Henrique J. C. de Oliveira, Os Meios Audiovisuais na Escola Portuguesa, 1996.

 

Objectivos e hipótese


Objectivos

Perante o rápido panorama que acabámos de apresentar, a permanente evolução tecnológica e as potencialidades dos novos sistemas informáticos ou informatizados de tipo multimédia, em que a interactividade é factor importante no acesso ao conhecimento, e o facto de havermos constatado, nas diferentes escolas do distrito de Aveiro que contactámos, que as mesmas apresentam um considerável desfasamento tecnológico relativamente ao momento actual, pretendemos com este trabalho alcançar três objectivos:

1º - Contribuir para o levantamento da actual situação da escola portuguesa relativamente aos recursos educativos, com especial incidência naqueles que privilegiam a imagem como suporte de informação e conhecimentos;

 / 131 / 2º - Determinar em que medida as tecnologias mais actualizadas e avançadas conseguiram já penetrar no seio da escola portuguesa;

3º - Determinar até que ponto os professores estão já sensibilizados para a importância dos actuais recursos educativos e quais os que eles utilizam no processo de ensino-aprendizagem.

 

Hipótese

A partir da década de 1980, a evolução dos recursos educativos conheceu um acentuado progresso. Os sistemas de gravação/leitura de imagens e sons tornaram-se economicamente acessíveis e de fácil utilização, entrando em casa de todos nós e permitindo um apetrechamento das escolas portuguesas. A implementação do projecto MINERVA permitiu a entrada e divulgação dos meios informáticos na grande maioria das escolas a partir, pelo menos, do 2º ciclo do ensino básico. E as novas tecnologias da informação (N.T.I.) passaram a ser uma realidade conhecida de todos.

Em meados do decénio seguinte, num momento em que a escola portuguesa passou por profundas remodelações e em que assistimos ao aparecimento, com grande impacto ─ pelo menos ao nível da informação mediática ─ de novos recursos tecnológicos, cremos que as escolas do Ensino Básico do 2º e 3º Ciclo e Ensino Secundário do distrito de Aveiro se encontram apetrechadas com os recursos educativos necessários ─ quer audiovisuais, quer de natureza informática ─ e os respectivos professores os utilizam na sua prática lectiva.

Este estudo não constitui um trabalho inédito. Antes dele, outros similares foram já efectuados em dois momentos distintos. No final da década de 1970, António Moderno[1] apresentou o trabalho Para uma pedagogia audiovisual na escola portuguesa: ensinos preparatório e secundário, abrangendo a zona centro do País ─ litoral e interior. Quase dez anos depois, entre 1987/88, Bento Duarte da Silva[2], em Os recursos didácticos numa perspectiva de tecnologia educativa: estudo sobre a sua situação na rede escolar do distrito de Braga, efectuou o levantamento dos recursos educativos no distrito de Braga, abrangendo todos os níveis de ensino.


[1] - António Mendes dos Santos MODERNO ─ Para uma pedagogia audiovisual na escola portuguesa: ensinos preparatório e secundário, Tese de doutoramento, Universidade de Aveiro, 1984.

[2] - Bento Duarte da SILVA ─ Os recursos didácticos numa perspectiva de tecnologia educativa: estudo sobre a sua situação na rede escolar do distrito de Braga, Braga, Tese de mestrado apresentada à Universidade do Minho, 1989.

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