Penso que o Pólo funciona há 5 anos e com um aumento progressivo de alunos porque a maioria dos coordenadores pedagógicos que têm estado neste Pólo têm orientado e estimulado de uma forma harmoniosa e eficiente as actividades entre alunos, docentes e funcionários administrativos e auxiliares educativos, associado, sem dúvida, ao interesse manifestado no dia-a-dia pelo senhor presidente da Junta de Freguesia. Só, assim, se explicam os dados obtidos do balanço final que de uma forma condensada proporcionam um imagem dinâmica do que tem sido o Pólo.

O aproveitamento dos alunos registado na Tabela 3 diz respeito aos que concluíram todas as disciplinas, verificando-se que mesmo para quem trabalha não é fácil fazer o curso nos três anos previstos. Ainda há alunos a estudar neste Pólo desde o início, pois a sua actividade laboral e responsabilidades familiares não lhes permite outro ritmo. Alguns destes alunos que concluíram ou vão concluir fizeram todo o seu percurso académico neste sistema de Ensino. Há alunos deste pólo que prosseguiram estudos superiores.

Também, o corpo docente não é fixo (Gráfico 5), a maioria dos professores são contratados, e por vezes, leccionam em mais que um Pólo, podendo ter sistema diurno e nocturno. Esta instabilidade do corpo docente implica para o coordenador dos Pólos um trabalho exaustivo no início de cada ano lectivo, em apoio a docentes e alunos. Os próprios alunos ressentem muito as mudanças de metodologia no ensino das disciplinas com as respectivas repercussões no aproveitamento de cada disciplina em cada ano lectivo.

Finalmente, na qualidade de coordenadora dos Pólos reconheço ter sido, a actividade mais polivalente e diversificada que tive, como professora, redimensionando a Vida numa perspectiva sustentável e, reconhecendo a Escola como o local privilegiado para o intercâmbio de experiências e conhecimentos, tanto intra-sistema escolar e educativo como inter-sistemas (cultural, económico, social e humano) ou seja com toda a comunidade educativa, isto é, pais, professores, auxiliares da acção educativa, funcionários administrativos da escola e parceiros sociais.

Maria Luísa M. S. Catarino

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