Do mesmo modo como os cadernos de apontamentos de Marie
Sklodowska Curie ainda apresentam sinais de radioactividade dezenas de
anos após a sua morte, não deixa de ser útil referenciar ainda no
“Aliás” o evento que foi para a nossa escola a realização da Exposição
sobre a Vida de Obra de Pierre e Marie Curie, de 23 de Setembro a 19 de
Outubro do presente ano lectivo.
Embrionariamente composta por "placards" e um filme vídeo
enviados pelo Museu da Ciência e da Técnica (de Coimbra), a exposição
acabou por ser complementada por algum material de laboratório –
disponível na nossa Escola – relacionado com os assuntos em questão,
assim como por um computador com um programa (in)formativo (que por
motivos vários não chegou a ficar completamente operacional).
Como é do conhecimento da população desta escola, a
referida exposição esteve patente numa (pequena) parte do Museu, tendo
sido montada por professores do grupo de Física e Química, nomeadamente
pelos professores estagiários (que haviam acabado de se apresentar nesta
escola...).
Acerca das vicissitudes sofridas aquando da montagem duma
exposição deste tipo e numa instituição com poucos recursos (técnicos e
financeiros...) como a nossa, abstemo-nos de as relatar, embora não
resistamos a afirmar o tal lugar comum de que "se fizeram os possíveis e
os impossíveis" para tentar tornar agradável (?) aquilo que à partida
era "intragável" para qualquer mortal. (Foi, por exemplo, impossível
arranjar um local maior, sendo talvez desnecessário referir a
impossibilidade de assegurar guias especializados presentes a todo o
momento – isto a propósito de algumas críticas de visitantes que adiante
se transcrevem.)
Também não será demais referir que o próprio Museu da
Ciência e da Técnica nenhum apoio concedeu para além de ter enviado via
correio os referidos "placards" (a preto e branco e com textos densos –
"sem piada nenhuma") e a cassete vídeo, não tendo cedido nenhum material
museológico sobre o assunto (só para a Europália é que valerá a pena
pensar sobre o assunto?). [Tempos depois, aquando duma acção do referido
Museu em que participámos, percebemos o porquê da inoperância do mesmo –
mas isso são outras histórias que ficam para outra oportunidade,
nomeadamente quando estiver em discussão a tão portuguesa capacidade de
improviso e "desenrascanço".]
Visitada por bastantes turmas assim como individualmente
por alunos e professores, as opiniões dos visitantes puderam ser
expressas através duns impressos/questionários com perguntas de resposta
múltipla para avaliação da Exposição. Apresentam-se seguidamente as
perguntas apresentadas com a indicação da percentagem de respostas
escolhidas (num universo de 71 inquéritos preenchidos), sublinhando-se
as opções mais referidas, assim como se transcrevem algumas opiniões
finais que se referem a alguns dos aspectos em questão no inquérito.
a) – O que achou da exposição:
Muito interessante – (76%)
Pouco interessante – (17%)
Nada interessante – (7%)
– «Acho que esta exposição é do máximo interesse para
esta escola, devendo realizar-se outras do mesmo género.»
– «Façam outra exposição porque esta não tem piada
nenhuma.»
b) – As instalações e o ambiente eram:
Muitos adequados – (5% )
Razoavelmente adequados – (68%)
Nada adequados – (27%)
– «A exposição devia ter melhores instalações, para
permitir um melhor estudo da mesma. Devia ter alguém que desse algumas
ajudas nas dúvidas dos visitantes em relação à exposição.»
– «Devia estar noutro sítio, maior de preferência.»
c) – O material exposto estava:
Com boa apresentação – (65%)
Com razoável apresentação – (30%)
Com má apresentação – (5%)
– «Não deveria de ser uma exposição com tanta leitura
[placards escritos] pois o facto de ter de se ler muito desmotiva o
interesse pela exposição.»
– «(...) Os objectos inventados expostos deviam ter
uma explicação de qual o seu funcionamento e qual a função do mesmo.»
/ 28 /
d) – Os audiovisuais (vídeo e computador) apresentados
estavam:
Bem adequados – (79%)
Pouco adequados – ( )
Nada adequados – ( )
– (...) «Deviam de haver cadeiras para nos sentarmos
durante o filme. (...)»
– «O programa de vídeo não estava disponível.»
Críticas e/ou sugestões sobre a exposição:
– «Nunca mais se repetir.»
– «Eu penso que se devia voltar a fazer mais
exposições deste tipo, uma vez que para além de ser bastante informativo
e cultivante, desperta o interesse aos alunos sobre as coisas que
conhecemos e muitas vezes não sabemos a origem.»
– «Tenho dezanove anos e ainda não penso nisto.»
[aluna do 9.º ano]
E nós dizemos: – É precisamente por causa de críticas
deste género que se devem fazer mais exposições deste tipo.
Considerando positivo o balanço – por tudo o que atrás
foi dito – sobre a referida exposição, sem nada mais de momento nos
despedimos.
Pel'a "Comissão Organizadora" da Exposição sobre a Vida e
Obra de Pierre e Marie Curie,
Paulo Moreira |