JORNAL
N.º 11

JUNHO 1993  Ano V


ESCOLA SECUNDÁRIA HOMEM CRISTO - AVEIRO
COLABORA NO ENRIQUECIMENTO DO TEU JORNAL

SUMÁRIO

 

Editorial

 

Encerrado
para
balanço

 

Em busca
da verdade

 

Notícias
da
Escola

 

Aprender
a viver a
Economia

 

Entrevista
e
Clube de
Informática

 

Entrevista
a Carlos
Borrego

 

História de
 Joaninhas

 

Aqui há
tubarão

 

Você e o
Lixo

 

Tabaco e
Poluição

 

Humor ? sobre
Poluição

 

Passatempo
sobre
Poluição

 

Passatempo

 

Fac-símile
da 1ª página

 
 

 












APRENDER... VIVER A ECONOMIA

Fugir à rotina de mais um ano igual a tantos outros...

Fomos além do programa, realizámos várias actividades que nos mostraram ser fácil sair do livro da disciplina, procurando entender a realidade económica, observando, inquirindo, conversando...

Contactámos directamente com o ambiente de trabalho.

Apercebemo-nos do funcionamento de uma unidade bancária, da evolução da moeda, dos seus vários tipos e funcionamento e de alguns aspectos relativos aos câmbios e taxas de câmbio, ao visitar, no dia 25 de Novembro, o Banco Totta & Açores. Aqui fomos recebidos amavelmente pela Sra. Lília Mota (mãe da Márcia) e pelo Dr. Antunes, que nos transmitiu muitos dos seus conhecimentos.

No dia 3 de Março visitámos o Hospital Distrital de Aveiro. Entendemos o Hospital como órgão da Administração Pública (agente macro económico) que tem como principal objectivo a satisfação de uma das necessidades colectivas - a Saúde. A enfermeira Lurdes, responsável pelo Departamento de Formação Permanente, e a As­sistente Social, D. Júlia Nunes (a mãe da Diana), falaram-nos, respectivamente, da organização do Hospital e dos apoios dados às pessoas mais carenciadas. Fizemos ainda uma visita a vários locais desta instituição, com destaque para o departamento de esterilização de materiais.

Para estabelecer um contacto directo com a Actividade Produtiva, os agentes da actividade económica, as forças produtivas, o mundo do trabalho e da empresa, realizámos uma visita à fábrica de porcelanas Artibus. A seguir a esta, fomos passar momentos de alegria e divertimento na Feira de Março, onde fizemos um almoço convívio. Posteriormente, já na aula, efectuámos um trabalho-relatório, ao qual se juntaram as fotografias da visita. Estas actividades permitiram-nos concretizar objectivos do programa da disciplina e obter um melhor relacionamento de toda a turma.

Para além destas saídas para o exterior, efectuámos um trabalho de grupo sobre o ciclo produtivo de um bem. Os bens escolhidos fora o Atum de Conserva, o Boneco de Porcelana, a Camisa de Seda e a Lã. Cada grupo realizou experiências agradáveis e inesquecíveis, entrevistas, visitas às várias empresas, tomando conhecimento das várias fases do ciclo produtivo (Produção, Distribuição e Consumo) dos diversos objectos de trabalho e meios de trabalho.

Do nosso programa fazia parte o tema “Inflação”. Para o seu melhor aprofundamento, começámos a elaborar em Dezembro o Trabalho Projecto “Evolução e Comparação dos Preços de um Cabaz de Compras na cidade de Aveiro”. Assim, e com o objectivo de calcular a taxa de inflação nesta cidade, os vários grupos de trabalho ficaram encarregues de pesquisar os preços de um conjunto de bens considerados essenciais, em diferentes locais.

Depois de introduzirmos todos os dados no computador, será fácil calcular o aumento do custo de vida na nossa Cidade. Completaremos ainda o nosso trabalho com tiras de banda desenhada alusivas à inflação e faremos uma exposição do mesmo no final do ano, para que todos o possam apreciar.

O nosso trabalho esteve inserido num Trabalho Projecto com suporte telemático, que tinha como objectivo o estudo da actividade económica em diferentes regiões consoante as escolas interve­nientes. Nós ainda enviámos alguns dados, mas, infeliz­mente, não obtivemos resposta.

A coordenação do projecto esteve a cargo do Prof. Carlos Vintém da Escola Superior de Educação de Portalegre. Por motivos que desconhecemos, não chegou a estabelecer contacto com as restantes escolas.

Nas aulas, falámos sobre a Comunidade Europeia e participámos num debate organizado pela nossa professora e pelas professoras Lucília Portugal e Mª José Falcão. Este debate, realizado na biblioteca da escola com o objectivo de informar e esclarecer sobre o Tratado de Maastricht e o futuro dos estados membros, ajudou-nos a dissipar algumas dúvidas e contribuiu para a formação de uma opinião ainda em construção.

Agradecemos à nossa professora de Introdução à Actividade Económica, Stela Pinheiro, o empenho e dedicação demonstrado ao longo do ano. Foi sem dúvida um ano diferente e que não esqueceremos jamais. A sugestão que deixamos é que outras turmas sigam o nosso exemplo, aliando os conhecimentos adquiridos na disciplina à vivência do quotidiano.

Rosa Alexandrina e Carla Cristina – 9º G


Página anterior    Primeira página     Página seguinte