Henrique J. C. de Oliveira, Os Meios Audiovisuais na Escola Portuguesa, 1996.

 

Carências e aquisições prioritárias 

Uma das questões do inquérito para levantamento dos recursos didácticos preenchido pelos conselhos directivos das escolas procurava averiguar quais as carências e prioridades na aquisição/apetrechamento tendo em vista o processo de ensino-aprendizagem.

Com base nas respostas à rubrica «H-Informações complementares», elaborámos o quadro 7, no qual se apresenta por ordem decrescente de frequência os recursos indicados por 44 escolas, com a percentagem relativamente ao total de escolas do distrito de Aveiro que responderam ao inquérito.  

    Aquisições prioritárias indicadas por 44 escolas do distrito

Recursos Freq. % Escolas   Recursos Freq. % Escolas
Computador 19 26,76   Scanner 2 2,82
Retroprojector 12 16,90   Projector de cinema 8 mm 2 2,82
Diaprojector 12 16,90   Equipamento da Educ. Fís. 2 2,82
Televisor 11 15,49   Máquina fotográfica 2 2,82
Videogravador 10 14,08   Quadro branco 2 2,82
Sistema Multimédia 10 14,08   Laboratório de Línguas 2 2,82
Câmara de Vídeo 10 14,08   Impressoras 1 1,41
Data Display 9 12,68   Diafilmes 1 1,41
Episcópio 8 11,27   Material de Reprografia 1 1,41
Gravador de cassete 7 9,86   Modem (p/ computador) 1 1,41
Fotocopiador 5 7,04   Livros p/ Biblioteca 1 1,41
CD-I 5 7,04   Quadro Electrónico 1 1,41
Registos em vídeo 5 7,04   Quadro Magnético 1 1,41
Diapositivos 3 4,23   Mediateca 1 1,41
Material de laboratório 3 4,23   Sincronizador p/ diaporamas 1 1,41
Mapas 3 4,23   Mesa Misturadora de Vídeo 1 1,41
Sistema de som Hi-Fi 3 4,23   Rádio 1 1,41
Registos sonoros 3 4,23   Gira-discos 1 1,41
Projector de vídeo 3 4,23   Material p/ Lab. de Fotog. 1 1,41
Leitores de CD 2 2,82  

Quadro 7: Distribuição por ordem decrescente das carências e aquisições prioritárias indicadas por 44 escolas do distrito de Aveiro.

Verificamos que 39 recursos educativos foram indicados nos inquéritos, mas que o mais solicitado foi o computador. Dezanove escolas, numa percentagem de 26,8%, manifestaram interesse na aquisição do computador. Apesar de tudo, é uma percentagem reduzida, atendendo à sua importância actual. Isto explicar-se-á, talvez, pelo facto de se tratar de um recurso já existente em todas as escolas. Apenas uma escola EB23, de acordo com os dados fornecidos, indicou não possuir computador, por ter sido inaugurada neste ano lectivo e estar ainda a aguardar a recepção de equipamento.

As restantes prioridades, com valor relativamente significativo, entre os 10 e os 20%, vão para recursos que privilegiam a imagem, tais como: retroprojector e projector de diapositivos, ambos com 16,9%; televisor (15,5%); gravador, câmara de vídeo e sistema multimédia, todos com 14,1%; data display, para utilização com retroprojector (12,7%); episcópio (11,3%).

Abaixo dos 10%, com um valor pouco significativo, aparece-nos um leque de vários recursos, alguns dos quais já praticamente caídos em desuso, como é o caso, por exemplo, dos projectores de cinema e dos diafilmes, e de outros que, pelo seu elevado custo, têm uma probabilidade quase nula de serem fornecidos às escolas, como é o caso do videoprojector (4,2%) e do laboratório de línguas (2,8%), que só existe numa escola de todo o distrito.

Relativamente a um sistema multimédia moderno, como é o caso do CD-I, apenas 5 escolas manifestaram interesse na sua aquisição, num total de 7%.

A facilidade de leitura do quadro 7 dispensa-nos de tecer outras considerações. Estas terão seguramente mais interesse quando efectuarmos a análise dos recursos relacionados com os nossos objectivos.

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