Biblioteca: sedução e fascínio… mas também desencanto
Maria Alice Pinho e Silva
Pedem-me
que publicamente dê conta do trabalho que tenho andado a realizar na
Biblioteca. Recorro ao meu caderno diário e respingo algumas anotações
de Setembro/Outubro [de 1996] que esquematizariam um texto intitulado
"Primeiras ideias para um projecto" e que veio a integrar a documentação
(textual e fotográfica) enviada ao M.E. na sequência de um pedido de
informações com vista ao conhecimento das Bibliotecas Escolares.
A partir
dos meus apontamentos reconstituo as actividades do primeiro período e
confirmo com aceitação melancólica, mas não excessivamente
desconfortável, que penetrar no mundo da nossa biblioteca tem muito que
se lhe diga. É preciso antes de mais captar a sedução e o fascínio do
"espírito do lugar", como diria Vergílio Ferreira das pessoas que nele
trabalham e das Coisas que o habitam. Propunha-me conhecer
infra-estruturas e meios; ainda só consegui vasculhar 30% das estantes.
Os rodapés dos armários têm sido autênticos quebra-cabeças. Atafulhados,
neles parecem ter sido armazenados aleatoriamente ao longo de décadas
materiais que se não queriam ou não cabiam noutros espaços: envelopes
com sobras de pontos de exames, programas extintos, manuais antigos,
papéis avulsos, folhas e cadernos do Propedêutico, trabalhos de alunos,
"dossiers" de estágio, relatórios da profissionalização em exercício,
P.I.Ts, P.A.Fs, revistas, jornais, publicações periódicas rapidamente
perecíveis pelo seu interesse e actualidade, muitas em números soltos ou
em exemplares repetidos... Penetrar em alguns destes caos, seleccionar,
organizar, avaliar do seu interesse e real valor, constituir arquivo,
deitar fora o que é apenas lixo, tem sido um trabalho perfeitamente
labiríntico... A pele, o nariz e os olhos já deram algum sinal de
alerta. Se o meu caderno regista desalentos, também é verdade que
comprova momentos de êxtase e de surpresas. É destas que se têm estado a
constituir núcleos nascentes de acervo a tratar, a inventariar,
catalogar para posterior divulgação. Há tesouros valiosos na nossa
Biblioteca, alguns em confrangedor estado de conservação.
Para além
destas acções de fundo, tenho ocupado algum tempo na aquisição de
livros, com base nos pedidos dos grupos; dela se foi dando conhecimento
aos delegados respectivos. Em acção conjunta com as funcionárias,
rearrumaram-se áreas consideradas mais críticas e a carecerem de mais
urgente intervenção. Sempre que os meus parcos conhecimentos técnicos na
matéria me permitem, tenho restaurado livros de uso muito corrente, com
capas ou lombadas muito deterioradas (antologias, gramáticas,
dicionários…). Sempre que tem sido pedido, a Biblioteca tem prestado
apoio bibliográfico a actividades realizadas na Escola: Camões,
Agostinho da Silva, Revolução Francesa,
/ 19 / Museu"...
De resto,
estar na Biblioteca implica riscos e seduções a que se não consegue
resistir: apesar de se não operar na sala de aula, é-se, mesmo assim,
professor. De dia, e algumas vezes à noite, tenho prestado apoio e
orientação a estudantes na selecção de livros e de recolha e tratamento
de informação. E há anedotas: como resolver o problema de um aluno que
procura "um livro com os ossinhos todos da cabeça"? Como satisfazer o
pedido de um outro que precisa de «investigar sobre um escritor …
Coláudio…. Acho que é Mário…»?! E o grupo que quer a «História do
Cinema ou da Televisão... mas em português». E o que dizer a quem quer à
força encontrar um livro com «a adaptação do Auto da Feira à
actualidade»? E onde encontrar a História da Evolução da Moda do Chapéu
ou do Penteado no séc. X? E fotografias de Paris? E o estruturalismo? E
a fisiologia do cérebro do polvo?...
Gostaria
de retomar no segundo período o trabalho de informatização do ficheiro
da biblioteca, para o que espero apoio técnico, dentro das sugestões
alvitradas pelo CD. Afigura-se-me imprescindível a criação de uma equipa
de projecto para superar o volume e a morosidade que tais tarefas
impõem.
O meu
caderno lembra-me finalmente que tenho excedido largamente as horas que
me foram destinadas para este cargo/tarefa, malgré tout. ■
Aveiro,
12-01-1996
Maria Alice Pinho e Silva
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