Era uma vez um casal em que a felicidade teria atingido a plenitude,
se...
Mas parece existir sempre aquele condicional, que
paradoxal e simultaneamente é tão curto... e tão extenso!
E naquele casal, o SE era a INFERTILIDADE que impedia a
ambicionada chegada dum descendente. Embora muitas e sábias opiniões
tivessem sido escutadas, o problema permanecia insolúvel...
E o "ovo de Colombo"estava nas suas actividades
profissionais: Ela "Mulher-a-dias" e Ele, "Guarda-Nocturno"!
Afinal o problema podia ser resolvido em casa! Será que o
"nosso problema", umbilical no anterior número do"Aliás", também terá
solução sem saída na "nossa casa"?
Metaforicamente, a nossa "Mulher-a-dias", dispondo de
excelentes condições de luminosidade escreveu: ..."conduzirá a uma
progressiva transferência da estrutura conceptual da disciplina para a
estrutura conceptual do aluno, enriquecendo-a através de uma
aprendizagem significativa. Usando uma sequência de conteúdos em que os
conceitos mais gerais são inicialmente apresentados, ocorre mais
frequentemente a aprendizagem que propicia a integração..."(Em documento
editado pelo M.E. e referido no "Aliás" n.º 4).
Em "Educational Psychology" de Ausubel.
D.P. e "A Theory of Education" de Novak, J. D.
interpretamos que o ensino-aprendizagem e a sua organização diagramática
deverá ser realizada no sentido dos conceitos, mais gerais para os mais
específicos (coincidente com o que havia sido escrito pela nossa
"Mulher-a-dias").
Ainda por recurso à linguagem metafórica, o nosso
"Guarda-Nocturno", talvez por trabalhar em noites de intenso "smog",
escreveu no mesmo documento do M.E. ...«elaboração e exploração de
diagramas ao que se segue…»
Para reflexão do nosso "Guarda-Nocturno" (e defendendo a
NOSSA DAMA, isto é, a nossa Mulher-a-dias) reproduzimos da página 19 de
"Learning how to learn" de Novak, J. D. and Gowin, D. B., um dos tais
diagramas ("concepted map"):
Em 09/09/1991 manifestamos ao "Chefe desta Nossa Casa"
(Sua Excelência o Secretário da Reforma Educativa) o aplauso para as
palavras da nossa "Mulher-a-Dias" e a discordância com o "conselho" do
"Guarda-Nocturno". ...assim com solicitamos esclarecimentos para muitas
dúvidas suscitadas pelo documento do M.E., anteriormente mencionado...
incluindo critérios na selecção de "Professores Divulgadores dos Novos
Programas".
Temos a certeza que Sua Excelência deferiu o nosso
pedido, mas talvez que para a escrituração da resposta tivesse sido
encarregado um "civil servantz" ... que certamente menosprezou aquelas
nossas preocupações (embora houvesse sido afirmada uma actual integração
em equipa para a "Formação Inicial de Professores") ... ou terá sido do
"correio azul"?!
(continua)
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