Henrique J. C. de Oliveira, Os Meios Audiovisuais na Escola Portuguesa, 1996.

 

Primeiro inquérito

 / 146 / Antes de analisarmos os recursos em que a imagem é o vector principal de informação no processo de ensino-aprendizagem, faremos uma breve análise dos resultados do primeiro inquérito. Este permitiu o levantamento da totalidade dos recursos educativos das escolas de ensino básico (níveis 2 e 3, ou seja, 2º e 3º ciclo) e ensino secundário. Os resultados deste inquérito encontram-se no mapa 6 (ver Anexo - [1]) e reportam-se a 71 das 73 escolas do distrito de Aveiro. As escolas encontram-se distribuídas em três níveis e ordenadas por ordem de recepção dos inquéritos, a que corresponde o número de referência indicado na primeira linha, por cima do tipo de estabeleci­mento de ensino. A identificação de cada escola poderá ser feita pelo número de referência, consultando, por exemplo, os mapas 1 ou 2, em que as escolas se encontram listadas por ordem alfabética dos concelhos e com o respectivo número de referência imediatamente a seguir.

Os valores registados no mapa 6 foram obtidos a partir do primeiro e segundo inquérito feito aos conselhos directivos e do inquérito directo, que nos permitiu comprovar e corrigir os dados inicialmente obtidos. O confronto dos mapas 7 e 8 (ver anexos) permitirá verificar que entre aquilo que foi indicado em alguns inquéritos e o que realmente encontrámos houve algumas discrepâncias significativas.

A partir do mapa 6 foi possível elaborar os quadros 5 e 6, apresentados nas páginas seguintes, que nos fornecem respectivamente a totalidade dos recursos em cada nível de ensino, o número de escolas que possuem ou não os recursos com as respectivas percentagens e o ratio relativo às salas de aula, alunos e professores por cada recurso.


[1] - Os elementos aqui referidos fazem parte de um segundo volume, que não é possível reproduzir em páginas para Internet, devido à grande dimensão dos mapas e quadros aí apresentados.

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