GABINETE DE
PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO |
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DO PLANO DE ACTIVIDADES DESTACAMOS
A - (Alunos
de todos os anos)
Apoio psicopedagógico às actividades educativas:
- insucesso escolar, suas causas e eliminação.
- problemas de desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem.
- planos educativos individuais e outras modalidades de educação
especial.
- encaminhamento de alunos com necessidades especiais.
- informação escolar e profissional adequada, acompanhando as
previstas alterações aos Planos Curriculares e ao Regime de Acesso
ao Ensino Superior.
B - (Alunos
do 9º ano)
Apoiar o desenvolvimento da identidade pessoal e de projectos de
vida:
- execução de actividades/programas de orientação escolar e
profissional em sessões grupais e/ou individuais, promotores do seu
processo de escolhas e construção de projectos pessoais.
- realizar acções de informação escolar, (sobretudo para anos
de generalização de novos planos curriculares) e profissional, com
visitas-contactos ao mundo das profissões, semana de informação
na escola, entre outras actividades possíveis.
C - (Pais)
- Assegurar o contacto e cooperação com os pais/encarregados de
educação, dos alunos atendidos no Gabinete em apoio psicopedagógico
individual ou em orientação, realçando assim a importância do
contacto familiar na conduta dos jovens e promovendo um
aconselhamento psicossocial.
- Realizar acções de informação escolar, sobretudo com os novos
Planos Curriculares.
- Promover a colaboração dos pais, associados ou não, para acções
de informação profissional, dentro ou fora da Escola.
D - (Professores)
- Procurar a colaboração indispensável dos professores e
Directores de Turma em todas as actividades de apoio aos seus
alunos.
- Colaborar em acções de formação, investigação e experiências
pedagógicas, dentro das nossas atribuições e especialidades.
- Participar na planificação e execução de visitas de estudo ou
outras formas de contacto com as actividades profissionais.
- Acompanhar activamente iniciativas e realizações de grupos de
professores para que sejamos solicitados, dentro das nossas competências
e disponibilidade. Exs.: Estudo na Biblioteca, Projecto Minerva.
E - Com toda a Instituição/Escola
A nível do “apoio ao desenvolvimento do sistema de relações
interpessoais no interior da Escola e entre esta comunidade”:
- Colaboraremos em iniciativas e actividades visando o
desenvolvimento de relações equilibradas entre todos os elementos
componentes da comunidade educativa, nomeadamente, alunos, funcionários
e professores, estando já prevista uma Acção para Auxiliares de
Acção Educativa.
- Cooperaremos também com outros Serviços ou Agentes da Comunidade
local, tais como empresas, Associações, Institutos do Emprego e da
Juventude e outros.
SOLUÇÕES
DOS PASSATEMPOS
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