Carências
e aquisições prioritárias |
Uma
das questões do inquérito para levantamento dos recursos didácticos
preenchido pelos conselhos directivos das escolas procurava averiguar quais as
carências e prioridades na aquisição/apetrechamento tendo em vista o processo
de ensino-aprendizagem.
Com
base nas respostas à rubrica «H-Informações complementares», elaborámos o
quadro 7, no qual se apresenta por ordem decrescente de frequência os recursos
indicados por 44 escolas, com a percentagem relativamente ao total de escolas do
distrito de Aveiro que responderam ao inquérito.
|
Aquisições prioritárias indicadas por 44
escolas do distrito
|
Recursos |
Freq. |
%
Escolas |
|
Recursos |
Freq. |
%
Escolas |
Computador |
19 |
26,76 |
|
Scanner |
2 |
2,82 |
Retroprojector |
12 |
16,90 |
|
Projector
de cinema 8 mm |
2 |
2,82 |
Diaprojector |
12 |
16,90 |
|
Equipamento
da Educ. Fís. |
2 |
2,82 |
Televisor |
11 |
15,49 |
|
Máquina
fotográfica |
2 |
2,82 |
Videogravador |
10 |
14,08 |
|
Quadro
branco |
2 |
2,82 |
Sistema
Multimédia |
10 |
14,08 |
|
Laboratório
de Línguas |
2 |
2,82 |
Câmara
de Vídeo |
10 |
14,08 |
|
Impressoras |
1 |
1,41 |
Data
Display |
9 |
12,68 |
|
Diafilmes |
1 |
1,41 |
Episcópio |
8 |
11,27 |
|
Material
de Reprografia |
1 |
1,41 |
Gravador
de cassete |
7 |
9,86 |
|
Modem
(p/ computador) |
1 |
1,41 |
Fotocopiador |
5 |
7,04 |
|
Livros
p/ Biblioteca |
1 |
1,41 |
CD-I |
5 |
7,04 |
|
Quadro
Electrónico |
1 |
1,41 |
Registos
em vídeo |
5 |
7,04 |
|
Quadro
Magnético |
1 |
1,41 |
Diapositivos |
3 |
4,23 |
|
Mediateca |
1 |
1,41 |
Material
de laboratório |
3 |
4,23 |
|
Sincronizador
p/ diaporamas |
1 |
1,41 |
Mapas |
3 |
4,23 |
|
Mesa
Misturadora de Vídeo |
1 |
1,41 |
Sistema
de som Hi-Fi |
3 |
4,23 |
|
Rádio |
1 |
1,41 |
Registos
sonoros |
3 |
4,23 |
|
Gira-discos |
1 |
1,41 |
Projector
de vídeo |
3 |
4,23 |
|
Material
p/ Lab. de Fotog. |
1 |
1,41 |
Leitores
de CD |
2 |
2,82 |
|
|
|
|
|
|
|
Quadro 7:
Distribuição por ordem decrescente das carências e aquisições prioritárias
indicadas por 44 escolas do distrito de Aveiro.
Verificamos
que 39 recursos educativos foram indicados nos inquéritos, mas que o mais
solicitado foi o computador. Dezanove escolas, numa percentagem de 26,8%,
manifestaram interesse na aquisição do computador. Apesar de tudo, é uma
percentagem reduzida, atendendo à sua importância actual. Isto explicar-se-á,
talvez, pelo facto de se tratar de um recurso já existente em todas as escolas.
Apenas uma escola EB23, de acordo com os dados fornecidos, indicou não possuir
computador, por ter sido inaugurada neste ano lectivo e estar ainda a aguardar a
recepção de equipamento.
As
restantes prioridades, com valor relativamente significativo, entre os 10 e os
20%, vão para recursos que privilegiam a imagem, tais como: retroprojector e
projector de diapositivos, ambos com 16,9%; televisor (15,5%); gravador, câmara
de vídeo e sistema multimédia, todos com 14,1%; data display, para utilização
com retroprojector (12,7%); episcópio (11,3%).
Abaixo
dos 10%, com um valor pouco significativo, aparece-nos um leque de vários
recursos, alguns dos quais já praticamente caídos em desuso, como é o caso,
por exemplo, dos projectores de cinema e dos diafilmes, e de outros que, pelo
seu elevado custo, têm uma probabilidade quase nula de serem fornecidos às
escolas, como é o caso do videoprojector (4,2%) e do laboratório de línguas
(2,8%), que só existe numa escola de todo o distrito.
Relativamente
a um sistema multimédia moderno, como é o caso do CD-I, apenas 5 escolas
manifestaram interesse na sua aquisição, num total de 7%.
A
facilidade de leitura do quadro 7 dispensa-nos de tecer outras considerações.
Estas terão seguramente mais interesse quando efectuarmos a análise dos
recursos relacionados com os nossos objectivos.
|