                                    De quantas graças tinha, a Natureza 
                       
            Fez um belo e riquíssimo tesouro, 
                       
            E com rubis e rosas, neve e ouro, 
                       
            Formou sublime e angélica beleza.

                                    Pôs na boca os rubis, e na pureza 
                       
            Do belo rosto as rosas, por quem mouro; 
                       
            No cabelo o valor do metal louro; 
                       
            No peito a neve em que a alma tenho acesa.

                                    Mas nos olhos mostrou quanto podia, 
                       
            E fez deles um sol, onde se apura 
                       
            A luz mais clara que a do claro dia.

                                    Enfim, Senhora, em vossa compostura 
                       
            Ela a apurar chegou quanto sabia 
                       
            De ouro, rosas, rubis, neve e luz pura.

 

isto é, toda a beleza que envolve a amada é devida à própria natureza

 

Soneto 143 (p. 218)

 

                                    A fermosura desta fresca serra 
                       
            E a sombra dos verdes castanheiros, 
                       
            O manso caminhar destes ribeiros, 
                       
            Donde toda a tristeza se desterra;

                                    O rouco som do mar, a estranha terra, 
                       
            O esconder do Sol pelos outeiros, 
                       
            O recolher dos gados derradeiros, 
                       
            Das nuvens pelo ar a branda guerra;

                                    Enfim, tudo o que a rara Natureza 
                       
            Com tanta variedade nos oferece, 
                       
            Me está, se não te vejo, magoando.

                                    Sem ti, tudo me enoja e me aborrece; 
                       
            Sem ti, perpetuamente estou passando 
                       
            Nas mores alegrias mor tristeza.

 

ou seja, a beleza da natureza só tem sentido se o poeta vê a sua amada, pensamento que iremos encontrar, mais tarde, em Bocage.

Diz Bernardes (op.cit.,p.79): Parece de facto, estarmos perante contornos bem definidos de uma concepção da Natureza como energeia, subordinada aos sentimentos humanos e não onticamente autónoma.

Veja-se a égloga I (p.252) À Morte de D.António de Noronha  onde se pode ver uma alusão ao carácter cíclico das coisas, ao seu fluir, à mudança e também às contradições que a própria natureza esconde:

 

                        Frondélio            Umbrano irmão, decreto é de natura, 
                       
                        Inviolável, fixo e sempiterno, 
                       
                        Que a todo o bem suceda desventura 
                       
                        E não haja prazer que seja eterno: 
                       
                        Ao claro dia segue a noite escura, 
                       
                        Ao Verão suave o duro Inverno; 
                       
                        E, se há i quem saiba ter firmeza, 
                       
                        É somente esta lei da Natureza.

 

                                                Toda alegria grande e sumptuosa 
                       
                        A porta abrindo vem ao triste estado; 
                       
                        Se ua hora vejo alegre e deleitosa, 
                       
                        Temendo estou do mal aparelhado. 
                       
                        Não vês que mora a serpe venenosa 
                       
                        Entre as flores do fresco e verde prado? 
                       
                        Não te engane nenhum contentamento, 
                       
                        Que mais instável é que o pensamento.
[...]

 

E mais adiante a p.254-255

 

                        Umbrano       Canta agora, pastor, [...] 
                       
                        E com silêncio triste estão as Ninfas 
                       
                        Dos olhos estilando claras linfas.

 

                                                O vento de entre as árvores respira, 
                       
                        Fazendo companhia ao claro rio; 
                       
                        Nas sombras, a ave gárrula suspira, 
                       
                        Suas mágoas espalhando ao vento frio. 
                       
                        Toca, Frondélio, toca a doce lira; 
                       
                        Que, daquele verde álamo sombrio, 
                       
                        A branda filomela, entristecida, 
                       
                        Ao saudoso canto te convida.

 

                        Frondélio            Aquele dia, as águas não gostaram 
                       
                        As mimosas ovelhas, e os cordeiros 
                       
                        O campo encheram de amorosos gritos. 

                       
                        Não se dependuraram dos salgueiros 
                       
                        As cabras, de tristeza, mas negaram 
                       
                        O pasto a si, e o leite aos cabritos.

 

e a p.255

 

                        Frondélio     Às abelhas o campo nega as flores, 
                       
                        e às flores a aurora nega o orvalho.

 

Na égloga II, a p. 263, ver-se-á como a natureza vai adquirindo comportamentos que têm a ver com o afastamento da mulher amada:

 

 

                                                A noite escura dava 
                       
                        Repouso aos cansados 
                       
                        Animais, esquecidos da verdura; 
                       
                        O vale triste estava 
                       
                        C'uns ramos carregados, 
                       
                        Que a noite faziam mais escura. 

                       
                        Mostrava a espessura 
                       
                        Um temeroso espanto; 
                       
                        As roucas rãs soavam 
                       
                        Num charco de água negra e ajudavam 
                       
                        Do pássaro nocturno o triste canto; 
                       
                        O Tejo, com som grave, 
                       
                        Corria mais medonho que suave.

 

                                                Com toda a tristeza 
                       
                        No silêncio consiste, 
                       
                        Parecia que o vale estava mudo; 
                       
                        E com esta graveza 
                       
                        Estava tudo triste, 
                       
                        Porém o triste Almeno mais que tudo, 
                       
                        Tomando por escudo 
                       
                        De sua doce pena, 
                       
                        Pera poder sofrê-la, 
                       
                        Estar imaginando a causa dela, 
                       
                        Que em tanto mal é cura bem pequena. 

                       
                        Maior é o tormento 
                       
                        Que toma por alívio um pensamento.

 

e a p. 265:

 

                                                Por ti, o alegre prado 
                       
                        me é pesado e duro; 
                       
                        Abrolhos me parecem suas flores [...]

e a p. 275

 

                                                                        [...]

                        Agrário          Que nunca amando fez pastor ditoso, 
                       
                        Já que nele estes casos são tão certos, 
                       
                        Porque os estranhos tanto, que de mágoa 

                       
                        Te choram as montanhas e os desertos?

                                                                        [...]

                                                Vejo que as tuas cabras, não querendo 
                       
                        Gostar as ervas verdes, se emagrecem, 
                       
                        As tetas aos cabritos encolhendo. 
                       
                        Os campos, que co'o tempo reverdecem, 
                       
                        Os olhos alegrando descontentes, 
                       
                        Em te vendo, parece que entristecem. 
                       
                        Todos os teus amigos e parentes 
                       
                        Que lá da serra vêm por consolar-te, 
                       
                        Sentindo na alma a pena que tu sentes, 
                       
                        Se querem de teus males apartar-te. 
                       
                        Deixando a casa e gado vás fugindo, 
                       
                        Como cervo ferido, a outra parte. 
                       
                        Não vês que Amor, as vidas consumindo, 
                       
                        Vive só de vontades enlevadas 
                       
                        No falso parecer dum gesto lindo?

 

Diz Bernardes (op. cit. p. 86): [...] na poesia camoneana, a mulher é, muitas vezes, o contraponto da Natureza, surgindo conectada com padrões e códigos asfixiadores dos sentimentos genuínos (do desejo e da inocência, sobretudo).

 

Referências em catadupa à natureza podem encontrar-se ainda na égloga VII (Faunos)

 

8. FRANCISCO RODRIGUES LOBO (1574? - 1621)

 

Julga-se que tenha nascido por volta de 1574 sendo certo que faleceu afogado no Tejo em 1621. Trata-se de um autor que prenuncia já o Barroco na sua vertente conceptista.

Leia-se um excerto da égloga III que nos apresenta os tempos modernos contrários à idade de ouro, edénica, pastoril (Lobo,1985: 141 e ssgg):

 

Da estrofe 15,p.(142):

                                    Agora ouvi os rústicos do gado, 
                       
            Que nos montes, nos campos nem na aldeia, 
                       
            Nenhum vive contente e sossegado
[...]

 

Da estrofe 21 (p.143)

 

                                    Os dões que a natureza hoje reparte 
                       
            Pelos da vil fortuna ingrata e cega 

                       
            São desprezados já por toda a parte.
[...]

 

isto é, os homens afastam-se da natureza e essa é a raiz de todos os males, e esta é uma reflexão que certamente vamos ter de fazer na actualidade.

Veja-se ainda a estrofe 10 (p. 145)

 

                                    Serve e guarda o teu rebanho; 
                       
            Veste a lã e come o leite, 
                       
            Que eu fico que te aproveite 
                       
            Mais este que essoutro ganho.

 

E das estrofes 28 a 35 (p. 147), numa clara defesa da vida simples, da utopia:

 

                                    Duma gente ouvi contar, 
                       
            Rude, agreste e mal polida, 
                       
            Bem para invejar-lhe a vida, 
                       
            Se na vida há que invejar,

                                    Que, livre destes cuidados, 
                       
            Sem que alguém do sono a prive, 
                       
            Sem lei, sem cobiça vive, 
                       
            Sem casas e sem pousadas.

                                    Das peles dos animais 
                       
            Os homens andam vestidos; 
                       
            Não tem termos repartidos; 
                       
            São todos na posse iguais.

                                    Guardam gados na montanha, 
                       
            As casas em carro trazem, 
                       
            Buscam pastos que lhe aprazem, 
                       
            Ninguém por isso os estranha.

                                    Não tem herdade ou tesouro, 
                       
            Não tem pátria nem desterro 
                       
            E tem em mais conta o ferro, 
                       
            Para trabalhar, que o ouro.

                                    Não tem engano e cobiça, 
                       
            Nenhum mais que outro presume, 
                       
            Nenhum rouba e por costume 
                       
            Guardam sempre uma injustiça.

                                    Mantem-se de mel e leite 
                       
            E dos frutos do arvoredo, 
                       
            Colhem com gosto e sem medo 
                       
            Doutro dono que os espreite.

                                    Não andam contino em guerra, 
                       
            Com a cobiça enganada: 
                       
            Não tendo da terra nada, 
                       
            Possuem tudo da terra.
[...]

 

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