Escola Secundária José Estêvão, n.º 5, Out. - Dez. de 1991



Era uma vez um casal em que a felicidade teria atingido a plenitude, se...

Mas parece existir sempre aquele condicional, que paradoxal e simultaneamente é tão curto... e tão extenso!

E naquele casal, o SE era a INFERTILIDADE que impedia a ambicionada chegada dum descendente. Embora muitas e sábias opiniões tivessem sido escutadas, o problema permanecia insolúvel...

E o "ovo de Colombo"estava nas suas actividades profissionais: Ela "Mulher-a-dias" e Ele, "Guarda-Nocturno"!

Afinal o problema podia ser resolvido em casa! Será que o "nosso problema", umbilical no anterior número do"Aliás", também terá solução sem saída na "nossa casa"?

Metaforicamente, a nossa "Mulher-a-dias", dispondo de excelentes condições de luminosidade escreveu: ..."conduzirá a uma progressiva transferência da estrutura conceptual da disciplina para a estrutura conceptual do aluno, enriquecendo-a através de uma aprendizagem significativa. Usando uma sequência de conteúdos em que os conceitos mais gerais são inicialmente apresentados, ocorre mais frequentemente a aprendizagem que propicia a integração..."(Em documento editado pelo M.E. e referido no "Aliás" n.º 4).

Em "Educational Psychology" de Ausubel. D.P. e "A Theory of Education" de Novak, J. D. interpretamos que o ensino-aprendizagem e a sua organização diagramática deverá ser realizada no sentido dos conceitos, mais gerais para os mais específicos (coincidente com o que havia sido escrito pela nossa "Mulher-a-dias").

Ainda por recurso à linguagem metafórica, o nosso "Guarda-Nocturno", talvez por trabalhar em noites de intenso "smog", escreveu no mesmo documento do M.E. ...«elaboração e exploração de diagramas ao que se segue…»

Para reflexão do nosso "Guarda-Nocturno" (e defendendo a NOSSA DAMA, isto é, a nossa Mulher-a-dias) reproduzimos da página 19 de "Learning how to learn" de Novak, J. D. and Gowin, D. B., um dos tais diagramas ("concepted map"):

Em 09/09/1991 manifestamos ao "Chefe desta Nossa Casa" (Sua Excelência o Secretário da Reforma Educativa) o aplauso para as palavras da nossa "Mulher-a-Dias" e a discordância com o "conselho" do "Guarda-Nocturno". ...assim com solicitamos esclarecimentos para muitas dúvidas suscitadas pelo documento do M.E., anteriormente mencionado... incluindo critérios na selecção de "Professores Divulgadores dos Novos Programas".

Temos a certeza que Sua Excelência deferiu o nosso pedido, mas talvez que para a escrituração da resposta tivesse sido encarregado um "civil servantz" ... que certamente menosprezou aquelas nossas preocupações (embora houvesse sido afirmada uma actual integração em equipa para a "Formação Inicial de Professores") ... ou terá sido do "correio azul"?!

(continua)
 

Aliás, Escola Secundária José Estêvão

 

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