Ninguém
ignora que a informática entrou pela porta grande das escolas. Primeiro
para desempenhar tarefas administrativas e depois, mais lentamente, para
a sala de aula. Começou-se com um computador, depois dois, depois com um
conjunto de aparelhagens complementares. Todos sabemos quanto se evoluiu
em "hardware" e "software". Utilitários e programas que trabalhavam
isoladamente passaram a fazê-lo de um modo integrado, tal como os
aparelhos que lhe serviam de suporte. É deste modo que no presente se
fala tanto em tecnologia multimédia, que não é mais que esta combinação
de multi-suportes e multi-tarefas.
Isto
é o presente. Como será o futuro em termos de novas tecnologias ao
serviço do ensino? Como será a sala de aula do futuro?
A
sala de aula do futuro combinará tecnologias multimédia com novas
estratégias de ensino/aprendizagem. De um modo geral utilizará as
seguintes tecnologias: áudio, vídeo, computador, telecomunicações,
ensino à distância e hipermédia.
Expliquemos um pouco cada uma delas.
Áudio
Alunos e professores criarão bases de dados de sons captados na escola,
na comunidade, de fontes electrónicas incluindo TV, rádio, gira-discos,
gravadores, discos compactos, etc. Os sons serão digitalizados e
guardados em disco nos computadores. Mais tarde serão ligados a imagens,
texto, animações, etc.
Vídeo
Com
câmaras de vídeo e digitalizadores de imagem os processos a seguir serão
os mesmos do áudio.
Computador
O
computador actuará como eixo de todas as actividades a desenvolver:
armazenamento, processamento, transformação, comunicação e publicação do
trabalho realizado.
Tele-Comunicações
A
ligação de computadores com outros computadores permitirá troca de dados
(textos, som, imagens) e a investigação conjunta com outras escolas a
grandes distâncias.
Ensino à distância
Directamente relacionada com as telecomunicações possibilitará a
vídeo-conferência com professores convidados. A troca de vídeos com
"lições" gravadas poderá ser o primeiro passo.
Hipermédia
O
desenvolvimento de produtos interactivos na forma de aplicações,
publicações, tele-apresentações ou telepublicações terão um carácter
multimédia, ou seja, combinarão som, imagem e texto, procurando tornar o
mais próximo possível o mundo real. Os utilizadores destes produtos
serão colocados perante problemas que simularão situações quase reais,
devendo em tempo mínimo resolver esses problemas.
Colocando os dois pés no futuro diremos que a sala de aula dará ênfase a
três temas:
1 –
Ao reforço do papel facilitador e orientador do professor,
2 – À
integração da informática nos curricula
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MULTIMÉDIA - A SALA DE AULA DO FUTURO |
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3 – A
ligação de tecnologias avançadas com novas estratégias de ensino.
A que
níveis nos levará a combinação de tecnologias multimédia e novas
técnicas de ensino/aprendizagem na sala de aula do futuro?
Veremos isso no próximo número do "Aliás". ■
José Caseiro
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