Sócrates & Comenius
Uma escola da Europa & a Europa como escola
No início do mês de Janeiro, a nossa Escola tomou
contacto com um projecto novo lançado a nível europeu – o Programa
Sócrates – que visa a cooperação entre os estados membros na área da
educação, de forma a desenvolver a dimensão europeia nos estudos, a
todos os níveis de ensino, a promover intercâmbios de informação e
experiências, entre outros objectivos.
Este programa desenvolve-se em três projectos distintos
ERASMUS (ensino superior), COMENIUS (ensino escolar) e LÍNGUA (medidas
transversais).
COMENIUS é aquele que mais directamente nos interessa
como projecto de escola e dele passamos a dar algumas informação de
carácter genérico.
1. Objectivos gerais
Este projecto (na acção 1) visa:
promover a cooperação entre os estabelecimentos
escolares; fomentar os contactos entre os alunos dos diferentes países e
promover a dimensão europeia da sua educação; incentivar a mobilidade
dos professores das escolas; permitir um melhor conhecimento das
culturas e das línguas dos países europeus, através do apoio a parcerias
entre escolas com a finalidade de as habilitar a trabalhar num projecto
educativo europeu.
2. O Projecto Educativo Europeu (PEE)
As escolas que trabalham em parceria irão desenvolver um
projecto comum que consistirá no estudo de um tema de interesse europeu,
com carácter transnacional e multidisciplinar e que envolverá
professores e alunos dos 4 aos 18 anos de idade.
O PEE deverá ter impacto na Escola e no Meio e ser
integrado nas actividades curriculares de diversas disciplinas.
3. As parcerias.
Este projecto obriga a que pelo menos três escolas da
Comunidade Europeia trabalhem em parceria, de acordo com o organigrama:
Escola Coordenadora – agente de ligação (3000 ECU)
cada Escola Participante (2000 ECU)
Cabe à Escola Coordenadora apresentar a candidatura,
orientar, gerir e dinamizar o programa, organizar reuniões com as
escolas parceiras, apresentar relatórios e a avaliação do Projecto.
4. Apoios financeiros
Os apoios financeiros subsidiam as despesas relativas às
visitas preparatórias (com a duração máxima de uma semana), ao
intercâmbio de professores para apoiarem o PEE (quatro semanas) ou a
Directores das Escolas (uma semana). Também encargos decorrentes da
organização de reuniões, da elaboração, tradução e intercâmbio de
materiais, da utilização de tecnologia de informação e comunicação serão
apoiados financeiramente, exceptuando-se despesas efectuadas com
aquisição de equipamento ou encargos com pessoal.
5. Duração.
Os Projectos Educativos podem ter a duração de 1 a 3
anos, sendo necessário renovar a candidatura todos os anos, após a
avaliação do PEE.
O interesse que desde logo nos despertou a participação
neste Projecto teve resposta quase imediata através de contactos de uma
escola da Noruega no sentido de entrarmos numa parceria envolvendo
também escolas da Irlanda e da Grécia.
O Projecto Educativo que nos foi proposto pela escola
coordenadora (da Noruega) intitula-se "Pesca: Indústria e tradições
pesqueiras" e é para ser desenvolvido ao longo de três anos:
– no 1.º ano: As diferentes espécies de peixe e modos de
captura;
– no 2.º ano: Os diversos tipos de embarcação e
tratamento do peixe após a captura;
– no 3.º ano: As tradições ligadas à pesca.
A escola já apresentou a versão portuguesa do projecto e
começou a trabalhar no sentido de preparar as actividades a desenvolver
a partir do próximo ano lectivo com alunos do 8.º ano do 3.º ciclo do
ensino básico. Outros projectos, utilizando o francês como língua de
trabalho, estão a ser estudados
(Susana Santos)
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