O programa “Escolas em Movimento" que a Junta de Freguesia da
Glória está a promover é uma resposta possível às dificuldades
das escolas na ligação entre elas e com a comunidade. Por um
lado, cria um espaço de diálogo onde as escolas podem
encontrar-se e encontrar a Junta, a Câmara, as instituições e
serviços comunitários, para além das associações culturais. Por
outro, cria a obrigação de trocar e disponibilizar para a
comunidade as iniciativas escolares, assim como a obrigação de
fortalecer aquelas iniciativas que podem ser feitas em
cooperação de esforços entre as escolas e com as associações. A
escola fará esforços no sentido de definir e colocar no tempo do
próximo ano lectivo as iniciativas que podem ser
disponibilizadas para animação da comunidade e que devem ocupar
um lugar na intervenção cultural ou podem interligar-se com
outras iniciativas a serem apoiadas pela Junta, ao mesmo tempo
que se desenvolverão iniciativas de divulgação das
potencialidades da escola como recurso da freguesia. O programa
“Escolas em Movimento" honra a Junta de freguesia, que passa da
situação de ir respondendo às pequenas coisas que as escolas
sempre pedem para uma situação de intervenção e motor de
iniciativas, para o papel político de incentivar a integração de
recursos educacionais da freguesia atribuindo-lhes valor e
oferecendo-lhes visibilidade.
Pelo nosso lado, aqui damos visibilidade ao
projecto da Junta, assumindo publicamente o compromisso de o
considerar no Plano Anual de Actividades da Escola.
Arsélio Martins
Introdução
A Educação, entendida como processo de
desenvolvimento e formação global de todos, em condições de
igualdade de oportunidades e no respeito pela diferença e
autonomia de cada um, assume-se como motor fundamental da
sociedade moderna, sendo vital à dinamização social, cívica,
política, científica, técnica e cultural.
A Educação não interessa apenas a professores,
estudantes, pais, técnicos e decisores políticos. É um assunto
de todos, está enraizado nas comunidades e envolve uma grande
multiplicidade de formas, espaços, organizações e instituições.
No núcleo do processo educativo está a Escola:
realidade complexa e multiforme, quer nos seus modelos de
organização e funcionamento, quer nas funções pedidas à formação
que veicula. Entre essas funções, são óbvias e consensuais a
transmissão de conhecimentos científicos e o acesso à
qualificação necessária para uma vida profissional. Porém,
apesar de importantes, estas componentes da formação escolar
constituem apenas uma parcela do que é pedido à escola de hoje.
Hoje, pede-se à escola que não circunscreva à
instrução e ao consumo passivo de saberes disciplinares, mas
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promova também a preparação de cidadãos de corpo inteiro, isto
é, crie hábitos de reflexão crítica e autónoma, desperte a
sensibilidade para os valores da cultura e desenvolva
competências para uma participação cívica efectiva.
Nos termos descritos na Lei de Bases do Sistema
Educativo (7.º), são objectivos do ensino básico: «Assegurar uma
formação geral comum a todos os portugueses que lhe garanta a
descoberta e o desenvolvimento dos seus interesses e aptidões,
capacidade de raciocínio, memória e espírito crítico,
criatividade, sentido moral e sensibilidade estética a
realização individual em harmonia com os valores da
solidariedade social; Assegurar que nesta formação sejam
equilibradamente inter-relacionados o saber e o saber-fazer,
teoria e a prática, a cultura escolar e a cultura do quotidiano;
Proporcionar a aquisição de atitudes autónomas, visando a
formação de cidadãos civicamente responsáveis e democraticamente
intervenientes na vida comunitária.»
Na mesma Lei (9.ª), apontam-se como objectivos do
ensino secundário: «Facultar aos jovens conhecimentos
necessários à compreensão das manifestações estéticas e
culturais e possibilitar o aperfeiçoamento da sua expressão
artística; Fomentar a aquisição e aplicação de um saber cada vez
mais aprofundado assente no estudo, na reflexão crítica, na
observação e na experimentação; Formar, a partir da realidade
concreta da vida regional e nacional e no apreço pelos valores
permanentes da sociedade em geral, e da cultura portuguesa,
jovens interessados na resolução do país e sensibilizados para
os problemas da comunidade internacional.»
Os objectivos definidos na Lei de Bases do
Sistema Educativo apontam claramente para a superação da escola
tradicionalmente curricular pela escola de participação,
conhecimento crítico e fruição da cultura. Neste processo, são
chamados a intervir todos os agentes que constituem o corpo da
escola: alunos, professores, funcionários, órgãos directivos,
mas não só. A comunidade onde se insere a escola também deve ser
profundamente implicada.
Uma escola atenta à realidade envolvente e em
relação permanente com ela, uma escola impulsionadora da troca
de saberes e experiências de origens diversas que valorize,
efectivamente, a dimensão extracurricular, incentivando o
associativismo, as iniciativas lúdicas, desportivas e culturais,
é ma escola que cresce em formação e vitalidade cultural,
servindo verdadeiramente a sua função. Uma sociedade que acolhe
ideias, projectos e realizações desta escola e trabalhe com ela,
suscitando o desenvolvimento de novas formas de aprendizagem,
construindo pontes entre a teoria e a praxis, consolidando a
Educação para uma cidadania consciente e participativa, é
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uma sociedade mais dinâmica, criativa e responsável.
É partindo desta leitura que a Junta de Freguesia
da Glória pretende lançar o projecto "Escola em Movimento",
cujos objectivos e fases de realização se expõem, de forma
preliminar, neste documento.
Desenvolvimento
Objectivos e Estrutura do Projecto
Enquanto força social e agente integrante e
dinamizador da comunidade local, a Junta de Freguesia da Glória
reconhece a sua quota parte no pro-cesso educativo das crianças
e jovens da freguesia. O projecto "Escola em Movimento' surge da
vontade de participar activamente nesse projecto, em parceria
com as escolas e outras instituições de vocação cívica e
educacional.
Contribuir para a formação cívica e o
enriquecimento cultural das gerações mais jovens, incentivar a
actividade extracurricular nas escolas, apelar à criatividade e
ao gosto pela participação e apoiar o trabalho associativo, são
objectivos do projecto.
Na sua concretização vislumbra-se a criação de
uma rede de diferentes saberes, formas de expressão artística,
manifestações culturais e componentes da formação cívica que
existem nas nossas escolas, organizações juvenis e instituições
de índole educativa e cultural. Os fios condutores desta rede
são o diálogo, a troca de ideias e projectos e a coordenação de
actividade entre os diversos parceiros. A sua força reside na
possibilidade de aumentar exponencialmente não só a capacidade
de propor iniciativas, mas sobretudo os recursos materiais e
humanos necessários à sua concretização.
Para
mais fácil concretização do Projecto a Junta de Freguesia da
Glória propõe que este se divida em três fases:
1º – Discussão, entre os parceiros, sobre as
potencialidades, viabilidade, objectivos e organização do
projecto.
2.º – Levantamento do número e tipo de
actividades a realizar, acrescentando a sua respectiva
calendarização e análise da viabilidade.
3.º – Execução do Projecto.
(Junta de Freguesia da Glória)
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