"Na Aprendizagem por descoberta" (APD) o aluno constrói o
seu próprio conhecimento, mas na Aprendizagem por descoberta
significativa", o conhecimento descoberto é integrado significativamente
na Estrutura Cognitiva do aluno. Na Aprendizagem por recepção (APR), o
conteúdo do conhecimento que vai ser aprendido, já é apresentado ao
aluno na sua forma final.
Portanto, na APR, "conteúdos" e "estrutura do material"
são fornecidos pelo professor.
Podem-se aprender informações que são desprovidas de
associação (ou quase) a conceitos da estrutura cognitiva. É a APR
designada por Aprendizagem Mecânica.
Mas a ênfase da Teoria da Aprendizagem por Recepção
desenvolvida por AUSUBEL corresponde à Aprendizagem Significativa.
Está bem explicitada nas suas palavras, quando
profundamente reflectidas:
«lf I had to reduce all of educational psychology to just
one principle, I would say this: The most important single factor
influencing learning, is what the learner knows. As certain and teach
him accordingly.» – (David Ausubel in "Educational Psychology A
Cognitive View; 2nd.
Edition)
O Autor sublinha como factor isolado que influencia
primordialmente a aprendizagem o que o ALUNO já CONHECE. Sugere que seja
determinado esse conhecimento e realizado um ensino subordinado a essa
premissa. Ou, em vocabulário "Ausubeliano" corresponde a identificar os
conceitos "subsumer" já existentes na estrutura cognitiva do aluno.
(Talvez por influência da "beira-rio", por analogia os conceitos "subsumer"
corresponderão àquelas estruturas implantadas no cais e indispensáveis à
amarração das embarcações).
Para AUSUBEL, a Aprendizagem Significativa é um processo
pelo qual uma nova informação é relacionada a um aspecto relevante já
existente na Estrutura Cognitiva do Aluno.
E a informação?!
Aceita-se ser armazenada em determinadas regiões
cerebrais.
Uma nova aprendizagem determinará mudanças em neurónios,
mas se aquelas células cerebrais tiverem sido já afectadas por uma
Aprendizagem Significativa, então serão novamente utilizadas para
armazenagem de informação relacionada.
A "base biológica" da aprendizagem significativa envolve
mudanças nos neurónios ou conjunto celular envolvido.
O fenómeno psicológico reporta-se à assimilação dos novos
conhecimentos numa estrutura de conhecimento específico existente na
"estrutura cognitiva" do aluno designada, como anteriormente se referiu,
por "subsumer":
Assim, durante a "Aprendizagem Significativa", a nova
informação é assimilada por "subsumers" relevantes, existentes na
estrutura cognitiva do aluno e deste modo, uma NOVA APRENDIZAGEM
SIGNIFICATIVA resulta em crescimento e modificações adicionais de "subsumers"
já existentes.
ESTRUTURA COGNITIVA DE AUSUBEL:
O armazenamento do conhecimento é altamente organizado,
com articulação entre elementos "mais antigos" e "mais recentes",
conduzindo a uma "hierarquia conceptual".
Nesta hierarquização conceptualizante, elementos Menos
Inclusivos são ligados a conceitos mais extensos e, portanto, com Maior
Inclusão.
Deste modo, a Estrutura Cognitiva representa um conjunto
de "conceitos hierarquicamente organizados".
Da teoria de AUSUBEL emana também o processo da
diferenciação de conceitos":
"À medida que nova experiência é adquirida e novo
conhecimento é relacionado com conceitos já armazenados em estruturas
celulares, estes conceitos modificam-se no sentido de uma maior
elaboração".
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Assim, o CONCEITO obtido por Aprendizagem Significativa é
armazenado de forma alterada ("produto da diferenciação de conceitos")
como produto da assimilação com conceitos "subsumers" e portanto
modificando os "subsumers" aos quais fica ligado.
EXEMPLIFICANDO: Para o conceito de "Célula" e no sentido
de uma APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA deverão realizar-se:
1.º – Determinação dos conceitos de "Célula" existentes
na estrutura cognitiva do aluno.
2.º – Aos conceitos "subsumers" já presentes serão
ligados outros, por forma a obter para a "Célula":
– Uma ampliação da ESTRUTURA COGNITIVA (conceitos
hierarquicamente organizados)
– Processo de diferenciação de conceitos ou armazenagem
de conceitos de forma alterada, isto é, conceitos ligados aos "subsumers"
já existentes na estrutura cognitiva do aluno.
AUSUBEL, enfatizando a necessidade de estruturação
hierárquica de conceitos, sugere-me a abordagem, num próximo número, do
tema: "TÉCNICAS DE ORGANIZAÇÃO CONCEPTUAL."
Duas dessas técnicas, já usadas em planificações de
grupos disciplinares do ensino secundário, são:
– "Mapas Conceptuais"
– "Mapas Epistemológicos de Gowin".
Os "Mapas Conceptuais" têm sido utilizados na Prática
Pedagógica desta Escola e também já foram ensaiados, com resultados
positivos, como "Instrumentos de Avaliação Formativa".
De igual modo, os Diagramas em V de Gowin já nos
proporcionaram excelentes resultados em "planificação de actividade
laboratorial". |