OLIVEIRA DO BAIRRO

OCUPA NO DISTRITO DE AVEIRO

UM LUGAR DE FRANCO DESTAQUE

 

OLIVEIRA DO BAIRRO é uma simpática vila do distrito de Aveiro. Além do encanto da sua paisagem, matizada por uma espantosa variedade de verdes – a denunciar extraordinária riqueza de espécies vegetais – oferece ao visitante um dos mais famosos vinhos produzidos em terra portuguesa. Incluídos os seus vinhedos na região produtora da Bairrada, fazem parte de um conjunto cujo renome dispensa quaisquer referências mas que se cita unicamente para dar uma nota efectiva do que representa Oliveira do Bairro na balança económica da Nação.

Registe-se ainda que, em Oliveira do Bairro e por todo o seu concelho, existem algumas indústrias, nomeadamente as de cerâmica, madeiras e fundição de metais, que conferem à vila de Bustos especial valia.

Isto bastaria talvez para lhe conceder importante lugar no distrito; como porém não é a sua única riqueza, falemos das suas possibilidades turísticas e até de um pouco da sua história. Tem foral concedido por D. Manuel I em 6 de Abril de 1514 e pertenceu, até 1718, ao senhorio dos marqueses de Arronches, passando depois aos duques de Lafões. Tais circunstâncias dão-nos, de certo modo, a crescente importância que a vila foi tendo, não sendo ainda de desprezar, nesse aspecto, o facto de, ao inaugurar-se em Março de 1874 o edifício camarário, ser nessa altura considerado o mais imponente edificado em terras de província.

Região pitoresca onde os horizontes se abrem cheios de beleza, constituindo cenários magníficos de cor e luz, com uma população naturalmente simples e hospitaleira, sobretudo extraordinariamente comunicativa, Oliveira do Bairro reúne em si as condições fundamentais para o desenvolvimento turístico. Especialmente os campistas poderão ali eleger excelentes locais para acampar, com a certeza antecipada de poder contar com um amparo espontâneo e sincero, capaz de proporcionar as mais agradáveis férias.

Conscientes dessas possibilidades, tanto o município local como a iniciativa particular têm exercido uma acção valorizadora que se intensificou nos últimos anos e se traduz no alindamento da vila e no alargamento dos seus recursos turísticos, por tal forma que Oliveira do Bairro se nos apresenta com o mais aliciante aspecto, de jardins bem cuidados e arruamentos delineados com criterioso acerto. De resto, ao mais descuidado observador não pode passar despercebido um claro sentido de progresso no ambiente que se respira ali. E esta nota, que é uma homenagem ao referido esforço conjunto, não poderíamos deixar de fazê-la.
 

 

Página anterior Índice de Conteúdos Página seguinte

pág. 80