1.º projecto Comenius da escola
Título do Projecto
Pesca; Indústria e tradições pesqueiras
Sumário do projecto
Propomo-nos tratar o tema da pesca, como tema integrador
de saberes na área escola, e entre escolas situadas em locais, regiões e
países para os quais a actividade pesqueira é importante economicamente
e rica em tradições ligadas à pesca (artesanal) e em que a pesca
influencia a cultura local. As quatro escolas envolvidas no projecto
reúnem essas características, podendo encontrar-se comuns interesses e
problemas, mas também diferentes, quando não contraditórios no que
respeita à actividade pesqueira.
Este projecto é para durar três anos lectivos, sendo as
actividades, a desenvolver em cada ano, discriminadas por abordagens:
1.º ano.
Abordagem das espécies de peixes importantes para cada uma das
comunidades envolvidas, desde o conhecimento de cada espécime, até aos
locais de captura e à sua utilização final como alimento. Os peixes
podem ser descritos dos diversos pontos de vista, desde serem
fotografados, estudados biologicamente, como elementos de histórias
contadas, etc. Os estudantes podem visitar barcos e empresas, fazer
entrevistas. Podem e devem ser coleccionadas as receitas de pratos em
que esses peixes são usados.
2.º ano.
Abordagem dos barcos de pesca, métodos e técnicas de captura,
armazenamento e transporte. Podem visitar-se barcos de pesca, empresas
de pesca e de conservação e comercialização de pescado, proporcionando a
realização de materiais vídeo, fotográfico, entrevistas e relatórios. Se
possível, alguns estudantes podem participar em viagens de curta duração
até bancos de pesca próximos.
3° ano.
Abordagem do ponto de vista da evolução das politicas pesqueiras, das
actuais políticas nacionais e da comunidade. Abordagem das tradições da
pesca nas regiões, utilizando elementos de história local e construindo
história por meio de entrevistas a pessoas idosas que se envolveram na
actividade piscatória. Podem e devem ser estudadas as influências
culturais do exercício dessa actividade nas culturas locais das
comunidades.
Todos os materiais construídos ao longo deste trabalho
são trocados entre os estudantes envolvidos nos diversos países, são
comentados, cruzados e enriquecidos. Procura-se desse modo criar
compreensões de modos de vida e culturas diferentes, aprofundar relações
e desenvolver a cooperação e aprender a compreender e a respeitar as
diferentes culturas das comunidades nacionais. Com este projecto, em que
podem e devem intervir as diferentes disciplinas, as aprendizagens são
globais e são particularmente enriquecedoras nos domínios das ciências
sociais e humanas e do inglês (como língua de trabalho), mas também de
primeiros contactos com línguas da comunidade europeia (pouco
conhecidas).
Disciplinas
como a Matemática, a Educação Visual vão também participar e vão
desenvolver-se competências em domínios como a fotografia (Clube de
Fotografia) e vídeo, mas também ao nível da utilização de computadores e
telecomunicações.
No fim do terceiro ano, o material informativo
(documentos escritos, fotográficos, etc.) coleccionado vai ser exposto
em todos os países participantes.
(Arsélio Martins)
|