Escola Secundária José Estêvão, n.º 16, Jan.-Mar. de 1996

 


1.º projecto Comenius da escola



Título do Projecto

Pesca; Indústria e tradições pesqueiras

Sumário do projecto

Propomo-nos tratar o tema da pesca, como tema integrador de saberes na área escola, e entre escolas situadas em locais, regiões e países para os quais a actividade pesqueira é importante economicamente e rica em tradições ligadas à pesca (artesanal) e em que a pesca influencia a cultura local. As quatro escolas envolvidas no projecto reúnem essas características, podendo encontrar-se comuns interesses e problemas, mas também diferentes, quando não contraditórios no que respeita à actividade pesqueira.

Este projecto é para durar três anos lectivos, sendo as actividades, a desenvolver em cada ano, discriminadas por abordagens:

1.º ano. Abordagem das espécies de peixes importantes para cada uma das comunidades envolvidas, desde o conhecimento de cada espécime, até aos locais de captura e à sua utilização final como alimento. Os peixes podem ser descritos dos diversos pontos de vista, desde serem fotografados, estudados biologicamente, como elementos de histórias contadas, etc. Os estudantes podem visitar barcos e empresas, fazer entrevistas. Podem e devem ser coleccionadas as receitas de pratos em que esses peixes são usados.

2.º ano. Abordagem dos barcos de pesca, métodos e técnicas de captura, armazenamento e transporte. Podem visitar-se barcos de pesca, empresas de pesca e de conservação e comercialização de pescado, proporcionando a realização de materiais vídeo, fotográfico, entrevistas e relatórios. Se possível, alguns estudantes podem participar em viagens de curta duração até bancos de pesca próximos.

3° ano. Abordagem do ponto de vista da evolução das politicas pesqueiras, das actuais políticas nacionais e da comunidade. Abordagem das tradições da pesca nas regiões, utilizando elementos de história local e construindo história por meio de entrevistas a pessoas idosas que se envolveram na actividade piscatória. Podem e devem ser estudadas as influências culturais do exercício dessa actividade nas culturas locais das comunidades.

Todos os materiais construídos ao longo deste trabalho são trocados entre os estudantes envolvidos nos diversos países, são comentados, cruzados e enriquecidos. Procura-se desse modo criar compreensões de modos de vida e culturas diferentes, aprofundar relações e desenvolver a cooperação e aprender a compreender e a respeitar as diferentes culturas das comunidades nacionais. Com este projecto, em que podem e devem intervir as diferentes disciplinas, as aprendizagens são globais e são particularmente enriquecedoras nos domínios das ciências sociais e humanas e do inglês (como língua de trabalho), mas também de primeiros contactos com línguas da comunidade europeia (pouco conhecidas). Disciplinas como a Matemática, a Educação Visual vão também participar e vão desenvolver-se competências em domínios como a fotografia (Clube de Fotografia) e vídeo, mas também ao nível da utilização de computadores e telecomunicações.

No fim do terceiro ano, o material informativo (documentos escritos, fotográficos, etc.) coleccionado vai ser exposto em todos os países participantes.

(Arsélio Martins)
 

Aliás, Escola Secundária José Estêvão

 

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