Henrique J. C. de Oliveira, Os Meios Audiovisuais na Escola Portuguesa, 1996.

 

Hipóteses formuladas

 

No capítulo I desta 3ª parte, após a apresentação dos objectivos deste trabalho, formulámos como hipótese que «as escolas do Ensino Básico do 2º e 3º Ciclo e Ensino Secun­dário do distrito de Aveiro se encontram apetrechadas com os recursos educativos necessários ─ quer audiovisuais, quer de natureza informática ─ e os respectivos professores os utilizam na sua prática lectiva.»

A análise da hipótese permite-nos verificar que ela contempla dois aspectos distintos, mas complementares: por um lado, o apetrechamento das escolas; por outro, a utilização dos recursos pelos professores na prática lectiva. São indubitavelmente dois aspectos indissociáveis. De facto, se é certo que os recursos educativos só poderão ser utilizados se existirem numa escola, sendo a sua existência condição sine qua non para a sua utilização, a verdade é que esta não é condição única, pois será também necessário que os docentes tenham recebido formação adequada sobre eles e os saibam integrar harmoniosa e construtivamente no acto educativo.

Para operacionalizar a hipótese formulada, socorremo-nos de um conjunto de questões que permitiram analisar mais detalhadamente o problema em estudo e cujas respostas poderão ser encontradas ao longo deste capítulo:

 

A

─ Estarão efectivamente as nossas escolas suficientemente apetrechadas com os recursos educativos?

─ Alguns recursos, embora existentes, terão caído completamente em desuso?

─ Estarão as escolas dotadas de salas adequadas para a utilização de recursos de natureza audiovisual em situação de aula?

─ Em que medida terão os recursos comunicativos mais modernos conseguido penetrar na escola portuguesa suplantando e tornando­ outros obsoletos?

 

B

 ─ Até que ponto estarão os docentes sensibilizados para a importância dos recursos tecnológicos?

─ Em que medida terão procurado adquirir formação tendo em vista a sua correcta utilização?

─ Quais os efectivamente utilizados e qual o seu grau de frequência?

 

Procuraremos agora fornecer uma condensação de tudo quanto foi apresentado e analisado no capítulo anterior e averiguar até que ponto a hipótese se verifica, respondendo às questões dela decorrentes. Fá-lo-emos em três etapas distintas, abordando sucessivamente os recursos das escolas e sua utilização pelos docentes, outros recursos educativos e formação dos docentes. Terminaremos o capítulo com uma síntese das conclusões mais importantes.

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