No capítulo I desta 3ª parte, após a apresentação
dos objectivos deste trabalho, formulámos como hipótese que «as escolas do
Ensino Básico do 2º e 3º Ciclo e Ensino Secundário do distrito de Aveiro
se encontram apetrechadas com os recursos educativos necessários ─ quer
audiovisuais, quer de natureza informática ─ e os respectivos professores
os utilizam na sua prática lectiva.»
A análise da hipótese permite-nos verificar que ela
contempla dois aspectos distintos, mas complementares: por um lado, o
apetrechamento das escolas; por outro, a utilização dos recursos pelos
professores na prática lectiva. São indubitavelmente dois aspectos indissociáveis.
De facto, se é certo que os recursos educativos só poderão ser utilizados se
existirem numa escola, sendo a sua existência condição sine qua non
para a sua utilização, a verdade é que esta não é condição única, pois
será também necessário que os docentes tenham recebido formação adequada
sobre eles e os saibam integrar harmoniosa e construtivamente no acto educativo.
Para operacionalizar a hipótese formulada,
socorremo-nos de um conjunto de questões que permitiram analisar mais
detalhadamente o problema em estudo e cujas respostas poderão ser encontradas
ao longo deste capítulo:
A
─ Estarão efectivamente as nossas escolas
suficientemente apetrechadas com os recursos educativos?
─ Alguns recursos, embora existentes, terão caído
completamente em desuso?
─ Estarão as escolas dotadas de salas adequadas
para a utilização de recursos de natureza audiovisual em situação de aula?
─ Em que medida terão os recursos comunicativos
mais modernos conseguido penetrar na escola portuguesa suplantando e tornando
outros obsoletos?
B
─
Até que ponto estarão os docentes sensibilizados para a importância dos
recursos tecnológicos?
─ Em que medida terão procurado adquirir formação
tendo em vista a sua correcta utilização?
─ Quais os efectivamente utilizados e qual o seu
grau de frequência?
Procuraremos agora fornecer uma condensação de tudo quanto foi
apresentado e analisado no capítulo anterior e averiguar até que ponto a hipótese
se verifica, respondendo às questões dela decorrentes. Fá-lo-emos em três
etapas distintas, abordando sucessivamente os recursos das escolas e sua utilização
pelos docentes, outros recursos educativos e formação dos docentes.
Terminaremos o capítulo com uma síntese das conclusões mais importantes.
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