A luxuosa estância de repouso e prazer que é a Curia, desde há muito frequentada por nacionais e estrangeiros que encontram ali o tratamento e cura dos seus males, é verdadeiramente e acima de tudo. um centro de turismo da maior importância para o País.

Situada no coração de Portugal, em plena região da Bairrada, a Curia é uma mundana estância termal por onde têm passado milhares de pessoas, que procuram ali as suas famosas águas – «aqua curiva», a água que cura – sulfatadas, cálcicas, um poderoso agente de mobilização do ácido úrico, com indicação formal nas doenças dos rins, bexiga, gota articular, reumatismo crónico e hipertensão arterial.

Mas, não são só as suas famosas águas que tornaram a Curia um grande centro de turismo; também as suas belezas naturais, matizadas pelo verde dos vinhedos que a circundam e o verde-escuro do seu frondoso parque e das matas, a carícia do seu lago, onde os veraneantes se recreiam utilizando os seus graciosos barcos, a sua tradicional Festa das Vindimas, que se realiza em Setembro; os seus pitorescos arredores, o trato afável da sua gente comunicativa, esta grandeza que é peculiar a toda a região da Curia, têm colaborado notoriamente, a par da fama das suas águas, para um maior desenvolvimento turístico da terra.

Óptimas águas minerais, moderno balneário, bem apetrechada instalação fisioterápica, casino, cinema «courts» de ténis, «rings» de patinagem, campo de «golf» e piscinas de água corrente, tudo ali encontra o visitante ávido de passar umas férias agradáveis.

Clima ameno e temperado. Ar leve, balsâmico e sem poeiras. Sombras admiráveis, ruas, avenidas, alamedas frondosamente arborizadas, quer com sebes de roseiras e tílias, quer rubíneas e chorões.

Servida por magníficas estradas, óptimos comboios e esplêndidas carreiras de camionetas, irradia-se da Curia, com extrema facilidade para variadíssimos locais de um atractivo aliciante para todos aqueles que desejam conhecer Portugal.

Curia, magnífico centro de turismo onde se encontram todas as condições para uma estadia de sonho e de beleza.

▪ Em cima: um panorama do Parque e uma vista do grande Hotel

▪ Em baixo: Mogofores – Ponte sobre o rio Cértima

A. Esteves Marques

 

Página anterior Índice de Conteúdos Página seguinte