Escola Secundária José Estêvão, n.º 18, Fevereiro de 1997

Biblioteca: sedução e fascínio… mas também desencanto

Maria Alice Pinho e Silva


Pedem-me que publicamente dê conta do trabalho que tenho andado a realizar na Biblioteca. Recorro ao meu caderno diário e respingo algumas anotações de Setembro/Outubro [de 1996] que esquematizariam um texto intitulado "Primeiras ideias para um projecto" e que veio a integrar a documentação (textual e fotográfica) enviada ao M.E. na sequência de um pedido de informações com vista ao conhecimento das Bibliotecas Escolares.

A partir dos meus apontamentos reconstituo as actividades do primeiro período e confirmo com aceitação melancólica, mas não excessivamente desconfortável, que penetrar no mundo da nossa biblioteca tem muito que se lhe diga. É preciso antes de mais captar a sedução e o fascínio do "espírito do lugar", como diria Vergílio Ferreira das pessoas que nele trabalham e das Coisas que o habitam. Propunha-me conhecer infra-estruturas e meios; ainda só consegui vasculhar 30% das estantes. Os rodapés dos armários têm sido autênticos quebra-cabeças. Atafulhados, neles parecem ter sido armazenados aleatoriamente ao longo de décadas materiais que se não queriam ou não cabiam noutros espaços: envelopes com sobras de pontos de exames, programas extintos, manuais antigos, papéis avulsos, folhas e cadernos do Propedêutico, trabalhos de alunos, "dossiers" de estágio, relatórios da profissionalização em exercício, P.I.Ts, P.A.Fs, revistas, jornais, publicações periódicas rapidamente perecíveis pelo seu interesse e actualidade, muitas em números soltos ou em exemplares repetidos... Penetrar em alguns destes caos, seleccionar, organizar, avaliar do seu interesse e real valor, constituir arquivo, deitar fora o que é apenas lixo, tem sido um trabalho perfeitamente labiríntico... A pele, o nariz e os olhos já deram algum sinal de alerta. Se o meu caderno regista desalentos, também é verdade que comprova momentos de êxtase e de surpresas. É destas que se têm estado a constituir núcleos nascentes de acervo a tratar, a inventariar, catalogar para posterior divulgação. Há tesouros valiosos na nossa Biblioteca, alguns em confrangedor estado de conservação.

Para além destas acções de fundo, tenho ocupado algum tempo na aquisição de livros, com base nos pedidos dos grupos; dela se foi dando conhecimento aos delegados respectivos. Em acção conjunta com as funcionárias, rearrumaram-se áreas consideradas mais críticas e a carecerem de mais urgente intervenção. Sempre que os meus parcos conhecimentos técnicos na matéria me permitem, tenho restaurado livros de uso muito corrente, com capas ou lombadas muito deterioradas (antologias, gramáticas, dicionários…). Sempre que tem sido pedido, a Biblioteca tem prestado apoio bibliográfico a actividades realizadas na Escola: Camões, Agostinho da Silva, Revolução Francesa, / 19 / Museu"...

De resto, estar na Biblioteca implica riscos e seduções a que se não consegue resistir: apesar de se não operar na sala de aula, é-se, mesmo assim, professor. De dia, e algumas vezes à noite, tenho prestado apoio e orientação a estudantes na selecção de livros e de recolha e tratamento de informação. E há anedotas: como resolver o problema de um aluno que procura "um livro com os ossinhos todos da cabeça"? Como satisfazer o pedido de um outro que precisa de «investigar sobre um escritor … Coláudio…. Acho que é Mário…»?!  E o grupo que quer a «História do Cinema ou da Televisão... mas em português». E o que dizer a quem quer à força encontrar um livro com «a adaptação do Auto da Feira à actualidade»? E onde encontrar a História da Evolução da Moda do Chapéu ou do Penteado no séc. X? E fotografias de Paris? E o estruturalismo? E a fisiologia do cérebro do polvo?...

Gostaria de retomar no segundo período o trabalho de informatização do ficheiro da biblioteca, para o que espero apoio técnico, dentro das sugestões alvitradas pelo CD. Afigura-se-me imprescindível a criação de uma equipa de projecto para superar o volume e a morosidade que tais tarefas impõem.

O meu caderno lembra-me finalmente que tenho excedido largamente as horas que me foram destinadas para este cargo/tarefa, malgré tout. ■

Aveiro, 12-01-1996

Maria Alice Pinho e Silva
 

 

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