Penso
que o Pólo funciona há 5 anos e com um aumento progressivo de alunos
porque a maioria dos coordenadores pedagógicos que têm estado neste Pólo
têm orientado e estimulado de uma forma harmoniosa e eficiente as
actividades entre alunos, docentes e funcionários administrativos e
auxiliares educativos, associado, sem dúvida, ao interesse manifestado
no dia-a-dia pelo senhor presidente da Junta de Freguesia. Só, assim, se
explicam os dados obtidos do balanço final que de uma forma condensada
proporcionam um imagem dinâmica do que tem sido o Pólo.
O
aproveitamento dos alunos registado na Tabela 3 diz respeito aos que
concluíram todas as disciplinas, verificando-se que mesmo para quem
trabalha não é fácil fazer o curso nos três anos
previstos.
Ainda há alunos a estudar neste Pólo desde o início, pois a sua
actividade laboral e responsabilidades familiares não lhes permite outro
ritmo. Alguns destes alunos que concluíram ou vão concluir fizeram todo
o seu percurso académico neste sistema de Ensino. Há alunos deste pólo
que prosseguiram estudos superiores.
Também, o
corpo docente não é fixo (Gráfico 5), a maioria dos professores são
contratados, e por vezes, leccionam em mais que um Pólo, podendo ter
sistema diurno e nocturno. Esta instabilidade do corpo docente implica
para o coordenador dos Pólos um trabalho exaustivo no início de cada ano
lectivo, em apoio a docentes e alunos. Os próprios alunos ressentem
muito as mudanças de metodologia no ensino das disciplinas com as
respectivas repercussões no aproveitamento de cada disciplina em cada
ano lectivo.
Finalmente,
na qualidade de coordenadora dos Pólos reconheço ter sido, a actividade
mais polivalente e diversificada que tive, como professora,
redimensionando a Vida numa perspectiva sustentável e, reconhecendo a
Escola como o local privilegiado para o intercâmbio de experiências e
conhecimentos, tanto intra-sistema escolar e educativo como
inter-sistemas (cultural, económico, social e humano) ou seja com toda a
comunidade educativa, isto é, pais, professores, auxiliares da acção
educativa, funcionários administrativos da escola e parceiros sociais.
Maria Luísa M. S. Catarino |